Dicas e Truques

Forza Motorsport 7 (XBO/PC): Como criar vinis para carros — Logotipos

Aprenda a criar sua própria arte para os designs de carros de Forza Motorsport 7.

Uma das opções mais divertidas e criativas do simulador de corrida Forza Motorsport 7 (XBO/PC), da Turn 10 Studios, é a opção de personalizar seu carro com designs temáticos variados. Porém melhor do que achar um design bonito é criar seu próprio design, certo? Para isto, o Xbox Blast preparou esta série de postagens que terão como objetivo ensiná-lo a criar seus próprios designs para carros em Forza Motorsport 7.

As vantagens de ter seus próprios designs

Uma das grandes vantagens de criar seus próprios designs de carros é que sua arte fica disponível gratuitamente no Forza Livery e cada vez que alguém usa seu design, você ganha créditos no jogo. Além disso, os jogadores podem curtir seu trabalho e o design figurar entre os mais usados em Forza Motorsport 7, destacando-o como artista dentro da comunidade do game.

Se você é um artista amador, profissional ou simplesmente desenha por hobby, mas deseja divulgar seu trabalho artístico, criar designs de carros em Forza Motorsport 7 é uma boa maneira de incluir obras diferentes em seu portfólio. Bem como um jeito criativo de fazer fanarts dedicadas a seus filmes, séries, livros ou personalidades favoritas.

Comecei a fazer design de carros como fanart para meus artistas e sagas favoritas.

Como criar logotipos

Em nossa série de matérias sobre como criar seu design de carro, iremos abordar cada tipo de arte individualmente para ao final reunirmos todo o conteúdo aprendido no design completo de um carro. Iremos fornecer dicas e regras gerais para criar seus próprios desenhos. Neste texto de estreia falaremos sobre logotipos.

Logotipos são imagens que simbolizam uma marca, personagem, entidade, entre outros. Pelo fato de ser uma arte com o objetivo de simbolizar algo, ela é, majoritariamente, minimalista e de fáceis traços. Por esta razão, começar desenhando um logotipo é uma boa maneira de se habituar ao sistema de pintura e personalização de Forza Motorsport 7.


Primeiramente você deve trabalhar com os vinis que irão compor sua arte. Os vinis são como adesivos que irão na lataria de seu veículo, é através dos vinis que você irá criar o desenho que planeja usar em seu design. Por exemplo, meu design WICKED is Good para o 2018 Jeep Grand Cherokee Trackhawk é formado por logotipos e siglas em vinis em conjunto com cores personalizadas.

Para este primeiro exercício, escolha um logotipo de sua preferência — de uma série, anime, filme ou qualquer outro assunto que lhe agrade — e o mantenha perto de você para poder visualizá-lo e reproduzi-lo no jogo. No meu caso, usei o logotipo da CRUEL, WICKED no original, organização da saga de livros e da trilogia de filmes distópicos Maze Runner.

Referência de logotipo da WICKED que usei para a arte em vinil.
Os comandos no editor de pintura de Forza Motorsport 7 são simples: Mover, no qual você usará para deslocar seu desenho na melhor posição de tela; Tamanho, em que você escolherá as dimensões de seu logotipo; Rotação, que você pode usar para girar a imagem na posição que você precisa para o desenho; Inclinação, no qual você pode mudar as formas de vinis através de diferentes ângulos de inclinação; e Opacidade, para você gerenciar o grau de força do desenho.

Você irá usar muito esses comandos, então para aprender bem cada funcionalidade é fundamental você selecionar qualquer forma de vinil e treinar com ela por um tempo. Não tenha medo de fazer algo ruim, esse exercício é para você aprender a lidar com as funções do editor de pintura. Então misture formas, mexa no tamanho, mude a inclinação, faça rotações diferentes e use todas as opções disponíveis para ter uma ideia do que você pode e não pode fazer em um desenho. Isso o auxiliará na hora de elaborar sua arte.

Mexa com liberdade nas formas de vinis para treinar nos comandos do editor de pintura de Forza Motorsport 7.
Depois de se habituar aos comandos, observe seu logotipo e determine quais as formas geométricas básicas dele. Selecione em Formas de Vinis para começar seu trabalho. No caso do logo da WICKED, as formas básicas que usei foram: triângulo, retângulo e quadrado. Após encontrar as formas principais, acrescente, aos poucos, outros modelos geométricos que completem seu desenho. Não tenha pressa, trabalhe com as partes fáceis antes e só depois comece a acrescentar detalhes.

Caso você não encontre as formas básicas de seu desenho, não se preocupe, você pode criá-las. Por exemplo, na parte de dentro do logo da WICKED há três triângulos menores cuja base é arredondada. Na galeria de Formas de Vinis não havia a figura de que eu precisava. Então, para elaborar os elementos necessários da minha arte, precisei usar um triângulo e outras duas formas geométricas que unidas ao triângulo criassem o formato de desenho que eu precisava.

As formas geométricas básicas do meu logotipo.
Outro ponto importante é utilizar como base do desenho a malha quadriculada ao fundo. Estabeleça marcações de tamanho e extensão para cada elemento, evitando que partes do logo fiquem desproporcionais ou tortas. Por exemplo, meu triângulo central do logo da WICKED possui sete quadrados de altura por sete quadrados de largura. O mesmo cálculo deve ser feito para todas as partes do seu desenho.

Após criar os desenhos principais que irão compor seu logo, você também pode copiar e colar parte que são iguais, evitando refazer todo trabalho manualmente. Lembre-se também de estabelecer a distância entre as partes desenhadas, para isso, use a malha quadriculada como referencial para que todas as partes de seu logotipo possuam a mesma distância entre elas.

O logotipo da WICKED finalizado.
Essas foram algumas dicas essenciais para criar seu logotipo, mas lembre-se: a prática leva a perfeição. Então não tenha pressa em fazer algo muito bem desenhado logo na primeira tentativa, preocupe-se em treinar com os comandos do editor de pintura e usar sua criatividade para combinar elementos que formem o vinil que você deseja. No próximo texto, falaremos como criar palavras e siglas em vinil.

Revisão: Diogo Mendes

Escreve para o Xbox Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook