Hands-on

Assuma o volante de seu carango em Forza Motorsport 5! (XBO)

Lançado no ano passado,  Forza Horizon  foi o  spin-off  marcado pela sua jogabilidade voltada ao arcade, se aproximando de franquias como... (por Filipe Salles em 18/11/2013, via Xbox Blast)

Lançado no ano passado, Forza Horizon foi o spin-off marcado pela sua jogabilidade voltada ao arcade, se aproximando de franquias como Need for Speed. Tirando este jogo, lançado em 2012, a franquia já estava a dois anos sem uma sequência, que está pronta para aportar no Xbox One daqui a quatro dias, junto ao lançamento do console.

Por conta disso, os fãs do automobilismo virtual estão bem servidos no início da nova geração. Tanto a Sony quanto a Microsoft estão trazendo aos jogadores a próxima edição de seus principais simuladores de corrida. Enquanto o PlayStation 3 exibe a força e tradição de seu Gran Turismo 6, o Xbox One traz para o ringue Forza Motorsport 5, e é claro que a equipe do Xbox Blast não poderia deixar de jogá-lo sem trazer a vocês um acelerado hands-on!

Agora fiquei doce

No início da demonstração, foram disponibilizados cinco carangos para dar um passeio. A maioria são carros recentes lançados esse ano, junto a um Chevrolet da década de 1950 que disputava seu espaço entre a preferência dos jogadores. Mesmo que não seja fã de carros no geral, peguei uma possante Ferrari vermelha para saber o que me aguardava na pista. Mas só porque não tinha o famigerado Camaro amarelo. Juro que é por causa do Bumblebee.

Como não havia jogado os títulos anteriores da franquia e também não sou fã dos simuladores virtuais ultra realistas como os da série NASCAR, fui pego de surpresa ao ver que a visão do carro é direto da cabine do piloto, ao invés da costumeira visão de trás do veículo, comum em jogos do gênero.

O nível de detalhamento do painel do carro é impressionante, mesmo que tenha apenas utilidade estética, visto que todas as informações são exibidas na tela, da maneira que estamos acostumados. O mesmo pode ser dito dos veículos, da pista e do cenário, que exibem todo o poderio gráfico do Xbox One. Junto com Killer Instinct, Forza Motorsport 5 é um dos jogos de maior qualidade gráfica dentre as demos exibidas no estande.

Senhores, acelerem seus motores!

Tudo está bonito e perfeito, mas chegou a hora de pisar fundo no acelerador. Uma pena que o acelerador seja tão difícil de ser apertado, pois o jogo falha em transmitir a sensação de velocidade, mesmo quando se está correndo em linha reta, dando a impressão de realmente estar passeando ao invés de estar em uma disputa para ser o mais rápido.
Em compensação, a movimentação do carro está bem realista, principalmente na execução das curvas, no qual um pequeno deslize pode deixar você comendo areia do lado de fora da pista. Outro fator interessante é a sensação de realismo passada ao controle do carro, onde mesmo que não esteja usando um simulador, é possível “sentir” o peso do veículo, o que muda totalmente a percepção de como as curvas devem ser feitas.

Para ajudar os novatos, uma seta na pista ajudava-os a acompanhar o melhor posicionamento a ser feito na pista, com o objetivo de auxiliar o jogador a efetuar as curvas com maior eficiência, mas não se engane: a não ser que já seja um veterano em Forza Motorsport, é bem provável que vá parar na areia pelo menos algumas vezes.

Por fim, Forza Motorsport 5 será um jogo de corrida com alto nível de realismo, seja em seus gráficos ou em seu gameplay, sendo pouco provável que fuja do alcance dos fãs da série e do automobilismo virtual, e é bem provável que seus gráficos serão um dos mais impressionantes da line-up de títulos que serão lançados juntos ao Xbox One. E vocês? Testaram o game na BGS 2013? Compartilhe sua opinião conosco!

Revisão: José Carlos Alves
Capa: Daniel Machado

é formado em Administração de Empresas pela UNIGRANRIO, joga videogame desde os quatro anos. Nerd assumido, adora falar sobre cultura geek e videogames, o que o levaram à redação do Xbox Blast e da PlayerTwo. Está no Facebook e Twitter.

Comentários

Google
Disqus
Facebook