Professor desenvolve controle de Xbox que mede a pulsação do jogador

Modificação no controle do Xbox 360 mede a pulsação do jogador e permite, por exemplo, auxiliar os desenvolvedores a ajustar a dificuldade dos games.


Quem nunca suou frio e teve a pulsação acelerada naqueles momentos mais tensos dos jogos? É fato que os videogames mexem com as emoções e um experimento norte-americano promete comprovar de vez essa relação. O professor de engenharia elétrica da Universidade de Stanford, Gregory Kovacs, instalou em um controle de Xbox 360 alguns dispositivos para descobrir como os gamers se sentem enquanto jogam.


Para desenvolver essa pesquisa, o professor trocou as partes traseiras do controle por placas de metal que medem a pulsação do jogador na busca por informações sobre o comportamento dele em frente à tela. Esse equipamento pode ser usado, por exemplo, como um termômetro que permite regular o nível de dificuldade em cada etapa do game. Além disso, a modificação pode ser usada para fins médicos. Kovacs criou também um aparelho que detecta o aumento da temperatura da pele, o que pode alertar para um risco de ataque epilético.

O controle modificado foi apresentado na CES, em janeiro, e chamou a atenção dos gamers, entretanto ainda não há informações se o dispositivo será comercializado.

Fonte: Kotaku
Vinicius Veloso é jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Está no Facebook ou Twitter.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook