Vem aí

Prévia:Será que EA Sports UFC (XBO) será bem sucedido nos octógonos virtuais?

Confira nossa prévia de EA Sports UFC que traz Bruce Lee e o MMA para a nova geração de consoles

A cada ano que passa o MMA fica cada vez mais popular. Só no ano passado, tivemos a inclusão das categorias femininas, tendo como ícone a campeã invicta Ronda Rousey, além de vermos Anderson “Spider” Silva perder seu cinturão e quebrar a perna tentando recuperá-lo. Além disso, temos a versão brasileira do famoso reality show The Ultimate Fighter chegando à sua terceira temporada.

Com tanto foco no esporte (isso porque falamos apenas do UFC), era de se esperar que ele marcasse presença também na nova geração. O último jogo licenciado do campeonato foi UFC Undisputed 3, lançado em 2012. Com a ruptura da THQ, a EA Sports faturou o licenciamento e lançará EA Sports UFC para o Xbox One. Mas será que ela dará conta do recado? Confira nossa prévia logo abaixo e saiba o que esperar de EA Sports UFC!

Detalhamento milimétrico

A nova entrada do MMA nos videogames acontecerá exclusivamente nos consoles da nova geração. Com isso, todo o foco da equipe está em extrair o máximo possível do poder de processamento gráfico dos poderosos videogames. Isso se traduz no detalhamento gráfico que os personagens receberão, ficando ainda mais similares aos lutadores reais.
Por favor não quebre a perna você também!
A Ignite, nova engine da EA Sports que figura em títulos como Madden NFL 25 e NBA 2K14, também estará presente em EA Sports UFC. Os títulos citados acima tratam de esportes que figuram com mais de dez jogadores interagindo ao mesmo tempo na tela, mas no jogo de luta os duelos serão singulares. Nesse caso, espera-se que a engine traga atletas ainda mais detalhados, possibilitando ver até mesmo as veias do pescoço dos lutadores em situações de tensão. Além disso, EA Sports UFC também promete tornar os hematomas e cortes sofridos pelos lutadores o mais realista possível.

Refazendo o sistema de lutas no chão

As lutas em pé de EA Sports UFC não mostrarão muitas diferenças do que foi visto em seus antecessores. De maneira semelhante aos títulos da série Tekken, cada botão representa um dos membros dos lutadores, enquanto pressionar a alavanca em determinada direção resulta em um golpe diferente. A grande novidade nesse sistema é a adição dos golpes que utilizam as jaulas, um ataque novo que vem ganhando bastante popularidade no esporte.

A luta no chão não é apenas mais complexa nas disputas reais, mas também nos videogames. Os jogos passados contavam com uma boa dose de button-mashing ou até mesmo em minigames, como a brincadeira de gato e rato que acontecia ao começar uma submissão, vista em UFC Undisputed 3. A EA Sports procura acabar com esse tipo de controle e tenta reinventar o sistema de lutas no chão.

Para as transições, pouco mudará em relação ao seu antecessor. Sabe-se que, para realizar um determinado movimento, você deverá apontar a direção para onde deseja se mover e fazer um semicírculo na alavanca para começar a movimentação. O oponente, por sua vez, deve direcionar o analógico na direção oposta para se defender.

Finalizar seu oponente será outra questão. Dividido em estágios, a submissão não é muito diferente do que é visto nas transições. Ao começar o movimento, você deverá escolher uma direção e, caso seu oponente escolha a opção oposta, ele se defende. Caso contrário, ele avança um estágio na execução do movimento e assim a brincadeira continuará até que a finalização aconteça ou o adversário consiga escapar. Acho que veremos novamente a técnica milenar de tapar o controle da camisa para evitar bisbilhoteiros.

Está confortável o bastante para o senhor?

Novos desafiantes aparecem!

O time de lutadores no UFC sofreram muitas mudanças de dois anos pra cá. Por enquanto ainda não temos acesso à lista de lutadores confirmados, mas sabemos que a categoria feminina estará inclusa, então lutadoras como Ronda Rousey, Miesha Tate e Cat Zingano provavelmente farão parte dessa lista. Vale lembrar que o lendário Bruce Lee também subirá no octógono para dar uma lição nesses “novatos”.

Ainda não há muitas novidades sobre EA Sports UFC, inclusive sobre o funcionamento do modo carreira ou que tipos de modalidades novas farão parte. Infelizmente, as lutas no formato do antigo PRIDE não estão nesse pacote, mas não foi totalmente descartado pela EA Sports. Esperamos que não venha como uma DLC.
EA Sports UFC (Xbox One)
Desenvolvimento: EA Canada
Gênero: Esportes
Lançamento: 17 de Junho de 2014
Expectativa: 2.5 / 5
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Leonardo Correia

é formado em Administração de Empresas pela UNIGRANRIO, joga videogame desde os quatro anos. Nerd assumido, adora falar sobre cultura geek e videogames, o que o levaram à redação do Xbox Blast e da PlayerTwo. Está no Facebook e Twitter.

Comentários

Google
Disqus
Facebook