Protagonizado pelo lendário Big Boss, o jogo explorará uma vertente diferente da dos anteriores: não será linear. Apesar de possuir uma linha histórica principal, Ground Zeroes também virá com missões secundárias e dará liberdade ao jogador para decidir como ele realizará cada um dos objetivos.
Uma missão de resgate maior do que aparenta
Ground Zeroes se passará na década de 70, mais precisamente em 1975. Enquanto a guerra do Vietnã se encerra e as tensões são acalmadas, um pequeno grupo militar que não representa nenhuma nação se instala no Caribe, liderados por um misterioso homem chamado Snake.Algum tempo depois, com o crescimento do grupo, surge a suspeita de que o exército sem nação estava em posse de armas nucleares e uma inspeção é acionada na ilha. Ao mesmo tempo, uma espiã do grupo é aprisionada em uma base naval situada em Cuba, longe dos olhos e da lei. Um voluntário se disponibiliza para resgatar a espiã, mas algo dá errado e o rapaz também é capturado, mas não sem deixar de enviar um pedido de socorro à base.
Com isso, a própria lenda embarca em uma missão de resgate, mas é claro que muitos outros eventos acontecerão e esse não será apenas um simples resgate.
Não é apenas uma missão de resgate, mas também não vai demorar muito
Conforme divulgado recentemente, a campanha principal de Ground Zeroes poderá levar apenas duas horas para ser concluída. Em defesa das críticas que o estúdio vem recebendo, o próprio Kojima defendeu que a curta duração não significará um trabalho de menor qualidade. Além disso, esclareceu que o título não será linear, contando com missões secundárias e a possibilidade de comparar sua pontuação online.Outro ponto para justificar a curta duração de Ground Zeroes é o seu preço, que será menor se comparado aos lançamentos, custando cerca de vinte a quarenta dólares. O valor oficial tanto aqui quanto na terra do Tio Sam ainda não foi divulgado.
Metal Gear Solid com um toque de versatilidade
O que pode ser a melhor parte de Ground Zeroes é sua jogabilidade, que permite encarar cada missão da maneira que preferir. Dentre estas particularidades, podemos citar a compensação de tiro, necessária dependendo do alcance e da distância entre o protagonista e sua vítima. Esta necessidade de compensação vem do efeito de queda, que ocorre durante a trajetória do projétil até o seu alvo.Para facilitar a vida do jogador, o título vem com o chamado Reflex Mode, ativado quando um inimigo o detecta. Esse modo faz com que seus oponentes entrem em câmera lenta por alguns segundos. Por mais que Big Boss seja uma lenda e tal efeito até seja justificável, acredito que tal efeito possa tornar as missões mais fáceis de serem concluídas.
O ponto mais interessante é a possibilidade de encerrar sua missão de várias maneiras. Em uma das demonstrações em vídeo do jogo, podemos ver o protagonista chamar um helicóptero para resgatá-lo e designar a área onde o veículo deverá pousar, inclusive indicando o risco dele ficar nesta área. Isso significa que sua carona pode ser abatida, obrigando-o a procurar uma outra saída.
Um pequeno passo para um grande salto
Metal Gear Solid V: Ground Zeroes será um prólogo para The Phantom Pain e talvez a despedida da geração atual. Por conta disso, é possível que não seja dessa vez que realmente veremos um Metal Gear da nova geração, mas um título melhor designado para o Xbox 360 e PS3. Até o dia 18 de Março, só nos resta aguardar e discutir se teremos uma experiência digna da franquia ou algo totalmente diferente, como foi com Metal Gear Rising: Revengeance (X360/PS3). Por isso, não deixe de comentar!Metal Gear Solid V: Ground Zeroes - Xbox 360Desenvolvimento: Kojima ProductionsGênero: Espionagem/AçãoLançamento: 18 de Março de 2014Expectativa: 3 / 5
Revisão: Marcos Silveira
Capa: Leonardo Correia
Comentários