Virtua Tennis, como dito, sempre foi mais voltado ao estilo arcade, ainda mais se comparado com o seu concorrente direto, Top Spin. Nessa nova versão não foi diferente, e o estilo foi mantido; contudo, um pouco menos do que antes, ao menos quanto à movimentação, que agora está menos solta, dá para sentir o jogador mais pesado, mais real. Da mesma forma, a reação dos personagens precisa de um tempo entre um golpe e outro.
Para manter o estilo arcade, até um golpe especial está disponível. Basta, para tanto, encher uma barra de energia e então apertar um botão, desferindo a pancada. Mas não espere nada exagerado e indefensável, pois se trata apenas de um golpe mais forte, que pode muito bem ser devolvido sem maiores dificuldades, desde que se perceba a sua direção.
Os controles têm boa reação, e o jogo traz uma boa progressão na dificuldade. Também os oponentes têm as suas características únicas, o que significa que cada jogador precisa de uma estratégia própria para ser batido. Se enfrentar o Fernando González, por exemplo, pode se preparar para um Forehand (golpe de direita aplicado pelo destro) bem aplicado e potente, e é uma boa pedida explorar o Backhand (golpes de esquerda do destro) do chileno; já ao enfrentar o ex-número 1 do mundo, Jim Courier, que tem golpes muito potentes de ambos os lados, pode se preparar para correr e antecipar bem, pois ele não dá sossego do fundo da quadra.
As texturas são boas, mas poderiam ser melhores e os serrilhados podem ser encontrados no game. Os movimentos dos jogadores estão menos comuns, um pouco mais individualizados em relação ao estilo de cada um, mas ainda assim são bem genéricos. O som também é bem genérico e não tem muita variedade.
Jogadores profissionais
Vinte e dois jogadores profissionais, entre homens e mulheres, foram disponibilizados para essa nova versão. Apenas o PlayStation 3 recebeu três personagens exclusivos, que não aparecem nas versões para Xbox 360 e Nintendo Wii. Todos são ex-jogadores e estão ao final da lista abaixo. É uma quantidade apenas um pouco menor do que os 25 de seu concorrente direto, Top Spin 4. Vejamos a lista:
- Roger Federer
- Rafael Nadal
- Novak Djokovic
- Andy Murray
- Andy Roddick
- Gaël Monfils
- Juan Martín del Potro
- Fernando González
- Tommy Haas
- Philipp Kohlschreiber
- Andreas Seppi
- Jim Courier
- Venus Williams
- Ana Ivanović
- Caroline Wozniacki
- Svetlana Kuznetsova
- Maria Sharapova
- Anna Chakvetadze
- Laura Robson
- Boris Becker (exclusivo PS3)
- Stefan Edberg (exclusivo PS3)
- Patrick Rafter (exclusivo PS3)
Modos do jogo
- WORLD TOUR: é o famoso modo de carreira, no qual é possível criar um personagem customizável, e existem opções suficientes para alterar o rosto, físico, tipo de Backhand, Forehand e serviço. É uma jornada de quatro temporadas para vencer os quatro maiores torneios do mundo, na Austrália, França, Inglaterra e Estados Unidos. Para tanto, é importante aumentar o seu nível através de resultados de jogos, minigames, relacionamento com os fãs e atividades voluntárias, pois tudo isso afeta nas taxas do personagem. A forma da jornada do ponto de partida ao torneio final é de uma espécie de tabuleiro do mapa mundial, em que não se pode escolher para onde se quer ir exatamente. As opções são predefinidas, pode ser que apenas dois, três e quatro passos sejam possíveis, mas não dar apenas um passo, por exemplo. Outro problema é não poder voltar, só se pode andar para frente e também não é possível repetir os minigames. Estes, por sinal, não são tão divertidos e logo se tornam chatos, pois se repetem ao longo da jornada, apenas aumentando a dificuldade conforme o nível do seu personagem melhora.
[youtube width="448" height="252"]http://www.youtube.com/watch?v=U_5HAhY9QtQ[/youtube]
Trailer do Modo World Tour
- ARCADE: essa é uma opção mais rápida e interessante, na qual é possível escolher um dos jogadores profissionais disponíveis, ou dois, caso vá participar em duplas. Os quatro dos maiores campeonatos são jogados em sequência, bastando vencer apenas um jogo para levar o troféu em cada um deles.
- EXHIBITION: essa é uma opção que nunca falta, e nem pode, na qual você pode chamar até 3 amigos para jogarem entre si.
