Vem aí

Prévia: Surpresa ou bomba: Saiba o que aguardar do próximo título da franquia Star Trek (X360)

A ressurreição da franquia Jornada nas Estrelas (Star Trek, no original) se deu através do filme homônimo de J. J. Abrams em 2009. A ... (por Filipe Salles em 04/04/2013, via Xbox Blast)


A ressurreição da franquia Jornada nas Estrelas (Star Trek, no original) se deu através do filme homônimo de J. J. Abrams em 2009. A obra cinematográfica fez uma viagem ao passado da cronologia da série e contou as origens da tripulação da famosa nave estelar U.S.S. Enterprise. Após o sucesso estrondoso do filme, que arrecadou $385 milhões de dólares em bilheteria, não é surpresa que logo teríamos um jogo baseado na película. Além disso, é sabido que adaptações de títulos do cinema para os videogames fracassam na maioria das vezes, e sempre que um game desse gênero chega ao mercado é comum olhar com descrença. Mas será que estamos diante de uma exceção à regra? Confira aqui no Xbox Blast o que esperar de Star Trek: the Videogame!

Em uma galáxia muito, muito...não, espera!

À despeito da piadinha feita sobre a ocasional confusão entre a série criada por Gene Roddenberry e a saga de George Lucas - que inclusive é motivo de flame war desde antes do próprio termo existir – é inegável que ambas possuem uma base de fãs bastante dedicada. Dito isso, é óbvio que as empresas responsáveis pelas respectivas franquias citadas lançam constantemente produtos de diferentes tipos, tais como filmes, animações, histórias em quadrinhos e, dentre eles, nossos amados “joguinhos de videogame”.

Com o lançamento previsto para 26 de abril, o novo jogo que aborda o universo de Jornada nas Estrelas chegará pelas mãos da Digital Extremes - desenvolvedora de títulos como Bioshock e Bioshock 2 - e será publicado pela Bandai Namco em conjunto com a Paramount, empresa responsável pelos filmes da franquia.

Star Trek: the Videogame será um jogo de tiro em terceira pessoa com foco na cooperação, como podemos ver em Army of Two: the Devil’s Cartel, lançado a poucos dias e cuja prévia você conferiu aqui no Xbox Blast. Ao invés da dupla de mercenários de Army of Two, dessa vez será possível entrar na pele dos famigerados protagonistas Kirk e Spock e encarar as diferentes raças alienígenas espalhadas pelo universo.

Não é o primeiro filme, nem o segundo

Aos que estavam esperando ver uma adaptação literal da história contada no filme de 2009, ou até mesmo baseado em sua sequência - com lançamento programado para o dia 14 de junho nos cinemas brasileiros - está enganado. De certa forma podemos encarar essa notícia como positiva, pois é raro que uma adaptação que incorpora o roteiro de um filme consiga ser tão bem sucedida quanto o mesmo, apesar de existirem exceções como o ótimo Spider-Man 2.


A história por trás de Star Trek: the Videogame contará com um roteiro original que servirá de complemento ao filme, da mesma maneira que The Amazing Spider-Man e Aliens: Colonial Marines fazem, e também servirá de ligação para Além da Escuridão - Star Trek, o segundo filme da série mencionada no parágrafo acima, semelhante ao realizado no jogo Enter the Matrix, que faz uma ponte entre Matrix, a animação Animatrix e Matrix Reloaded.

Podia ser mais bonito

Como podemos ver nos trailers e nas imagens que acompanham essa matéria, já podemos dizer que o jogo não impressionará em relação aos gráficos que parecem datados, a causa pode se dar pelo fato de que o jogo vem sendo produzido há três anos, o que é incomum em adaptações deste gênero. Como vemos apenas a face dos protagonistas em detalhe no trailer, é possível perceber que falta um pouco de vida nas texturas faciais dos personagens, o que talvez atrapalhe nas cutscenes, principalmente as focadas no diálogo.

Em contrapartida, os inimigos aparentam estar bem representados, com destaque para os Gorns, raça de alienígenas lagartos que marcaram presença na série original em 1967 e foram remodelados para marcar presença neste título. Se farão um retorno triunfal ou não, só o tempo dirá, porém, enquanto isso, confira abaixo o comercial televisivo gravado pelo conhecido ator William Shatner, o lendário capitão Kirk do seriado, lutando novamente contra os Gorns, só que dessa vez com um controle na mão.



O que podemos dizer em relação à parte sonora do jogo é que, como todo bom título de ação, será recheado de efeitos sonoros explosivos e o mais importante, poder ouvir os efeitos sonoros das armas icônicas da série. Esperamos poder ouvir as clássicas composições da franquia em conjunto com peças originais orquestradas para o título. Por fim, só queremos completo silêncio nas cenas especiais, pois como todo nerd que se preze sabe, o som não se propaga no vácuo.

Por fim, é difícil não olhar para Star Trek: the Videogame com desconfiança. Não apenas pelo fato de ser uma adaptação do cinema para os games, mas também pelo fato do jogo não parecer trazer nenhuma inovação ao gênero. Por outro lado, um roteiro original bem construído e uma mecânica cooperativa competente, aliado a diálogos que transmitam fielmente a química entre Kirk e Spock, podem fazer do jogo uma exceção ao padrão estabelecido por títulos baseados em filmes. Agora deixo uma pergunta no ar: Star Trek será uma surpresa? Ou uma bomba? Compartilhe conosco sua opinião!
E  eu não quero ouvir nenhuma explosão hein!
Star Trek: the Videogame (X360)
Desenvolvimento: Digital Extremes
Gênero: Ação
Lançamento: 26 de abril de 2013
Expectativa: 2.5 / 5
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Douglas Fernandes


é formado em Administração de Empresas pela UNIGRANRIO, joga videogame desde os quatro anos. Nerd assumido, adora falar sobre cultura geek e videogames, o que o levaram à redação do Xbox Blast e da PlayerTwo. Está no Facebook e Twitter.

Comentários

Google
Disqus
Facebook