Item Box

Companheira fiel dos Spartans, conheça as armaduras MJOLNIR de Halo!

Qual é a maior companheira de Master Chief , depois de Cortana ? Se sua resposta foi a armadura MJOLNIR , parabéns, pode ir pegar seu doce... (por Filipe Salles em 05/12/2013, via Xbox Blast)

Qual é a maior companheira de Master Chief, depois de Cortana? Se sua resposta foi a armadura MJOLNIR, parabéns, pode ir pegar seu doce. Item obrigatório do equipamento Spartan, esta armadura é o mais avançado da UNSC, tanto que seu custo é similar ao de uma espaçonave de pequeno porte.

Com esse custo, não é de se esperar que poucos tenham o direito de usá-la, e apenas os soldados de elite Spartan possuem capacidade para tal. Mesmo assim, é impossível que um ser humano normal utilize o exoesqueleto, pois apenas guerreiros que receberam melhorias cirúrgicas podem trajar o equipamento sem causar danos a si, devido a alguns dos componentes que você poderá ver ao longo desta matéria.

Sete protótipos e o projeto ainda não acabou

No ano de 2512, a Mark I Prototype Exoskeleton era uma das primeiras experiências que a Marinha tinha feito com exoesqueletos. Como é de esperar de uma primeira versão, a armadura tinha defeitos graves, sendo o principal a necessidade de estar conectado a um gerador de fusão para funcionar. Este fato se dá pela quantidade extraordinária de energia que a armadura demanda, o que acaba por limitar a movimentação. Esta armadura nunca foi utilizada no campo de batalha, embora algumas ainda sejam usadas em docas devido à considerável capacidade de carga que ela provê a seu usuário.
A Mark III foi a última edição da armadura antes do surgimento das MJOLNIR
Duas edições depois, chega a primeira armadura a ser utilizado em batalha, a MJOLNIR Mark IV Powered Assault Armor. Além do nome gigantesco, a armadura não exigia mais a conexão com uma fonte de energia. Desenvolvido pela Dra. Elizabeth Halsey, a mesma que criou Cortana, a armadura contou com inovações tecnológicas ainda não existentes quando a primeira versão foi criada.

O exoesqueleto usado por Master Chief é a MJOLNIR Mark VI Powered Assault Armor. Entre as melhorias aplicadas nesta versão, temos o upgrade no sistema de escudos, exigindo menos tempo parado para ser recarregado. Além de aumentar as capacidades físicas do Spartan, esta armadura torna obsoleta a utilização de kits médicos pois possui um sistema de cura próprio. Um relato da sétima versão pode ser encontrada no diário da Dra. Halsey, incluindo nanorobôs para reparo do exoesqueleto e de seu usuário e ferramentas para inserção do soldado na atmosfera de um planeta.

Faltou fazer café e levar o cachorro para passear

Usar a palavra exoesqueleto é a melhor forma para definir as armaduras MJOLNIR, visto que proteger o usuário é apenas uma das muitas funções que o equipamento cumpre. Mas já que falamos de proteção, vamos começar por ela mesmo. Feita com placas de titânio que cobrem boa parte do corpo, a armadura é quase imune a tiros com armas pequenas e é capaz de suportar muitos disparos feitos com munição penetrante até ceder. O equipamento também conta com um mecanismo para refração do calor proveniente das armas dos Covenant.

A parte interna da armadura é composta por três camadas: a primeira, atrás da parte externa da armadura, conta com uma roupagem que também serve como proteção extra contra disparos, além de ajudar na dissipação gerada pelas armas Covenant.

Em seguida, junto à roupagem, há um componente em cristal líquido que serve de estrutura para o exoesqueleto. Este componente é o responsável por realizar aumentos na velocidade e força do Spartan, além de dar suporte à inteligência artificial da armadura, sendo este componente responsável por 80% do custo da armadura . Por fim, na última camada,  há um gel responsável por manter a temperatura estabilizada, podendo também ser pressurizada para objetivo de salvar a vida de seu protegido em impactos de alta velocidade.

É a MJOLNIR, mas me lembra o Boba Fett
O capacete dos Spartan também vem com um belo pacote de funcionalidades, sendo um dos sistemas mais vitais do exoesqueleto. Também feito de titânio, o capacete comporta um visor que auxilia o usuário a identificar itens e equipamentos em campo. O mais importante elemento do capacete, ele faz a ligação neural do soldado com a armadura, necessário para fazer com que ela se mova e cumpra suas funções. Além disso, também conta com filtros para eliminar toxinas do ambiente, reservas de ar para situações extremas e sensores térmicos e de movimento.

Participações especiais

  • A edição limitada de Fable II (X360) conta com um set de equipamentos baseados na lendária armadura. São eles o Hal’s Armor/Outfit e uma espada semelhante à Energy Sword usada no game, esta chamada de Hal’s Sword. O nome Hal foi o nome dado a um grandioso herói de outro mundo que deu as caras em Albion;
  • No famigerado Duke Nukem Forever, um soldado da EDF está parado próximo a uma van, dentro dela há uma armadura semelhante a usada por Master Chief;
  • Em GTA V, os personagens do desenho chamado Republic Space Rangers usam armaduras parecidas com as armaduras de Halo.
Revisão: Alberto Canen
Capa: Stefano Genachi

é formado em Administração de Empresas pela UNIGRANRIO, joga videogame desde os quatro anos. Nerd assumido, adora falar sobre cultura geek e videogames, o que o levaram à redação do Xbox Blast e da PlayerTwo. Está no Facebook e Twitter.

Comentários

Google
Disqus
Facebook