Paixão pelos computadores
Nascido em 21 de janeiro de 1953 na cidade de Seattle, Estado de Washington, nos EUA, Paul Allen cursou o ensino médio na Lakeside School, onde conheceu seu amigo de longa data, Bill Gates. A dupla de adolescentes era apaixonada por computadores desde cedo e estudavam programação juntos durante e após as aulas, usando laboratórios de informática de universidades públicas.Mais tarde, a dupla tomou caminhos diferentes com a entrada na universidade. Paul Allen foi aceito na Washington State University, mas dois anos depois abandonou o curso para trabalhar como programador no conglomerado multinacional estadunidense Honeywell.
Trabalhando com o que amava, Paul Allen exercia seu ofício numa filial da Honeywell, que era próxima a Harvard University, onde Bill Gates estudava. Ao reencontrar o melhor amigo, Allen o convenceu a largar a universidade e se juntar a ele para criar a Microsoft.
As bases da Microsoft
Antes mesmo de criarem a Microsoft, Paul Allen e Bill Gates fundaram sua primeira empresa juntos em 1972, a companhia chamada Traf-O-Data, cujo trabalho era oferecer rastreamento e análise de dados de trânsito.Três anos depois foram lançados um dos primeiros computadores pessoais do mundo, o Altair 8800, da Micro Instrumentation and Telemetry Systems's (MITS). A invenção inspirou Allen a pensar em um programa que interpretasse o dispositivo, assim a dupla criou o sistema Altair BASIC, precursor do sistema operacional Windows, criado posteriormente.
Com o conhecimento e habilidade necessárias, em 4 de abril de 1975, Paul Allen e Bill Gates fundaram oficialmente a Microsoft. Multinacional de tecnologia cujo nome foi criado por Allen, uma junção das palavras "micro computer" e "software": Microsoft.
Uma vida devotada a ciência e tecnologia
Além de ser um dos fundadores da gigante Microsoft, Paul Allen realizou diversos outros trabalhos científicos, educacionais, culturais e filantrópicos. O magnata lançou um álbum de rock em 2013, intitulado Everywhere at Once; fundou o Allen Institute for Brain Science em 2003 e o Allen Institute for Artificial Intelligence em 2014.O executivo também apoiou centenas de causas sociais, ambientais e culturais como: Museum of Pop Culture, STARTUP Gallery, Flying Heritage Collection e o Living Computer: Museum + Labs, bem como fez centenas de doações a academias educacionais. A obra de vida de Paul Allen mudou o mundo e somos gratos as suas contribuições inestimáveis para o avanço da cultura aliada a ciência e tecnologia.
Revisão: Diogo Mendes
Comentários