- PRACTICE: é o tutorial, mas não ensina tanto assim. Apenas algumas dicas são dadas e o resto é praticar. Essa é mesmo a melhor forma no caso de Virtua Tennis 4, pois os controles são muitos simples e qualquer um consegue dominar o básico com apenas um pouco de prática.
- PARTY: são alguns minigames disponíveis para quando o jogador cansar de jogar tênis e quiser algo ainda mais casual. Pode ser jogado sozinho ou com até mais três pessoas.
[youtube width="448" height="252"]http://www.youtube.com/watch?v=0M2HESqPNUI[/youtube]
Pinos de boliche
- MOTION PLAY: esse é o famoso modo em que se pode jogar em primeira pessoa, fazendo uso do Kinect.
- Xbox LIVE: é o modo online. É bem simples e casual. Nele, é possível jogar contra outras pessoas ao redor do mundo e existe um sistema de ranking que conta as vitórias. Infelizmente, não existe uma opção mais elaborada, do tipo modo carreira ou mesmo nos moldes de um torneio. O que é mesmo uma pena, pois seria muito divertido poder criar seu próprio torneio e convidar os amigos para participar. Algo como XboxBlast Blast Open seria uma boa pedida para um novo Grand Slam.
- MY CLUB: é onde o jogador pode checar o seu progresso e mudar os ajustes do seu kit.
Um pequeno passo para frente
Virtua Tennis 4 trouxe um avanço ao usar o Kinect para jogar com visão em primeira pessoa, o que muitos jogadores já desejavam há algum tempo, até para ter aquele sentimento de que se está dentro de uma quadra de verdade. Mas a novidade deu a impressão de ser uma versão beta, com muito a melhorar ainda, como a movimentação que não pode ser feita pelo jogador - o próprio jogo se encarrega disso -, a quantidade de golpes também é limitada, se limitando ao top spin e slice, e uma bola alta chata de responder. Isto é outra desvantagem, pois é difícil pegar o tempo da bola em algumas situações, como a própria bola alta. Mas é até bem divertido e, seja como for, foi um bom primeiro passo (para frente).
Enquanto isso
Todos já estão familiarizados com a nossa coluna "Enquanto isso", que trata das outras plataformas que não são da própria Microsoft. Da mesma forma, esse tópico pretende tratar do jogo Virtua Tennis 4 nos outros dois consoles (PlayStation 3 e Nintendo Wii) em comparação com a versão do Xbox 360.
É praticamente o mesmo jogo em todas as plataformas, não trazendo diferenças além dos controles e poderio gráfico. Com quem está a vantagem? Depende do gosto de cada um, mas, certamente, não é a versão do Wii. O que acontece é que os concorrentes já se utilizam normalmente de controles que não os de movimento, e o Wii Remote, nesse aspecto, só serve como quebra-galho. Se ainda existisse a opção de usar os controles de GameCube ou Classic Controller, essa diferença diminuiria bastante.
A comparação gráfica, como é o mesmo jogo, não poderia ter um resultado diferente, nos consoles com mais potência, também tem melhores gráficos e som.
Agora, a grande comparação está na utilização do modo Motion Play, que permite que cada console, finalmente, utilize seus controladores de movimento. E o resultado é bem parecido para os três, não havendo uma resposta claramente melhor para qualquer um. Tanto o Kinect, do Xbox 360, quanto o PS Move, do PS3, e o Wii Remote têm respostas muito parecidas. Mas, vale lembrar, o uso do Wii Motion Plus se faz necessário ou então fica quase impossível jogar. A diferença está mais no uso do Kinect, pois o Wii e o PS3 usam uma tecnologia parecida. Não usar um “bastão” pra servir de raquete ainda é um pouco estranho, pois usar apenas as mãos para rebater as bolas dá uma impressão que se está tentando matar mosquitos (!). Eis o trailer do Virtua Tennis 4 com o uso do Kinect:
[youtube width="448" height="252"]http://www.youtube.com/watch?v=68WDXsM834c[/youtube]
Trailer do Motion Play do Kinect
Prós
- Motion Play: esse modo é inovador, ao trazer a jogabilidade em primeira pessoa, e divertido, pois a sensação é diferente e instigante;
- Arcade: os jogadores casuais, que não são poucos, vão gostar do estilo menos realístico.
Contras
- Modo online: muito básico, apenas conta um ranking de vitórias. Não traz a opção de um modo carreira ou de um torneio online – adeus XboxBlast Blast Open.
- Som: genéricos e pouco variados.
Virtua Tennis 4 – Xbox 360 – Nota Final: 6.5
Visual: 7.0 | Som: 6.0 | Jogabilidade: 7.0 | Diversão: 6.0
Revisão: Ramon Oliveira de Souza
Comentários