Jogamos

Análise: honra e glória nas areias sangrentas de Cápua no free to play Spartacus Legends (X360)

Lançado no final de junho, Spartacus Legends é o primeiro free to play da Ubisoft e leva o jogador até às areias sangrentas da cidade ... (por André Sellare em 11/07/2013, via Xbox Blast)

Lançado no final de junho, Spartacus Legends é o primeiro free to play da Ubisoft e leva o jogador até às areias sangrentas da cidade de Cápua. Inspirado no seriado que fez sucesso na TV, Spartacus Legends pode ser baixado gratuitamente na Live, e caso o jogador queira, poderá comprar itens para acelerar o desenvolvimento de seus gladiadores.

História escrita com sangue

Gladiadores eram homens que foram escravizados em guerras contra o Império Romano, romanos endividados nos jogos, cristãos e ladrões. Tinham preparo físico invejável, eram cortejados por mulheres ricas e lutavam no máximo três vezes ao ano. A vida, apesar de dura e letal, poderia ser considerada melhor que a de um escravo comum.
Ao contrário do que muitos possam pensar, lutas entre gladiadores possuíam regras e poderiam levar um homem à glória, e até mesmo, à liberdade. Para os mais fracos e sem habilidades para luta, a morte era certa, e em geral, eram amarrados para serem devorados por animais selvagens.

Honrando o ludus

O jogador é responsável por um ludus, e além de jogar com seus gladiadores, terá que controlar as finanças, comprar ou sacrificar um escravo, e ainda, equipar e decidir a melhor estratégia para derrotar um adversário. Para cada luta ganha, seu ludus ganha moral e dinheiro. Quanto mais difícil for a luta, maiores os ganhos e o respeito que você poderá receber.

Cápua é dividida por distritos e você começará lutando na antiga Casa de Batiatus, que aliás, apresenta um cenário bem fiel ao do seriado. Depois de algumas lutas, poderá percorrer por outras regiões da cidade, até chegar à maior arena, onde encontrará grandes desafios e fortuna.

Algumas regiões podem dar muito dinheiro, mas nada de honra e o contrário também poderá ser encontrado. Cada área do mapa possui um nível de lethality, quanto maior for, mais fácil de ter um gladiador morto. Se isso acontecer, você poderá pagar para ter a vida dele garantida ou deixar que morra.

O jogo é divertido, mas é curto e não muda muito, isto é, você deve entrar nas arenas e matar seus adversários. Pode enjoar alguns jogadores.

Para honrar seu ludus a hora que bem entender, precisará estar conectado aos servidores do jogo. Não tem como passar do primeiro menu sem estar conectado à internet. Este é o primeiro ponto negativo.

Crédito fácil, até em Cápua

Como já foi dito, o jogo é gratuito, mas você poderá comprar um dos pacotes oferecidos em Spartacus Legend. Caso não queira gastar com seu cartão de crédito, poderá lutar e ganhar seu dinheiro.

Para cada vitória, você receberá moedas de prata e logo perceberá que não é difícil de juntar. Mas para ter moedas de ouro, que podem ser utilizadas para comprar gladiadores mais bem preparados e armamento pesado, terá que suar muito, mas muito mesmo, pois só receberá ouro quando mudar de nível, e isso pode demorar um pouco. Equipamentos à venda por ouro podem ser desbloqueados, e assim, serem comprados por prata, mas só quando subir de nível.

A lista com os gladiadores que estão à venda é atualizada a cada 30 min, dando ares de um mercado real. Caso não ache um gladiador para sua necessidade, basta esperar a chegada de mais opções.

Concluindo, você poderá encontrar diversão sem precisar gastar seu dinheiro, mas caso queira acelerar seu jogo, terá que comprar um dos pacotes:
  • 50 moedas de ouro = 400 MP
  • 240 moedas de ouro = 1600 MP
  • 650 moedas de ouro = 4000 MP
  • 1100 moedas de ouro = 6000 MP
  • 3000 moedas de ouro = 12000 MP
Alerto que 50 moedas de ouro não resolverão seus problemas imediatamente, mas o pacote seguinte, de 240 moedas, é uma boa opção para quem busca uma "força" financeira. Veja que, comprando este pacote, estará pagando o valor de muitos jogos oferecidos na Live. 

