Em seus dias de glória no Nintendo
Blast, a coluna GameDev despertou a curiosidade dos leitores pelo fantástico
mundo dos game designers,
ensinando-lhes conceitos de planejamento, criação e, principalmente,
desenvolvimento de jogos. Agora, aqui no Xbox Blast, a coluna ressurge num reboot das
publicações antigas – completamente revisadas e atualizadas – com novos temas, mais completos, técnicos e aprofundados. Se você é um curioso, se interessa
pelo tema ou é simplesmente um sonhador que um dia deseja trabalhar com jogos,
continue lendo!
É aí que surge o sonho. Quem nunca pensou em levar essa
“vida boa” que atire a primeira pedra. Até hoje ainda lembro-me da época do
primeiro console, época em que sonhava em trabalhar fazendo algo tão divertido
quanto os melhores jogos de plataforma e luta que existiam. Achava tudo muito
legal, bonito e divertido, então porque não ganhar dinheiro com isso, certo?
Acredito que muita gente já tenha tido esse pensamento e que
alguns (na realidade muito poucos) estejam ganhando a vida dessa forma. A
grande maioria desiste do sonho ao se deparar com a pergunta: por onde devo
começar? Na realidade essa é uma pergunta difícil de ser respondida, até mesmo
porque muitos pensam que poderão desenvolver um jogo como Gears of War,
Assassin’s Creed, ou Forza do dia para a noite. Tal pensamento é tão comum
quanto errado e surge principalmente para quem não conhece a área ou acha que
fazer um jogo é apenas clicar e arrastar sprites
dentro de uma tela e controlá-los com um controle ou teclado. A realidade é
muito mais complexa, exigindo planejamento, produção gráfica elaboradíssima,
várias linhas de código computacional, cálculos para localização dos
personagens e para a física do jogo (só para enumerar).
A coluna
Dentro desse contexto é que surge a coluna GameDev, que
tratará de assuntos específicos da indústria dos vídeogames, mas de um prisma
diferente: ao invés da visão comum de consumidor/gamer, passaremos a ver um
pouco o lado do profissional da área! A cada nova matéria, traremos para você,
leitor, um pouco da realidade daqueles que fazem aquilo que você joga, do que
lhe diverte, tudo de maneira simples e acessível à todos.
Mostraremos como funciona a produção de um jogo, o que rola nos bastidores, os tipos de profissionais que estão por trás dessas verdadeiras obras de arte que jogamos hoje em dia e o que cada um deles faz. Como é o processo do desenvolvimento de um jogo, desde a concepção da ideia, passando pela pré-produção, produção e ciclo de vida. E, a melhor parte de todas, vamos fazer nosso primeiro jogo para computador!
Para chegarmos até a fase de desenvolvermos nosso primeiro jogo, indicaremos tutoriais e e-books que poderão ser utilizados como material de apoio à introdução a programação e à linguagem de programação que utilizaremos nos exemplos – no nosso caso C# com XNA. Por falar em exemplos, todos eles serão detalhados e explicados da maneira mais simples possível, para que aqueles que não são familiarizados com o assunto tenham a chance de compreender o que está sendo feito. No entanto, é importante ressaltar que o nível de compreensão depende muito mais do esforço e interesse de cada um do que das palavras deste autor.
O nosso objetivo não é formar pessoas completamente capazes de desenvolver um jogo fenomenal, digno de indústria, mas tirar as principais dúvidas e iniciar aqueles que têm interesse e desejam seguir carreira nessa área, que convenhamos, é muito interessante! Portanto, vão se preparando! Teremos muito assunto a tratar e muito trabalho a fazer. Não deixe de acompanhar!
Confira a 2ª edição da coluna GameDev
Mostraremos como funciona a produção de um jogo, o que rola nos bastidores, os tipos de profissionais que estão por trás dessas verdadeiras obras de arte que jogamos hoje em dia e o que cada um deles faz. Como é o processo do desenvolvimento de um jogo, desde a concepção da ideia, passando pela pré-produção, produção e ciclo de vida. E, a melhor parte de todas, vamos fazer nosso primeiro jogo para computador!
Para chegarmos até a fase de desenvolvermos nosso primeiro jogo, indicaremos tutoriais e e-books que poderão ser utilizados como material de apoio à introdução a programação e à linguagem de programação que utilizaremos nos exemplos – no nosso caso C# com XNA. Por falar em exemplos, todos eles serão detalhados e explicados da maneira mais simples possível, para que aqueles que não são familiarizados com o assunto tenham a chance de compreender o que está sendo feito. No entanto, é importante ressaltar que o nível de compreensão depende muito mais do esforço e interesse de cada um do que das palavras deste autor.
O nosso objetivo não é formar pessoas completamente capazes de desenvolver um jogo fenomenal, digno de indústria, mas tirar as principais dúvidas e iniciar aqueles que têm interesse e desejam seguir carreira nessa área, que convenhamos, é muito interessante! Portanto, vão se preparando! Teremos muito assunto a tratar e muito trabalho a fazer. Não deixe de acompanhar!
Confira a 2ª edição da coluna GameDev
Revisão: José Carlos Batista
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