Kinect e Xbox "One"ificados
O novo Kinect estará ligado umbilicalmente ao Xbox One, de uma forma que os benefícios da relação sejam ainda maiores do que os vistos na geração anterior. O Kinect agora poderá acionar o seu Xbox por comando de voz - para isso, o periférico ficará ouvindo tudo mesmo quando o console estiver desligado -, e as suas aprimoradas capacidades de leitura de movimentos integrarão os gestos do jogador à navegação pelos menus do sistema. É claro que, embora essa vigilância constante pareça exagerada ao ponto de parecer invasiva, há muito controle de privacidade, então não ache que o que quer que você vá fazer no sofá será enviado à Microsoft. A nova câmera também vai facilitar a utilização do Skype e a leitura de códigos QR. A integração é tanta que o acessório será extritamente necessário (pra não dizer obrigatório) para utilizar o Xbox One.
Para que isso se tornasse realidade, muitas melhorias foram feitas na tecnologia do novo Kinect. Além de um microfone superior, a câmera agora trabalha com 2 gigabits por segundo e tem maior abrangência, resolução de 1080p e capacidade de calcular a distância entre os objetos. Agora, para que tanta coisa? Será que isso justifica os cem dólares que separam a arma secreta da Microsoft do PS4?
Embora próximos, os estandes da Microsoft e Sony estavam em rivalidade, e o novo Kinect era um dos maiores assuntos a respeito |
3... 2... 1... Testando!
E colocamos o novo Kinect à prova na E3. O lugar onde experimentávamos o acessório era um lar de tranquilidade no estande da Microsoft, um paraíso bucólico em meio à versões jogáveis de games violentos com o novo Killer Instinct. A empresa montou uma típica sala de estar, mostrando o potencial para jogos casuais, na qual uma televisão com o Xbox One e o novo Kinect estavam no centro. Muita gente ia até lá para se deixar ser lido pelo novo periférico, e era incrível como o Kinect conseguia captar a presença de muitas pessoas simultâneamente - preparem-se para Just Dance: Flashmob.
Ficou claro o potencial tecnológico desse novo Kinect |
Havia vários esquemas de captação dos movimentos, cada um demonstrava uma capacidade diferente do novo Kinect. Além de criar um modelo em 3D do ambiente em que ele se encontra, ele "seciona" nosso corpo nas articulações, de modo a criar mais realidade na representação. Também existe um sistema que reconhece que parte do corpo esta fazendo força, seja para apoio ou na contração de um músculo. Outro modo transforma nossos corpos em polígonos (quadriláteros, pra ser mais preciso) para utilizar os eixos X, Y e Z para usar na orientação. As nossas impressões foram muito positivas. O novo Kinect é capaz de captar até o movimento dos dedos e até mesmo calcular os batimentos cardiácos. Para quem gostou do primeiro Kinect, as melhorias dessa nova versão parecem justificar a não retrocompatibilidade entre os acessórios.
Os vários esquemas de reprodução das imagens mostravam a diversidade de detalhes captados pela câmera do novo Kinect |
De olho em você
O novo Kinect é peça chave do Xbox One. Indissolúveis |
Outro ponto interessante é que, diferentemente do PlayStation Eye, o novo Kinect será obrigatório para donos de Xbox One. Dessa forma, o número de donos do acessório crescerá muito em relação à versão anterior e facilitará o lançamento de games que aproveitam a tecnologia. Em suma, o novo Kinect preca de títulos que o explorem bem para justificar o aumento no preço proporcionado por sua inclusão em todos os pacotes do novo console da Microsoft. Felizmente, há motivos para acreditar em experiências de jogo profunda com a utilização desse verdadeiro Olho de Thundera.
Colaboração e revisão: José Carlos Alves
Capa: Felipe Araujo
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