Zelda’s Lullaby (The Legend of Zelda)
Ouvi essa clássica e bela canção da série Zelda pela primeira vez enquanto jogava Skyward Sword. Outras versões dela já eram bastante conhecidas pelos fãs de Link, como a que se ouve em Ocarina of Time. Infelizmente não pude apreciar essa música mais cedo, pois somente mais tarde jogaria um dos mais épicos jogos da Big N. Sendo assim, pude ser contemplado por essa bela canção em um dos momentos mais tensos da jornada de Link para resgatar Zelda e livrar o mundo do mal.
A música toca em diversos momentos de Skyward Sword, mas é no instante em que Zelda explica toda a história sobre a deusa Hylia, o demônio Demise e o guerreiro lendário que a canção atinge o seu ápice. A melodia transmite de uma forma perfeita o sentimento de pesar e frustração por saber que batalhas cruéis e mortais estão por vir, ao mesmo tempo em que passa uma sensação de otimismo em relação a toda essa jornada incrível que parece não ter fim. Realmente é uma passagem única na série Zelda e na minha vida pelos jogos eletrônicos.
Luís Antônio Costa – Redator do Nintendo Blast
Burn My Dread (Persona 3)
O Persona 3 foi o jogo que me iniciou/viciou na franquia. No momento em que você começa a jogar o game, demora pelo menos de 15 a 20 minutos para você se sentir preso. Para mim, assistir a apresentação foi o suficiente para me deixar intrigado com o jogo. O seu ar de mistério e tensão consegue ser passado logo de cara. A trilha sonora inteira é brilhante e vai ficar na sua cabeça até mesmo depois de você terminar o jogo.
Silvio Carréra - Redator do Xbox Blast
Bombing Mission (Final Fantasy VII)
A narrativa nos jogos sofreu um grande avanço com as CGI. Vi Final Fantasy VII pela primeira vez em uma locadora, logo na cutscene em que Cloud & Cia estão fugindo em veículos de Midgar. 'Queixo caído' seria o melhor termo para me descrever naquele momento. Entrei na fila para poder experimentar o jogo e, logo após de dar New Game, vejo uma cena épica. Universo, uma garota de olhos verdes, uma cidade, e então um zoom out revela todo um complexo industrial. Acompanhando tudo isso, uma música cresce em escala junto com o que é mostrado na tela. Mas a melodia possui um elemento estranho, um som que faz alusão a mecanismos a vapor.
Vitor Navarrete- Redator do Playstation Blast
Baba Yetu (Civilization IV)
Sempre achei uma tarefa ingrata escolher "o melhor" ou "o favorito" de alguma categoria. Eu adoro jogos, e adoro trilhas sonoras, então decidir apenas uma para citar não é fácil. Mas, neste caso específico, sabia sobre qual música deveria escrever para não cometer uma injustiça: Baba Yetu. Composta originalmente pelo norte-americano Christopher Tin como a música de abertura do quarto capítulo da tradicional série de estratégia em turnos Civilization, a canção de alguma forma consegue transmitir as glórias dos cerca de 5 mil anos de evolução das civilizações humanas em pouco mais de três minutos.
Mesmo, ou talvez justamente por isso, a letra sendo uma adaptação da oração "Pai
Nosso" em suali, língua oficial do Quênia, Tanzânia e Uganda, incompreensível para nós ocidentais, é impossível não se sentir em uma viagem épica pela história ao assistir o trailer ou a abertura do jogo enquanto a música toca. Baba Yetu não apenas é um exemplo de orquestração magnífica, mas também é muito significativa para os videogames em geral: foi a primeira trilha sonora de um jogo a ser indicada e ganhar um Grammy, prêmio máximo da música norte-americana, pela categoria "Melhor Arranjo Musical acompanhado de Vozes", motivando a ampliação da categoria "Melhor canção escrita para mídia visual", que agora engloba games. Se no futuro
ouvir trilhas sonoras de jogos for um hábito comum, mesmo entre os leigos no
assunto, agradeça à Baba Yetu.
Nosso" em suali, língua oficial do Quênia, Tanzânia e Uganda, incompreensível para nós ocidentais, é impossível não se sentir em uma viagem épica pela história ao assistir o trailer ou a abertura do jogo enquanto a música toca. Baba Yetu não apenas é um exemplo de orquestração magnífica, mas também é muito significativa para os videogames em geral: foi a primeira trilha sonora de um jogo a ser indicada e ganhar um Grammy, prêmio máximo da música norte-americana, pela categoria "Melhor Arranjo Musical acompanhado de Vozes", motivando a ampliação da categoria "Melhor canção escrita para mídia visual", que agora engloba games. Se no futuro
ouvir trilhas sonoras de jogos for um hábito comum, mesmo entre os leigos no
assunto, agradeça à Baba Yetu.
Bruno Grisci - Diretor de Pautas e Redator do Nintendo Blast
Song of Storms (The Legend of Zelda: Ocarina of Time)
Imaginem o efeito para uma criança ao ver que uma música pode afetar tanto a natureza. Foi essa a minha reação ao tocar pela primeira vez a Song of Storms, em The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Assistir o modo como as notas musicais influenciavam no mundo ao meu redor despertou a minha paixão por música, na qual pude assistir que a melodia era mais do que arte, era uma sincronia entre o homem e a natureza. Mas acredito que o maior impacto que me causou foi quando Link volta no tempo e ensina ao senhor do moinho a tocar a mesma música.
Fellipe Camarossi - Redator do Nintendo Blast
Open Your Heart (Sonic Adventure)
A música que eu escolhi se chama "Open Your Heart", de autoria da banda Crush 40, e é tocada na abertura do game Sonic Adventure. Conheci a faixa quando eu tinha uns 8 anos, e possuía um Master System onde perdia dias e dias revirando o Sonic e outros jogos que vieram junto com o console. Foi quando um primo meu, durante um churrasco, levou para casa o videogame novo que ele tinha comprado pra me mostrar. Foi a primeira vez que eu tinha visto tanta potência em um console, e o primeiro jogo que eu joguei nele foi "Sonic Adventure".
De cara quando a música tocou pela primeira vez, eu já gostei. E quando eu vi o Sonic de "humildes" 8 bits do meu Master System transformado em um vulto azul na tela com o Dreamcast, eu não pude pensar em música mais adequada para o momento. Desde então, essa música me acompanha e faz lembrar de que tudo na vida pode ficar ainda melhor."
Vinícius Muza – Colaborador do Gameblast
Exile Vilify (Portal 2)
É raro encontrar uma música com letra durante um jogo, nesses casos, as letras sempre são relacionadas ao acontecimento e ao enredo do jogo. Exile Vilify não é diferente. Encontrada em um rádio em especial, num Ratman Den, como um easter egg, a música se relaciona muito bem com o enredo e com a atmosfera do jogo, ainda mais com o ambiente no qual é encontrado, em um dos refúgios do Rattman, um dos únicos sobreviventes do ataque de Neurotoxina da GLaDOS.
Vítor Nascimento-Diretor do fórum Nintendo Blast e Designer do Gameblast
E para você? Qual dessas é a melhor? Consegue pensar em alguma música favorita? E lembrem-se, semana que vem tem mais, com a parte 2 desse especial!
Revisão: Leonardo Nazareth Pereira
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