Quando foi revelado ao público, muita gente criticou o design do Xbox One por parecer um videocassete. Justa ou não, a comparação pegou e a internet se encheu de piadinhas sobre o assunto. Mas o visual do novo console nem sempre foi assim. Nesta imagem divulgada pelo diretor criativo do Xbox, Carl Ledbetter, na Microsoft's Worldwide Partner Conference 2013, podemos ver uma pilha de ideias descartadas para o aparelho.
Para criar um modelo "discreto" e "acessível", nas palavras de Ledbetter, um time de 30 pessoas trabalhou criando rascunhos, que eram transformados em protótipos e testados em ambientes do mundo real.
Nós queríamos fazê-lo simples e elegante, e nós queríamos que fosse trabalhado e adaptado, então é tudo sobre qualidade. Com esses princípios, nós começamos a desenhar. [...]
O design que você vê aqui [sobre a aparência final do Xbox One], aqui foi onde nós começamos a aplicar coisas como polimento e acabamento fosco. Como o padrão de ventilação aparece? Como a marca se manifesta através da frente? Como nós fazemos a fonte parecer de alta qualidade, assim como as televisões de alta definição nas salas de estar das pessoas? - Carl Ledbetter
Além disso, Ledbetter também informou que testaram mais de 200 protótipos diferentes de controle para o console, já que até a menor das diferenças altera a forma como as pessoas o sentem em suas mãos. Não deixa de ser curioso que, dentre tantas opções e formas exóticas, tenham escolhido o desenho comportado atual.
Fonte: Polygon
Comentários