Pancadaria com ares de RPG

Spartacus é um jogo de luta, sem dúvida alguma, mas possuí alguns elementos de RPG. Você começa com um gladiador simples e terá que equipar da forma que achar melhor. Para tanto, terá uma lista de armas e armaduras para escolher e um pequeno montante para gastar. Sempre que comprar uma arma, ela poderá ser utilizada por outros gladiadores que você eventualmente comprar. Sendo assim, cada arma que adquirir será do ludus, e não do gladiador.

Cada vez que o nível do seu ludus crescer, você ganhará acesso a novas armas para incrementar seus gladiadores. Para cada escolha que fizer, poderá alterar health, defense, damage e rating do seu personagem. Não espere grandes opções, Spartacus é um jogo de luta.

Outra possibilidade de incrementar seus homens são os chamados Boosts. Por certa quantidade de ouro ou prata, poderá dar mais velocidade, força ou defesa por algumas lutas. Se não tiver dinheiro, poderá roubar habilidades especiais de alguns derrotados, que neste caso, serão do seu gladiador para sempre.

Cada gladiador é treinado para lutar com um tipo determinado de arma. Se comprou um escravo que luta com espada e escudo, ele sempre utilizará este tipo de arma. Se precisar de um gladiador que lute com duas espadas, terá que comprar outro.

Você melhora seu gladiador comprando novas armas e armaduras, nunca com treino. O jogo considera treino, a luta contra gladiadores fracos, que não darão muita coisa em troca.

Matança facilitada

A jogabilidade é bem simples. Apesar de ser um jogo de luta, não espere encontrar golpes difíceis de executar e que exijam grandes exercícios dos dedos. Sinceramente, depois de equipar bem um gladiador e aprender qual golpe funciona melhor, o jogo vira uma verdadeira apelação a seu favor. Dificuldade será passar pelos chefes de cada distrito de Cápua ou enfrentar outro jogador no modo online.

Aqui você pode rolar para escapar de golpes do adversário, ou utilizar sua defesa. Para defender, não é necessário ter escudo. Um gladiador com duas espadas faz a defesa com as armas que tem, assim como o escravo que utiliza o martelo, tridente ou espada de uma mão.

Resumindo, é fácil de aprender a jogar, mas quase impossível matar um dos chefes. A dica é evoluir bem seus gladiadores antes de enfrentar um chefão. Oenomaus, primeiro chefe, é quase impossível de ser derrotado no início do jogo. Faltou balancear melhor, já que é tão fácil matar um gladiador, mas extremamente difícil conquistar uma região.

Gráficos empoeirados 

Os gráficos estão bem distantes do que o console pode oferecer, mas não chega a ser algo que atrapalhe sua matança. Tem sangue espirrando na tela, mas poderia ser mais realista. Personagens conhecidos da série, como Oenomaus, estão bem caracterizados e lembram bem.

Victor!

O game é gratuito e pode ser bem aproveitado sem exigir grande investimento financeiro. Vale fazer  download para conhecer e garanto que você passará horas de diversão no universo da série Spartacus. O ponto negativo é o fato de forçar o jogador a ficar o tempo todo online. Caso sua conexão seja ruim, poderá ter problemas.

Prós

  • Jogo gratuito;
  • Personagens conhecidos bem caracterizados;
  • Jogabilidade simples;
  • Boa quantidade de armas e gladiadores.

Contras

  • Jogo 100% online;
  • Gráficos poderiam ser melhores;
  • Chefes extremamente difíceis de matar.
  • Jogo curto

Spartacus Legends - Xbox 360 - Nota: 7,5

Revisão:  Ramon Oliveira de Souza
Capa: Diego Migueis

trabalha na área desde 2002, quando se tornou responsável pelos servidores de jogos do Portal Terra, assumindo posteriormente a editoria do Terra Games, e hoje escrevendo para o Xbox Blast. Amante dos jogos desde cedo, iniciou seu “namoro” com um Intellivision, passou pelo Atari, “flertou” com um MSX e hoje vive casado com um Super Nintendo. Está no Facebook.

Comentários

Google
Disqus
Facebook