Em entrevista ao portal de notícias IGN, Keiji Inafune disse,
"Eu entendo que os japoneses não prefiram Xbox 360, mas se me fosse perguntado o motivo, eu não seria capaz de dizer o porquê".
"Provavelmente uma das razões é porque o PlayStation é uma marca nacional. Como japonês, acho que é natural você se sentir mais ligado ou mais próximo aos produtos locais e eu me encontro nessa situação. Quando você vê dois produtos com características semelhantes e um é de seu próprio país e o outro é estrangeiro, é fácil escolher aquele que é do seu próprio país"
"Se houvesse mais jogos exclusivos para o Xbox lá fora, as coisas poderiam ter sido diferentes, mas geralmente um título é desenvolvido para múltiplas plataformas, de modo que não é esse o caso".
A justificativa dada por Inafune é perfeitamente plausível e compreensível quando se tratando de um povo exacerbadamente nacionalista como os japoneses. O que resta agora é saber se a Microsoft vai continuar insistindo no Japão após duas gerações de fracassos e perdas financeiras ou se vai deixar de vez o mercado japonês para a Sony e a Nintendo.
Fonte: IGN
Comentários