Stage Select

Revisite Blood Gulch, o cartão-postal da franquia Halo

Relembre, conheça táticas e sequências espirituais do mais famoso e mais “sangrento” mapa multiplayer de Halo

A melhor descrição que resume as partidas e confrontos que se passam em Blood Gulch é: “rápidas e mortais”. O vasto campo aberto, quase desprovido de qualquer forma de vida e rodeado por um alto e inultrapassável desfiladeiro, é o lugar ideal para partidas expressas do modo multiplayer de Halo: Combat Evolved com suporte para até 16 jogadores, além de possibilitar o uso de veículos.

Mapeando a ferida

O cenário desolado, palco de inúmeros confrontos, é bem simples, o que caracteriza sua fama competitiva. O vasto desfiladeiro, permeado por colinas e valas, conta com duas bases de equipes separadas por um grande campo aberto. Além disso, as paredes íngremes do cânion também contam com cavernas espalhadas ao longo dos muros rochosos, o que ajuda em emboscadas indiretas e estratégicas. Para agilizar o ritmo das partidas, o telhado de cada base possui um teletransportador que pode teleportar jogadores diretamente para o centro do campo.

Apesar de seu equilíbrio, o mapa ainda conta com elementos assimétricos para dar uma agitada nas partidas. O time azul tem ao seu dispor uma elevação próxima à base vermelha, ideal para snipers e jogadores de longo alcance. Enquanto isso, o time vermelho tem a vantagem do elemento surpresa com o acesso facilitado à um túnel lateral que leva facilmente a uma emboscada na base azul.

O sangramento que não estanca

A fama dos confrontos balanceados que Blood Gulch trouxe à franquia desde seus primórdios em Halo: Combat Evolved não “coagulou” no primeiro jogo. Blood Gulch teve reencarnações em quase todas as sequências da franquia, à exceção de Halo 3: ODST.
Podemos perceber isso em Coagulation, de Halo 2, que se trata de uma cópia quase direta. Já em Halo 3, Valhalla teve seu layout bastante influenciado pelo conceito de balanceamento de Blood Gulch, mas com algumas aterações fortes (como a adição de mais pontos de proteção para tropas terrestres) que mudavam bastante a mecânica simples e direta do original. Em Halo: Reach, Hemorrhage atua como um sucessor espiritual de Blood Gulch, sendo uma variante de mapa em Forge World e acessível nos modos de jogo Team Slayer, Team Objective, Multi Team, Big Team Battle, Doubles Arena e Team Arena. Além disso, Blood Gulch também foi homenageado com uma reencarnação na versão real-time strategy da série: Halo Wars.
A versão mais moderna de Blood Gulch é Hemorrhage, em Halo: Reach.

Táticas sangrentas

Mesmo sendo um mapa completamente plano e balanceado, nunca é demais ter umas dicas de combate. Confira o que você pode aproveitar ao máximo de Blood Gulch para fazer o time oponente “sangrar” até a derrota!
  • O ponto de vantagem do time azul não é o único lugar de preferência para snipers. Se você já tiver alcançado um nível de proeza excepcional com rifles de sniper, um outro ponto que oferece uma boa localização é a grande colina próxima à saída do teletransportador da equipe vermelha, no centro do mapa.
  • Não é só porque o teletransportador é do outro time que você não pode usá-lo! Na verdade, você pode até abusar dessa vantagem estacionando seu veículo próximo à saida de teleporte do inimigo. Quando você conseguir a bandeira do outro time, simplesmente se teleporte para o centro da fase e volte dirigindo para sua base!
  • Ainda no modo Capture the Flag, é recomendado que você “guarde caixão” da saída do teletransportador do time oposto, no centro da arena. Isso ajudará muito quando seu time capturar a bandeira e precisar fugir sem ser perseguido, já que impedirá o fluxo do outro time para o centro do campo.
  • Para iniciantes, é recomendado equipar um rifle sniper e uma espingarda. Isso possibilita que você elimine ameaças em pontos de preferência por snipers, mas também permite que você lide com inimigos de perto, se for o caso.
  • Uma outra estratégia relevante para snipers é utilizar o topo de ambas as bases para atirar nos inimigos. A vista de lá é perfeita e lhe garantirá um belo número de headshots até que sua posição seja revelada. Apenas tome cuidado já que, por ser bem óbvia, é um local perigoso em partidas limitadas apenas ao uso de rifles sniper.

Revisão: Jaime Ninice
Capa: André Perez Segato

Escreve para o Xbox Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook