Todo o charme da Team Meat! |
Como a versão para o Nintendo Wii acabou não acontecendo devido a limitações no serviço online da Big N, o game acabou se tornando uma exclusividade do Xbox 360 entre os consoles de mesa. Para dar cabo da missão de aprimorar o Meat Boy original surgiu o time de desenvolvimento Team Meat, capitaneado pelo próprio Edmund McMillen e por Tommy Refenes. Juntos, a dupla deu vida a Super Meat Boy, uma das maiores sensações do mundo dos videogames em 2010.
Direto do túnel do tempo
O grande herói do jogo é Meat Boy, um simpático quadradinho feito de carne que vivia em paz com sua igualmente quadrilátera namorada cor de rosa Bandage Girl, até que o maléfico Dr. Fetus resolveu sequestrar a garota. O “roteiro” da aventura não poderia ser mais simples e remete diretamente aos despretensiosos jogos de videogame dos anos 1980, cujas histórias eram sempre bem básicas e rasas.Aliás, a premissa básica de “resgatar a princesa” não é a única homenagem que Super Meat Boy faz aos videogames da época. Super Mario Bros. é uma influência declarada e óbvia do pessoal do Team Meat, mas basta jogar por alguns minutos para notar que muitos outros jogos da época marcaram a vida da equipe de desenvolvimento. Por exemplo, sempre que você chega a um novo mundo de jogo rola um pequeno e bem-humorado filminho que serve apenas para parodiar cenas clássicas de jogos retrô como Castlevania, Street Fighter II e Adventures of Lolo.
Logo na abertura já rola uma homenagem legal ao clássico Street Fighter II! |
Um jogo muito desafiador
A aventura de Meat Boy é dividida em mundos temáticos que somam mais de trezentas fases no total. O objetivo de cada nível é bem simples no papel: fazer o Meat Boy alcançar a Bandage Girl. O problema é que no meio do caminho há sempre dezenas de lâminas, abismos e até mesmo raios laser cuidadosamente colocados no cenário para fritar o pobre pedacinho de carne. Ao longo da jornada visitamos os lugares mais improváveis e mortais, desde uma fábrica de sal até o próprio inferno, o que garante muitos desafios.Cuidado, Meat Boy! Acho que aquelas marcas vermelhas não são de ketchup... |
Confome os níveis vão passando, Super Meat Boy exige mais e mais precisão do jogador, cobrando pulos milimétricos e certeiros para superar os obstáculos, o que acaba configurando mais uma homenagem à década de 1980, um tempo de games cuja dificuldade era brutal (pense em Battletoads, Mega Man e Ghost’n Goblins). Então não se deixe enganar pelo número ilimitado de vidas e pela possibilidade de pular algumas fases, pois Super Meat Boy é certamente um dos jogos mais desafiadores lançados nos últimos tempos.
Como nos clássicos jogos de plataforma 2D, os mundos são temáticos (e dificílimos!) |
Carne de primeira
Essa carne é friboi! |
Prós
- Desafio elevado (se você ama esse tipo de coisa);
- Muitas homenagens aos videogames antigos;
- Personagens carismáticos.
Contras
- Desafio elevado (se você odeia esse tipo de coisa);
- Falta de variedade.
Super Meat Boy - X360 - Nota: 9,0
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Vitor Nascimento
Comentários