Keiji Inafune: por que o Xbox 360 foi um fracasso no Japão?

Algumas pessoas podem ter desconhecimento de um fato que não é lá tão importante para nós ocidentais, mas que teve suas consequências para... (por Unknown em 06/04/2013, via Xbox Blast)

Algumas pessoas podem ter desconhecimento de um fato que não é lá tão importante para nós ocidentais, mas que teve suas consequências para indústria: o Xbox 360 nunca conseguiu emplacar no Japão. Apesar de ser um ótimo console, com mais de 70 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo, no Japão esse valor não chega a 2 milhões. Mesmo com altos investimentos da própria Microsoft, no início da geração o console nunca chegou a ser um sucesso de vendas na terra do sol nascente. E eventualmente a própria indústria de jogos se pergunta o porquê disso tudo. A bola da vez pra responder a essa pergunta foi Keiji Inafune, o criador de Mega Man e o homem por trás de Onimusha e Dead Rising (X360).

Em entrevista ao portal de notícias IGN, Keiji Inafune disse,
"Eu entendo que os japoneses não prefiram Xbox 360, mas se me fosse perguntado o motivo, eu não seria capaz de dizer o porquê".
"Provavelmente uma das razões é porque o PlayStation é uma marca nacional. Como japonês, acho que é natural você se sentir mais ligado ou mais próximo aos produtos locais e eu me encontro nessa situação. Quando você vê dois produtos com características semelhantes e um é de seu próprio país e o outro é estrangeiro, é fácil escolher aquele que é do seu próprio país"
"Se houvesse mais jogos exclusivos para o Xbox lá fora, as coisas poderiam ter sido diferentes, mas geralmente um título é desenvolvido para múltiplas plataformas, de modo que não é esse o caso".

A justificativa dada por Inafune é perfeitamente plausível e compreensível quando se tratando de um povo exacerbadamente nacionalista como os japoneses. O que resta agora é saber se a Microsoft vai continuar insistindo no Japão após duas gerações de fracassos e perdas financeiras ou se vai deixar de vez o mercado japonês para a Sony e a Nintendo. 

Fonte: IGN

Escreve para o Xbox Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook