Blast Test

Halo Wars 2: Blitz (XBO/PC) mescla estratégia, MOBA e card game

Novo modo de jogo de Halo Wars 2 traz uma maneira diferente e divertida de jogar games de estratégia.

O primeiro Halo Wars (X360/XBO/PC), da Ensemble Studios e publicado em 2009, foi um clássico jogo de estratégia em tempo real. Trazendo os elementos indispensáveis do gênero, como a própria batalha em tempo real — não em turnos, como ocorre com os jogos de estratégias tradicionais — e o controle de exércitos e unidades militares para conquistar novas áreas do mapa. Porém, Halo Wars 2 (XBO/PC), da 343 Industries, promete mudar isso com o modo de jogo Blitz.

O beta fechado para Xbox One e Windows 10 mostra uma prévia do modo de jogo intitulado Blitz, presente em Halo Wars 2. O novo título da franquia Halo se passa em 2559 e conta a história do retorno da tripulação humana do United Nations Space Command (UNSC) a bordo da nave de guerra Spirit of Fire. O jogo também terá o acréscimo de uma nova facção alien, a Banished, que substitui a conhecida aliança Covenant.


No modo Blitz, o game mescla mecânicas e características dos gêneros: estratégia em tempo real, MOBA e card game. Como o antecessor, podemos escolher com qual facção jogar: Spartans ou a nova Banished. Escolhido seu exército e líder, seguimos paras os três formatos de jogo em Blitz: Duel, Standard e Brawl.

Duel, como o próprio nome sugere, é um duelo entre dois exércitos: o seu e o rival. O formato Standard traz o clássico dois contra dois, numa batalha entre quatro exércitos. E Brawl é a caótica guerra entre seis exércitos, três equipes de cada lado. Além destes formatos, o jogador tem a opção de jogar um tutorial e enfrentar o próprio computador antes de entrar nas batalhas contra outros jogadores.


A arte do jogo está belíssima. Muito bem trabalhada, detalhista e com texturas corretas, o beta entrega um material excepcional para uma prévia de modo de jogo. Além disso, as ilustrações dos personagens e cards do modo Blitz estão espetaculares, trazendo uma arte de pintura digital realista primorosa e caprichada em detalhes, cores e posições de sombras.

A trilha sonora também é um destaque positivo do game. Assim que ligamos o console em Halo Wars 2: Blitz sentimos toda a emoção e adrenalina da trilha impactante de Gordy Haab, Finishing Move e Paul Lipson, fazendo uma introdução marcante e que já nos deixa ansiosos para o jogo. As músicas respeitam o estilo da saga Halo e fazem jus ao gênero do jogo.


O gameplay de estratégia em tempo real continua sendo baseado no fato de que o gamer tem de gerenciar seus exércitos para buscar melhores posições de ataque, possíveis rotas de fuga, modos de capturar os itens de energia e como curar sua equipe. A novidade está no acréscimo de mecânicas e características do MOBA e o card game durante a jogatina.

As funções de um MOBA se encontram presentes principalmente na forma de disposição e objetivo dos exércitos: derrotar a base inimiga, sem que haja preocupação com coleta de itens ou recursos para manutenção e upgrade da base. Da mesma forma, o card game foi incorporado de maneira inteligente e divertida, em que os cards oferecem armas, equipamentos, soldados, veículos de batalha e poderes especiais enquanto avançamos pelo território inimigo.


Sinceramente, havia ficado desconfiada da proposta do modo Blitz de unir estratégia em tempo real, MOBA e card game em um único gameplay. Pois, como sabemos, quando queremos fazer várias coisas ao mesmo tempo, acabamos não fazendo nada direito. Porém, a 343 Industries trouxe uma inovação que deu muito certo para Halo Wars e, se o jogo completo tiver toda qualidade técnica e estética do que foi visto em Blitz, Halo Wars 2 será um sucesso entre os fãs da Microsoft.

Revisão: Arthur Maia

Escreve para o Xbox Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook