Alguns spoilers podem ser encontrados nessa análise, mas nada que comprometa a diversão ou verdadeiras surpresas do jogo.
O jogador, na pele de Dante, tem a “singela” missão de passar por todos os nove círculos do Inferno para resgatar sua amada, que está nas garras do próprio Diabo. Claro que o mesmo se encontra no último círculo, esperando pelo confronto final. Até chegar lá, muitos inimigos deverão ser enfrentados, personagens históricos, como Pontius Pilate, encontrados e poderes novos adquiridos e evoluídos. Evidente que ninguém entra no Inferno com as mãos abanando, e sim com alguma arma capaz de fazer frente às medonhas bestas que lá se encontram. Dante possui duas armas letais: Death's scythe, tomada da própria “Morte”, na Batalha do Acre, ironicamente usada para matar sua ex-dona; e a Holy cross, uma cruz sagrada dada por sua amada, Beatrice, antes que Dante partisse para as “Cruzadas”.


As duas “armas” são completamente opostas, se a cruz tem poderes sagrados, a foice tem poderes profanos. De forma que a primeira pode ser usada para absolver inimigos e personagens encontrados pelo caminho; e a segunda para condenar os mesmos, destruindo de vez suas almas.



A Comédia que é Divina
“Da nossa vida, em meio da jornada, Achei-me numa selva tenebrosa, Tendo perdido a verdadeira estrada.”
Essas são as palavras que dão início a ambas as jornadas, tanto a do poema, A Divina Comédia, quanto a do jogo Dante’s Inferno.




Kratos’ Inferno

Círculos infernais
- The Gates of Hell: antes de entrar no Inferno é necessário passar por seus emblemáticos portões, com suas duras palavras, estas encontradas no poema, e parte delas ditas por Charon, o barqueiro, no jogo:
“POR MIM SE VAI À CIDADE DOLENTE,
POR MIM SE VAI À ETERNA DOR,
POR MIM SE VAI À PERDIDA GENTE.
JUSTIÇA MOVEU O MEU ALTO CRIADOR,
QUE ME FEZ COM O DIVINO PODER,
O SABER SUPREMO E O PRIMEIRO AMOR.
ANTES DE MIM COISA ALGUMA FOI CRIADA
EXCETO COISAS ETERNAS, E ETERNA EU DURO.
DEIXAI TODA ESPERANÇA, VÓS QUE ENTRAIS.”


- Limbo: Dante chega à Citadel of Limbo, através do “barqueiro” Charon. Lá residem os pagãos virtuosos, que morreram antes da vinda de Cristo, e, portanto, não podem adentrar o paraíso, mas também não merecem sofrer os castigos infernais. O chefe da fase é o King Minos, julgador dos condenados, que com uma “cheirada” sabe dizer qual o pecado da alma e enviá-la ao seu círculo correspondente.



- Lust: nesse círculo estão os pecadores da luxúria, que em vida eram comandados por seus desejos sexuais. Aqui, Lucifer, o “cagueta”, conta para Beatrice que Dante a traiu e teve relações sexuais com uma escrava. Naturalmente, esse é o melhor círculo para contar essa “façanha” do nosso anti-herói, que iria ter que fazer um verdadeiro tour pelo Inferno com tantos pecados acumulados. Os chefes são Marc Antony e, vejam só, Cleopatra, que é a melhor representante desse pecado na história.



- Gluttony: esse círculo é reservado para os que cometeram excessos com comida e bebida, que foram governados por seus apetites. E se não conseguiram se satisfazer em vida, no Inferno eles têm seus desejos negados pela eternidade. Essa é uma das fases mais nojentas do game, com um dos inimigos mais grotescos, os Gluttons, almas que se tornaram numa versão perturbadora de seu próprio pecado. O chefe da fase é Cerberus (o famoso cão de três cabeças), que no jogo tem três cabeças parecidas com de “minhocas”, mas com dentes enormes.



- Greed: nem todo dinheiro do mundo é suficiente para os que são condenados a sofrer nesse círculo. Agora são fervidos em rios de ouro. Essa é uma fase mais voltada para os puzzles, mas nada muito elaborado, nem vai dar trabalho como Braid, por exemplo. Os chefes são Pluto, Deus da riqueza, e Alighiero, o próprio pai de Dante.



- Anger: nesse, que é o “quinto dos infernos”, estão os iracundos (odiosos), que têm como punição ficarem submersos, fervendo no famoso rio Styx, ou Estige, em português. Os outros clássicos rios do Inferno, a título de curiosidade, são o Aqueronte, o Flegetonte, o Letes e o Cócito. O chefe aqui é Phlegyas, guardião do rio Styx.



