Blast Test

Beta de Forza Motorsport 6: Apex (PC): primeiras impressões

A série de corrida da Turn 10 finalmente estreia fora do Xbox



Continuando o esforço da Microsoft para unificar a plataforma Xbox com o Windows 10, nesta semana houve o lançamento do beta aberto de Forza Motorsport 6: Apex (PC) na Windows Store.

Forza 6: Apex é uma versão "light" do jogo de Xbox One, contendo apenas 6 pistas, incluindo variações, e cerca de 60 carros. O beta pode ser baixado gratuitamente por qualquer pessoa que tenha o Windows 10 instalado em um PC que atenda aos requisitos mínimos.

Igual, mas diferente

Além do conteúdo reduzido, a principal diferença entre as versões de Xbox e PC de Forza 6 são os visuais. A versão de Xbox já é otimizada para rodar em 1080p e 60fps, mas no PC é possível ir além. Forza 6: Apex suporta uma resolução de até 2160p (o famoso 4K), melhores opções de antisserrilhamento e, em uma futura atualização, suportará taxas de quadros ainda mais altas.


Isso vem com um preço, é claro. A configuração mínima recomendada pela Microsoft incluem 8GB de RAM, mas 2GB de VRAM na placa de vídeo, indo até 16GB de RAM e 4GB de VRAM para as configurações recomendadas para 4K. Contudo, nos meus testes, isso se demonstrou um exagero — no meu PC com "apenas" 8GB de RAM e 3GB de VRAM, consegui rodar o jogo em 1440p (ou QuadHD) e mantendo 60fps com surpreendente consistência. Infelizmente, em quase todas as vezes que abri o jogo (nem todas, por algum motivo), ele teimou em voltar à resolução de 1080p, e então tive que reconfigurá-lo. Para poder aproveitar o DirectX 12 e rodar, tive que atualizar o driver da minha placa de vídeo (uma AMD R9 280X) para a versão beta. 


Deixando a sopa de letras e números de lado... durante o jogo em si, Forza 6: Apex se comporta exatamente como a versão de console. As mesmas opções de corrida e de assistência estão ali e, jogando com um controle de Xbox One conectado por USB, me senti perfeitamente em casa. Ausentes estão as opções avançadas de customização da aparência dos veículos, a campanha completa, os eventos especiais, o modo em tela dividida e, estranhamente, o multiplayer online. Este último provavelmente é o maior motivo para Forza 6: Apex ser um lançamento relevante.

Pode não ser o simulador de corrida mais bonito disponível para o PC — possivelmente nem seja o melhor também, mas não tenho como afirmar isso — mas Forza 6: Apex surpreende por ser um exemplo real desse tipo de jogo disponível gratuitamente. Não sabemos qual é exatamente o plano da Microsoft lançando assim, mas devo dizer que fiquei particularmente satisfeito com a qualidade técnica do produto. Espero que em breve teremos uma comunidade ativa de jogadores online para aumentar o valor do jogo.

 Para conferir mais sobre o game design de Forza 6 em si, confira a nossa análise aqui no Xbox Blast.

Quando não está ocupado sendo diretor, redator, newsposter, podcaster e RP do Xbox Blast, Renan Greca gosta de jogar videogames. Às vezes, lembra de focar em seu mestrado também.

Comentários

Google
Disqus
Facebook