No Reino Unido, entretanto, nenhum computador era mais popular que o ZX Spectrum. Com 5 milhões de unidades vendidas, mais de 80 revistas especializadas (incluindo Sinclair User e Your Sinclair) e recebendo mais de 24.000 programas em seu tempo de vida (a maioria deles sendo jogos), o computador da Sinclair era no Reino Unido o que o Master System foi no Brasil. Não é difícil entender por que o primeiro game da Ultimate foi desenvolvido para o ZX Spectrum.
Este jogo da Rare, antes de se chamar Rare, para um PC, antes deles serem os PCs que conhecemos, chamava-se Jetpac, lançado em 1983.
Perdido no espaço
Em Jetpac o jogador controla um astronauta perdido em algum pequeno planetoide no espaço distante da Terra. Seu objetivo é reconstruir sua espaçonave, reabastecê-la e fugir. Para se defender, o explorador espacial possui uma arma a laser e a titular mochila a jato.A aventura do cosmonauta não tem final feliz. Sua nave parece ter se distanciado demais da Terra. Ao fugir de um planetoide, o veículo logo pousa em outro (incrivelmente idêntico, também com apenas três plataformas), sendo necessário reabastecê-lo de novo. Novos alienígenas fazem com que o desafio fique um pouco diferente — e mais difícil a cada novo planetoide alcançado. É um ciclo eterno, sendo interrompido apenas com a morte de nosso intrépido viajante.
Isso é reflexo da época em que o jogo foi feito. Em 1983 a Nintendo ainda não tinha chegado ao mercado ocidental e dominado o mundo. A grande referência dos games eram os arcades. Jetpac seguia os padrões dos líderes da indústria, criando uma experiência curta, cujo objetivo era somente conseguir a maior pontuação possível.
Entretanto, estamos falando de um jogo da Rare — mesmo que na época ela ainda não usasse esse nome. Seus jogos sempre fora aventuras acessíveis, prazerosas e capazes de divertir toda a família. Mesmo tendo os arcades como guia, Jetpac era um game para o ambiente caseiro, lançado num computador pessoal. Certos elementos comuns em jogos da época, como a dificuldade injusta, regras arbitrárias e longevidade artificial, não estavam presentes aqui.
Outra característica da Rare que já estava presente na Ultimate Play The Game e era visível desde o início era seu completo domínio da plataforma em que desenvolvia. O ZX Spectrum não era exatamente um super computador. Muito pelo contrário, boa parte de seu sucesso veio pelo fato de ser uma máquina barata, ainda que mais fraca que a concorrência. Mesmo com recursos limitados, o resultado é esteticamente agradável e surpreendeu todos em sua época.
Com tanto empenho em todos os aspectos, o jogo merecidamente ganhou o prêmio de Game of the Year do Golden Joystick Award, o primeiro de muitos prêmios daquela que viria a ser a Rare.
Reabastecido
Jetpac ganhou duas sequências: Lunar Jetman (PC), lançado também em 1983, e Solar Jetman (NES), 1990. Além disso, o jogo original está incluso em Donkey Kong 64 (N64) e recebeu um remake em 2007 chamado Jetpac Refuelled (X360).Mesmo não virando uma grande franquia ou recebendo várias referências e cameos em jogos modernos, a influência de Jetpac é inegável. Seu maior legado é um só: a Rare. Vendendo mais de 300.000 cópias, seu sucesso permitiu que a Ultimate Play The Game continuasse a desenvolver jogos e virasse a empresa que todos amamos e conhecemos.
Revisão: Alberto Canen
Capa: Nivia Costa
Comentários