- Heresy: já dentro da cidade de Dite (City of Dis), a capital do Inferno, estamos dentro do círculo aonde os hereges recebem seu castigo, de queimar no fogo eterno. Isso vale tanto para os que negaram Deus quanto para os que cultuaram falsos ídolos ou demônios. Eles são colocados em tumbas queimando ou em cruzes invertidas flamejantes. Não tem um chefe, pois o círculo se trata praticamente só de puzzles.

- Violence: esse círculo é dividido em três partes: violência contra outros, são fervidos num rio de sangue, o Phlegethon; violência contra si mesmo, onde ficam os suicidas, colocados no Wood of the Suicides, condenados à dor eterna como árvores rugosas. É aqui que está a mãe de Dante, Bella Alighieri, ou seja, o pecado tá nos genes; e violência contra Deus, onde os pecadores são postados na pior parte do Abominable Sands. O chefe desse círculo é o irmão mais novo de Beatrice e melhor amigo de Dante, Francesco.





- Fraud: é dividido em 10 valas: Panderers and Seducers; Flatters; Simony; Diviners; Grafters; Hypocrites; Thieves; Evil Counselors; Sowers of Discord; e Falsifiers. Não tem um chefe propriamente dito.

- Treachery: Dante deve enfrentar o próprio Lucifer, em sua forma aprisionada. Um demônio enorme com asas estilo morcego. Sua localização é no Lake Cocytus, um lago congelado.

Músicas do Inferno
A trilha sonora original do game foi feita por Garry Schyman, de Bioshock, e Paul Gorman, de Neverwinter Nights, e é um dos pontos fortes do jogo. Com estilo clássico e orquestrado, as músicas compostas dão o clima exato à ação e terror que acontece nas entranhas infernais.
1.Dies Irae (00:34)
2.Donasdogama Micma (01:51)
3.Beatrice Taken (02:21)
4.Dante, Casarma Treloch (02:04)
5.Above Acheron (03:29)
6.Bleeding Charon (03:05)
7.Path To Minos (02:00)
8.Minos (02:01)
9.Arphe (The Descent) 02:14
10.Philopator (01:35)
11.Storms Of Lust (01:59)
12.Whores Of Babylon (01:58)
13.The Second Circle (01:42)
14.The Harrowing (01:49)
15.Cerberus (02:05)
16.Ciacco The Pig (02:10)
17.Hall Of Gluttons (03:01)
18.Greed Minions (02:08)

20.Waster (02:09)
- CD 2:
1.Excessum Alighiero (01:53)
2.Barma Beigla Te Carma (02:06)
3.Tower At River Styx (02:21)
4.Crossing The Styx (02:29)
5.The Queen Of Hell (02:30)
6.Phlegyas Marches To Dis (01:23)
7.Phlegyas Ravages Dis (01:49)
8.lFlaming Tombs (01:04)
9.Jas Davos Cha Dante Va (02:08)

10.Abyssus Incendia (01:44)
11.Hall Of Abraham (01:00)
12.Battle With Adraman (01:42)
13.Abominable Sands (03:50)
14.Bella's Secret Revealed (01:21)
15.Limbo Prisoners (01:23)
16.Adgt Vpaah Zong (02:17)
17.Cocytus (02:03)
18.Babalon Ors (02:13)
19.The Defeat Of Lucifer (01:37)
20.Redemption (01:24)
21.Donasdogama Micma Decepto (01:05)
De volta para o Inferno
Sem um modo multiplayer e sem um gameplay marcante, após finalizar o jogo dificilmente alguém voltará a repetir a dose, o que deixa o fator replay do game quase inexistente. Talvez apenas com o intuito de fechar 100% da jogatina ou depois de um certo tempo para rever os bem desenvolvidos círculos do Inferno. Contudo, as expansões deram um novo fôlego ao jogo, mais precisamente a “Trials of St. Lucia”, em que é possível jogar com mais um personagem: Sta. Lúcia de Siracusa, uma das principais santas da Igreja Católica. Além disso, o jogador pode criar seus próprios desafios com um editor de cenários que acompanha o pacote, e existem outras novidades para conferir.

Prós
- Cenários muito bem feitos, que passam toda a angústia e desespero de um local tão inóspito como deve ser o Inferno;
- Músicas e efeitos sonoros que não deixam a desejar e ajudam ainda mais a criar um clima de terror;
- Uma boa expansão que deu novo fôlego ao jogo;
- Diversos trechos e personagens retirados do épico poema A Divina Comédia.
Contras
- Gameplay sem originalidade e pouco desafiador.
Dante’s Inferno – Xbox 360 – Nota final: 8.0
Visual: 9.0 | Som: 8.5 | Jogabilidade: 7.0 | Diversão: 8.0
Revisão: Ramon Oliveira de Souza
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