Jogamos

Análise: Saiba por que LEGO Marvel Super Heroes é um dos melhores jogos da aclamada franquia da TT Games (X360)

Quando falamos em HQs, a Marvel sempre é a maior referência. Contando com um elenco invejável de heróis que se tornaram ícones da cultu... (por Unknown em 24/11/2013, via Xbox Blast)


Quando falamos em HQs, a Marvel sempre é a maior referência. Contando com um elenco invejável de heróis que se tornaram ícones da cultura pop mundial, a empresa sempre investiu para que seus personagens transcendessem as histórias em quadrinhos e atingissem outras mídias como cinema e jogos de videogame. Enquanto que no cinema a empreitada vem se mostrando um sucesso, é muito raro um que um jogo baseado no universo da Marvel apresente um nível de qualidade aceitável. É claro que existem jogos excelentes, como os antigos side-scrolling dos X-Men e do Homem-Aranha ou até mesmo os um pouco mais recentes Spider-Man 2 (XB/PS2/GC) ou Marvel Ultimate Alliance (XB/PS2/GC), mas, como se pode ver, é um pouco raro o momento em que jogos assim sejam lançados. Chegando de mansinho e sem criar expectativa, temos LEGO Marvel Super Heroes, título produzido pela Traveller’s Tales em parceria com a Warner Bros. Games, que surpreendentemente é um dos melhores jogos baseados no universo Marvel dos últimos anos, mesmo que não seja perfeito.


Marvel de brinquedo

LEGO Marvel Super Heroes funciona como qualquer outro título da franquia criada pela TT Games, ou seja, espere por muito humor, um elenco gigantesco de personagens controláveis, estágios muito variados e um visual belo e carismático. O enredo, escrito exclusivamente para a aventura, é simples, mas consistente. Dr. Doom está atrás de blocos muito poderosos e capazes de destruir o planeta. Para consegui-los, o vilão se une a Loki e a outros personagens icônicos para que eles possam criar o Doom Ray of Doom, arma com poderes extremamente letais. Com a situação, caberá aos super-heróis unirem suas forças para acabar com os planos maléficos do Dr. Doom, mas para isso eles terão que enfrentar uma jornada e tanto.

O Homem-Aranha é apenas um dentre as dezenas de personagens disponíveis!
Com cerca de doze horas de duração, a aventura se passa em todos os lugares mais conhecidos do universo Marvel, desde a lindíssima Asgard, lar de Thor, até o prédio do Daily Bugly, jornal em que trabalha Peter – Homem-Aranha – Parker. Além disso, a TT Games tratou de não se esquecer de praticamente nenhum personagem dos quadrinhos, inserindo-os sabiamente ao jogo, já que cada um tem um contexto específico para aparecer e habilidades que os diferencia uns dos outros. As situações também são variadas, de perseguições a voos livres por Manhattan, você nunca se sentirá entediado ou terá a impressão de que está fazendo sempre a mesma coisa, mesmo que muitas vezes você esteja...

O velho problema dos jogos LEGO

Apresar de muito divertidos, os jogos da franquia LEGO sempre sofrem dos mesmos problemas e, com LEGO Marvel Super Heroes, isto não é diferente, mesmo que pudesse ter sido. Em primeiro lugar, o jogo é extremamente fácil e não traz, em quase nenhum momento, desafios que exijam concentração e destreza do jogador. Além disso, os quebra-cabeças encontrados durante a jornada são muito simples e são resolvidos quase sempre da mesma forma: utilize a habilidade especial do personagem que está sendo controlado e/ou monte  os blocos que estão saltitando pelo caminho.

Como em odo jogo da franquia, tudo é muito fácil e mastigado...
É claro que devemos nos lembrar que os jogos da franquia têm como seu público alvo jogadores mais jovens, mas isso não impediria a TT Games de criar modos de jogo que pudessem agradar a mais e mais jogadores. A parte irônica é que os jogos da franquia LEGO trabalham com diversas referências à cultura pop e piadas com humor nem tão simples de se entender, o que acaba se tornando uma contradição, já que um título com jogabilidade voltada para crianças possui um texto que é muito melhor apreciado por adultos. Vai entender...

... O que não deixa o jogo menos divertido!
Mesmo assim, o jogo é um dos mais polidos de toda a franquia, contando com uma variedade de ambientes e situações jamais vistas e, mesmo que não apresente grandes desafios, as incríveis referências espalhadas pela jornada e o invejável elenco de personagens deixarão qualquer fã da Marvel com os olhos na tela até o final, inclusive depois dos créditos, ou você pensou que não teria nada para assistir ali?

Salvando o mundo com estilo!

Todos sabemos que a geração atual já não é mais a do Xbox 360 desde... antes de ontem, mas isso não é necessariamente algo ruim para os donos do console de segunda geração da Microsoft. Acontece que as desenvolvedoras chegaram a um nível de proficiência enorme com o hardware do console, tendo facilidade em criar jogos com visuais lindíssimos sem que a performance seja afetada. Este é o caso do jogo da TT Games. Com um visual lindíssimo, ambientes riquíssimos em detalhes e personagens muito bem modelados, o jogo é o mais belo já lançado da franquia. Espere até o momento em que você pisar em Asgard pela primeira vez e logo entenderá do que estou falando. O senso de estética da TT Games é extremamente apurado e o jogo possui uma direção de arte incrível, que honra com facilidade todo o legado da Marvel. A trilha sonora também não fica atrás, contando com músicas temas conhecidíssimas e que farão você cantarolar enquanto não está jogando.

Asgard é um dos cenários mais impressionantes do jogo
Para completar, temos as sempre esperadas cutscenes do jogo, que como em todo título da franquia, são muito divertidas, engraçadas e bem dirigidas. Entupidas de referências, mas compreensíveis para qualquer um que as assista, as cenas conseguem atingir qualquer público que estiver jogando, mesmo que em níveis diferentes. E para completar, graficamente a qualidade das cenas é de encher os olhos e nos surpreendemos em pensar como a franquia da TT Games cresceu com os anos.

O melhor jogo da franquia LEGO?

Talvez LEGO City Undercover (Wii U) ainda seja um pouco melhor que LEGO Marvel Super Heroes, já que conta com uma ambientação completamente inusitada e um mundo aberto de proporções invejáveis, mas o novo título da TT Games também possui qualidades de fazer inveja a muito jogo que tenta se levar a sério por aí. Com um elenco extenso de personagens, um enredo original e gráficos de cair o queixo, o título é uma excelente homenagem ao legado da Marvel, que vinha tendo dificuldades em emplacar títulos de qualidade na indústria dos videogames e merece ser jogado por qualquer fã de histórias em quadrinhos, LEGO ou jogos de aventura.

Prós

  • Extenso elenco de personagens;
  • Grande variedade de ambientes;
  • Uma belíssima homenagem ao universo Marvel;
  • Enredo original;
  • Gráficos belíssimos.

Contras

  • Quebra-cabeças previsíveis;
  • Fácil demais;
  • Jogabilidade simplificada demais.


LEGO Marvel Super Heroes – Xbox 360 – Nota – 8.0
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Vitor Nascimento 


Escreve para o Xbox Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook