Perfil

Conheça Cortana, a fiel companheira holográfica de Master Chief em Halo!

Musa exclusiva dos consoles da Microsoft, a inteligência artificial chamada Cortana é a fiel companheira de Master Chief em suas missões... (por Filipe Salles em 14/11/2013, via Xbox Blast)

Musa exclusiva dos consoles da Microsoft, a inteligência artificial chamada Cortana é a fiel companheira de Master Chief em suas missões, e, por algumas vezes, executando proezas de proporções épicas, que nem mesmo o protagonista de Halo é capaz de equiparar-se. Um dos poucos exemplares de IA construídos a partir da clonagem de um cérebro humano, Cortana talvez seja o construto mais avançado da galáxia. Além de arrancar suspiros dos jogadores.

Presente desde o primeiro título da franquia, a personagem passou por diversas mudanças estéticas a cada episódio. Programada para invadir sistemas e elaborar planos táticos para os Spartans, Cortana expande suas habilidades para muito além, tornando-se um dos recursos mais importantes para a UNSC, apesar de sua lealdade pertencer apenas a Master Chief.
Obs: A partir deste ponto, spoilers da história de Halo serão contados. Continue por sua conta e risco!

Cortana, a mulher, o holograma, a lenda

A inteligência artificial mais famosa dos consoles da marca Xbox foi criada a partir de um clone do cérebro da Dra. Catherine Elizabeth Halsey, o único sobrevivente de uma “fornada” de vinte. Por conta disso, Cortana divide os mesmos pensamentos, opiniões e até mesmo os valores da cientista usada como base. Tanto que escolheu Master Chief por conta de sua compatibilidade neural com ele.

Junto a John-117, a inteligência artificial pode ser considerada uma veterana de guerra e, entre seus feitos heroicos, podemos destacar a descoberta do real propósito dos anéis de Halo no primeiro jogo. Outra das conquistas de Cortana é a assimilação da linguagem e o aprendizado da tecnologia Covenant, permitindo a ela invadir sistemas tecnológicos de cidades inteiras ou assumir o controle de grandes espaçonaves da raça alienígena.

Cortana, manjando dos paranauês de tecnologia desde 2001
A lealdade que a personagem tem com Master Chief foi colocada à teste quando ela foi capturada por Gravemind, sendo submetida a torturas constantes e, mesmo assim, resistindo fortemente apenas com a promessa de que ele retornaria para salvá-la. Durante o tempo que esteve cativa, ela conseguiu mandar uma mensagem, alertando o personagem do perigo iminente.

Seu último grande ato heroico, ao final do quarto episódio da franquia, foi conseguir o que era considerado impossível: tocar o herói, algo que sempre quis fazer. Isso ocorreu em seus momentos finais, quando projetou um holograma com seus últimos recursos após salvar a vida de Master Chief, que fica arrasado com a morte de sua parceira.

Muito mais que um holograma bonito

Como uma smart AI, Cortana tem a capacidade de aprender e assimilar linguagens e programas por conta própria, tornando-a muito mais que um sistema para hackear sistemas de segurança. Ela demonstra habilidade em assumir o controle de espaçonaves, bolar planos de complexidade superior do que um cérebro humano seria capaz de pensar e até mesmo produzir clones com capacidade pouco inferior, mas ainda assim valiosos para os Spartans.

A aparência de Cortana também foi baseada na aparência da Dra. Halsey, quando a mesma era mais jovem. A inteligência artificial de Halo é uma das personagens que mais sofreu mudanças a cada edição do jogo. Em Halo: Combat Evolved, seu “corpo” era de cor púrpura e sua aparência ainda aparentava a de uma máquina. Em Halo 2, um diferente tom da cor foi aplicado, o cabelo ficou mais longo e seu corpo tomou formas mais definidas. A evolução continua nas edições posteriores, tornando a personagem ainda mais humana, porém trocando o tom púrpura pelo azul.

Por onde andou Cortana

Dado o seu papel primordial na série, a personagem marcou presença em todos os jogos, séries e obras da franquia. A única vez que não apareceu, porém foi mencionada, foi no livro Halo: Glasslands, cujo enredo se passa após os acontecimentos de Halo 3.
Para encerrarmos, uma curiosidade: você sabia que a dubladora de Cortana, Jen Taylor, já trabalhou em diversos games, inclusive dublando a princesa Peach? Além dela, a dubladora também encarnou Zoey de Left for Dead. Pois é, parece que nosso holograma favorito já deu seus passeios pelo Mushroom Kingdom e também já encarou hordas de zumbis.

Revisão: Catarine Aurora
Capa: Leonardo Correia

é formado em Administração de Empresas pela UNIGRANRIO, joga videogame desde os quatro anos. Nerd assumido, adora falar sobre cultura geek e videogames, o que o levaram à redação do Xbox Blast e da PlayerTwo. Está no Facebook e Twitter.

Comentários

Google
Disqus
Facebook