Jogamos

Análise: Agora é você e Mickey contra a bruxa Mizrabel no belo remake de Castle of Illusion starring Mickey Mouse (XBLA)

Castle of Illusion é um dos maiores clássicos produzidos pela Sega e chegou ao mercado no início dos anos 90. Projetado por Yoshio Yoshid... (por André Sellare em 06/09/2013, via Xbox Blast)

Castle of Illusion é um dos maiores clássicos produzidos pela Sega e chegou ao mercado no início dos anos 90. Projetado por Yoshio Yoshida, o game conquistou os fãs do Mega Drive, Master System e Game Gear. Seu remakeCastle of Illusion starring Mickey Mouse, é um trabalho incrível que retrata com grande fidelidade o clássico – só que, agora, com um colorido vibrante.


O game é bem curto, mas quem jogou a primeira versão sabe que a aventura do ratinho orelhudo já não era das maiores. Outro problema, que não chega a tirar o brilho desta obra, é a jogabilidade: pular com Mickey pode ser um grande desafio e, até pegar o jeito, pode incomodar um pouco.

Poderia colocar Castle of Illusion starring Mickey Mouse ao lado de DuckTales Remastered como os grandes remakes de jogos da Disney, e até como os maiores clássicos já refeitos. É uma prova concreta de que é possível pegar um grande jogo do passado, dar uma boa "embelezada" e apresentar um produto final extremamente bem feito.

Pura nostalgia

Como já foi comentado, o game fez grande sucesso nos anos 90 e conquistou até quem não era fã de Mickey Mouse. Legítimo jogo de plataforma, Castle of Illusion starring Mickey Mouse ainda mantém o estilo do passado, mas agora com toques de 3D misturado ao bom e velho 2D.
Para quem não conhece, esta é a versão clássica
No Master System, era comum chamar as três fases inicias de "Fase da Floresta", "Fase da Fábrica de Sobremesas" e "Fase da Loja de Brinquedos", e mais adiante, já no segundo andar do castelo, tínhamos a "Fase da Biblioteca" e a "Fase dos Relógios". No Mega Drive, você também pode encontrar estas fases, mas com algumas mudanças, como uma "Fase Aquática", onde nosso herói orelhudo enfrenta peixes gigantes.

No remake, temos lembranças do passado, mas não é exatamente o jogo original com tratamento em HD. A Sega recriou um clássico, mas sem deixar a origem. Isto é, agora temos cenários em 3D e uma nova mecânica de jogo, mas ainda com a preocupação em manter o espírito original. Eles reinventaram um grande título.
Enredo antigo e "matador"

Bom, mesmo que você nunca tenha jogado este clássico, pode imaginar o motivo de Mickey enfrentar tantos perigos para enfrentar uma bruxa no final. Sim, o objetivo é salvar Minnie, sequestrada pela malvada Mizrabel, que pretende roubar a beleza da ratinha. Para vencer a bruxa, Mickey deve pegar as sete pedras preciosas para vencer a bruxa e ter sua amada de volta.

Pura beleza

Castle of Illusion starring Mickey Mouse é extremamente bonito e vibrante, e conta com animações grandiosas do nosso herói e vilões – exatamente como foi feito no passado, guardando as devidas proporções envolvendo limitações técnicas da época.
Mas mesmo no passado, o ratinho já apresentava alguns trejeitos característicos dos desenhos animados, e agora não é diferente. São caretas e movimentos belos, que fazem parte de um jogo com cenários "vivos" e repletos de detalhes.

A trilha sonora também poderá conquistar os mais nostálgicos. Além da nova versão, que está bem legal, o título permite escolher a versão antiga e relembrar mais um pouco dos momentos em que você jogava no seu Mega Drive.

Comparando o Castelo antigo com o novo, agora temos uma construção grandiosa e bonita, sem contar as novas áreas para explorar e alguns mimos para decorar o ambiente, como as estátuas e outros itens.

Fácil, extremamente fácil

Apesar dos problemas com a jogabilidade, Castle of Illusion starring Mickey Mouse é um jogo bem fácil e extremamente infantil. Com pouco menos de duas horas de jogo você pode ter completado metade da aventura. Os chefes de fase são fáceis e bem previsíveis.

Aqui, temos uma tentativa de prolongar a vida útil, permitindo que você volte para qualquer fase completada para tentar melhorar o tempo ou recolher algum item que tenha ficado de lado. Em outros jogos, teríamos um multiplayer, mas nesta versão, não tem muito o que inventar.

Quando terminar a aventura, é hora de colocar o jogo de lado e procurar por outro título. 

Mickey patinador?

Não, ele não é patinador, mas parece dar algumas "patinadas" durante a trama. Tudo por conta da difícil tarefa que você terá em controlar o ratinho. Aqui encontramos o maior problema do jogo, o que é uma pena, pois pode colocar todo o resto a perder, isso se você não conseguir pegar o jeito para os saltos.

Caso você coloque Mickey um milímetro errado, não conseguirá atingir o objetivo. E acredite, não é tarefa das mais fáceis.

Para os nostálgicos, a primeira grande diferença será na hora de atacar e não os belos gráficos em HD. Se antes você tinha que acionar o botão de ataque duas vezes para atacar com o bumbum, agora é uma vez só. Mas até aí, não é um grande problema para ninguém, certo?

Vale ajudar o orelhudo na dura missão para salvar Minnie?

Calma, Minnie! Sim, vale! É uma bela obra e um dos melhores remakes que já joguei no Xbox 360. Joguei as versões para Mega Drive e Master System e posso dizer que fiquei emocionado em poder relembrar este grande clássico. A jogabilidade é um ponto negativo, e dependendo do jogador, pode ser determinante para aprovar ou não o game. Se não fosse este detalhe, seria um jogo para ganhar um 8 ou 9, pois ainda assim, é muito curto e fácil de completar. Mas como nem tudo é perfeito...

Prós

  • Belo visual
  • Remake de tirar o folego

Contras

  • Jogabilidade ruim
  • Jogo muito curto
Castle of Illusion starring Mickey Mouse - XBLA - Nota: 7
Revisão: Rodrigo Estevam
Capa: Daniel Machado

trabalha na área desde 2002, quando se tornou responsável pelos servidores de jogos do Portal Terra, assumindo posteriormente a editoria do Terra Games, e hoje escrevendo para o Xbox Blast. Amante dos jogos desde cedo, iniciou seu “namoro” com um Intellivision, passou pelo Atari, “flertou” com um MSX e hoje vive casado com um Super Nintendo. Está no Facebook.

Comentários

Google
Disqus
Facebook