Lançamento ascendente
Em cada “andar”, o personagem escolhido (ou os dois, no eficiente modo cooperativo) precisa explorar até encontrar o elevador, coletando presentes (que guardam itens) e escapando de inimigos pouco usuais, que vão de diabinhos a hamsters dentro de bolas. E o cenário pode guardar muitos segredos, ainda mais se o jogador escolher o modo de geração aleatória de fases. Embalando os passos demorados dos personagens, uma trilha sonora inspirada no funk americano. Atenção, eu disse funk “americano”, por favor não espere encontrar a poesia de uma Valesca Popozuda dentro deste cartucho de 8 mbs.
Um jogo como ToeJam & Earl é bem diferente, e nasceu em um contexto no qual a Sega estava atrás de novos mascotes e ideias. O jogo emplacou muito graças às vendas natalinas de Sonic, mas, ao contrário do ouriço, ToeJam & Earl ficaram somente com a fama de Cult.Uma sequência apareceu em 1993 chamada ToeJam & Earl in Panic on Funkotron, mas ela abandonou o estilo de exploração e investiu no gênero plataforma em 2D, que na época era tão famoso quanto um FPS hoje. Quase dez anos depois, em 2002, a Sega lançou ToeJam & Earl III: Mission to Earth para Xbox, mas o jogo é uma tristeza, mesmo trazendo de volta os elementos do primeiro jogo.
Relançamento em queda livre
Como já dito, ToeJam & Earl foi um sucesso Cult na época, e hoje muitos lembram com carinho dos personagens e desejam o retorno. Talvez para testar este público, a Sega relançou um pacote com os dois jogos de Mega Drive para a PSN e Xbox 360, e o resultado não foi dos mais animadores.
Por mais que seu "nostalgismo" negue, ToeJam & Earl envelheceu muito mal. Os gráficos estão abaixo do que se esperava dos primeiros games de Mega Drive, e a tão elogiada música agora soa repetitiva, com poucos instrumentos e composta por batidas pouco inspiradas.
O relançamento para consoles de nova geração funciona apenas para os que tiveram muita diversão com a versão original do jogo, e olhe lá. No caso de ser um jogador novato, apenas curioso com a comoção por trás de ToeJam & Earl, a recomendação é que passe longe deste pacote, que parece mais velho ainda quando aqueles pixels entram em contraste com o fundo de tela em alta definição (aquele que preenche as laterais de uma TV widescreen quando o jogo roda em 4:3).
No fim, ToeJam & Earl é um jogo criativo para a época, mas que envelheceu o bastante para não ser atraente para novos jogadores hoje. Os personagens são lentos demais, o visual dos protagonistas não passa carisma para o jogador (ao contrário dos inimigos, que continuam muito legais) e os controles são bem pouco intuitivos. Talvez esse seja o tipo de jogo que é melhor ficar na sua memória afetiva, e não na memória do seu Xbox 360.
Revisão: Mateus Pampolha
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