Perfil

Prepare-se para conhecer Master Chief, um dos maiores ícones dos FPS!

Quando se une a expressão “símbolo de macheza” e “exclusivo da Microsoft”, duas opções podem ser cogitadas: Marcus Phoenix, de Gears of Wa... (por Filipe Salles em 28/11/2013, via Xbox Blast)

Quando se une a expressão “símbolo de macheza” e “exclusivo da Microsoft”, duas opções podem ser cogitadas: Marcus Phoenix, de Gears of War (X360) ou o misterioso John-117, popularmente conhecido pela alcunha de Master Chief. Lenda dos campos de batalha e um demônio para seus inimigos Covenant (que inclusive o chamam por esse apelido), o soldado perfeito conquistou todas as medalhas de honra possíveis, com exceção da medalha concedida a prisioneiros de guerra.

Educado e modificado para fazer parte do maior esquadrão de elite da UNSC, o protagonista da série Halo possuía as características físicas e psicológicas para integrar ao grupo, mas, além disso, era um líder fora do comum, capaz de colocar toda uma operação em risco apenas para salvar um companheiro, peculiaridade que o tornou líder dos SPARTAN-II.
Obs: A partir deste trecho, spoilers da trama poderão ser encontrados. Continue por sua conta em risco!

O espécime perfeito com algo a mais

Nascido na colõnia Eridanus III, o menino John era mais alto, forte e habilidoso do que seus colegas na escola de sua cidade, Elysium. Com estas características extraordinárias, acabou por chamar a atenção da Dra. Halsey, que visitava a colônia justamente à procura de crianças para fazer parte da unidade SPARTAN-II, junto a outras 150 crianças da mesma idade.

Pouco tempo depois, o rapaz foi sequestrado secretamente, sendo reposto por um clone programado para morrer em breve, e assim apagar quaisquer vestígios do rapto. A partir daí, seu árduo treinamento se iniciava. Após ter sobrevivido a todas as duras etapas necessárias para se tornar um Spartan, inclusive alterações biológicas que não foram suportadas pela metade de seus companheiros, a primeira missão do personagem foi dar fim a uma insurgência rebelde, a qual cumpriu com sucesso, recebendo sua primeira medalha.

Logo após, os SPARTAN-II entraram em seu primeiro conflito com os Covenant, que perdurou por mais 27 anos, tempo no qual Master Chief conquistou todas as medalhas. No evento chamado de Fall of Reach, o protagonista recebeu sua armadura MJOLNIR Mark V, conhecendo também sua nova companheira, Cortana, a qual viria a formar a maior parceria de sua vida.

O homem por trás da armadura

Mesmo após quatro jogos e uma série de livros e histórias em quadrinhos, até hoje apenas os criadores de John-117 sabem como ele se parece. Diferente de Cortana, que evoluiu de maneira significativa ao longo dos quatro episódios da franquia, a única mudança vista no personagem é a evolução de sua armadura. Vislumbres e a sombra do personagem sem capacete já marcaram presença, mas quem terminar Halo 4 (X360) no modo Legendary terá uma surpresa pela frente.

Nada como dar aquele lustre na armadura
Fora dos games, é possível saber a aparência do personagem na época que foi sequestrado, quando tinha seis anos de idade. Juntando as publicações e jogos, sabe-se que a pele de Master Chief possui palidez fora do comum devido ao fato depassar a maior parte do tempo em sua armadura, além de cabelo marrom-escuro. Supõe-se também que ele ainda tenha algumas sardas de quando era criança e dentes da frente espaçados.

Liderança nível Capitão América

Ok, dá para contar nos dedos os fãs do Capitão América, herói legitimamente americano, portanto muito mais popular por lá do que em nosso país. Mas não se pode negar que ele talvez seja o maior ícone de liderança das HQs. Neste quesito, Master Chief chega a ser idêntico ao herói da Marvel, podendo até mesmo disputar o título de maior líder do universo gamer. E sem ser americano ao extremo.

Além de todas suas habilidades naturais e aumentadas da mesma forma que seus camaradas, seu senso de liderança é fora do comum. Mesmo que não entenda porque os seres humanos civis sejam tão indisciplinados, ele defende sua raça a qualquer custo, além de ser incapaz de deixar um companheiro de guerra para trás, se tornando o maior exemplo de liderança dentro da UNSC.
Outra característica marcante do personagem é seu gosto por planos de alto risco, principalmente quando orquestrados pela sua fiel companheira, chegando até mesmo a mencionar que ela tinha ainda mais capacidade que ele de explodir coisas. Já a Dra. Halsey diz que ele provém de grande sorte, característica que nega, dizendo que nós mesmos fazemos nossa sorte.

Misterioso e calado, quem nunca conheceu um?

Assim como muitos ícones de ação, Master Chief não foge do padrão de personagem misterioso, calado e aparentemente sem emoções. Até mesmo um Spartan não é imune ao medo, mas nosso protagonista procura deixá-lo de lado em suas missões. Mesmo assim, tal característica não o impede de ser cauteloso em suas ações.

Mais aberto com Cortana do que com os outros seres humanos, o personagem demonstra até mesmo um senso de humor ácido e irônico, ainda mais em situações de alto risco. O único momento em que John-117 sofre muito é quando perde um companheiro, sentimento pelo qual passou durante os quase 30 anos de conflitos com os Covenant, sendo um dos poucos SPARTAN-II sobreviventes ao fim da guerra.
Depois de todas suas conquistas, será que Master Chief  conquistou o lugar na sua lista de melhores heróis de ação dos últimos tempos? Deixe a gente sabendo deixando um comentário logo abaixo!
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Leonardo Correia

é formado em Administração de Empresas pela UNIGRANRIO, joga videogame desde os quatro anos. Nerd assumido, adora falar sobre cultura geek e videogames, o que o levaram à redação do Xbox Blast e da PlayerTwo. Está no Facebook e Twitter.

Comentários

Google
Disqus
Facebook