Xbox Live Creators Program: seja um game designer

Novo programa de incentivo a jogos indies da Microsoft almeja o público amador.

Em março deste ano a Microsoft anunciou o Xbox Live Creators Program, programa de incentivo à produção de jogos independentes criados por fãs e entusiastas de games. Ao contrário do ID@Xbox (Independent Developers @ Xbox), voltado a profissionais da área, a nova iniciativa abraça o público amador.

Maior e mais fácil

Uma das grandes novidades do Xbox Live Creators Program é a facilidade de produção e publicação de jogos para as plataformas da Microsoft. O programa não requer nenhuma aprovação da multinacional de Bill Gates, apenas a aceitação das políticas da empresa. Através da iniciativa, o game designer — amador, entusiasta ou semiprofissional — tem seu jogo exposto para todos os mais de 50 milhões de usuários do Xbox One, Windows 10 e aplicativos mobile da Microsoft.

Se você quer criar e expor seu jogo, mas não possui uma engine ou software dedicado para isso, não se preocupe. O Xbox Live Creators Program também oferece motores de jogos e linguagens de programação para você comprar e trabalhar. Ao baixar o aplicativo Dev Mode Activation, você transforma seu Xbox One em um kit de desenvolvedor, no qual há suporte para Construct 2, MonoGame, Unity, Xenko e Visual Studio (para linguagem C# e C++). A empresa já confirmou que mais engines serão acrescentadas futuramente.


Vantagens e registro

Todas as vantagens do Xbox Live Creators Program também incluem: certificação simples, login no Xbox Live, gamertag/profile, amigos, feed de atividades, Game Hub, clubes, chat, transmissão via Mixer, edição e gravação através do DVR de jogos, salvamento na nuvem, placar de líderes, multiplayer local e precificação baseada nas variáveis de orçamento de seu jogo.

Para usufruir de todas as opções de desenvolvimento e divulgação de jogos indies do Xbox Live Creators Program, é necessário fazer uma conta de desenvolvedor na Microsoft, o que lhe dará acesso a publicação de games na Windows Store, Office Store, Azure Marketplace e outros marketplaces da Microsoft.


O interessado deve se registrar com um e-mail da Microsoft, escolher a opção de conta — individual ou empresarial — e pagar a taxa de registro. No caso do Brasil, o preço para conta individual é R$ 46,00, e, para conta empresarial, R$ 160,00. O dinheiro das vendas de seus jogos é depositado em dólares diretamente no banco de sua preferência, e o método de pagamento e conta bancária devem ser informados no ato do registro.

Outro ponto a favor dos usuários do programa é que a taxa de registro é única e não exige renovação anual, ou seja, uma vez pago o registro para o Xbox Live Creators Program, você pode usufruir para sempre dos benefícios da iniciativa da Microsoft.


De fã para fã

Neste mês de agosto, a primeira leva de jogos independentes do Xbox Live Creators Program foi lançada. Os games já se encontram disponíveis para compra no Creators Collection, uma loja especial do Xbox One dedicada aos game designers da iniciativa da Microsoft. Se você é fã de games e tem interesse em lançar seus próprios jogos, o Xbox Live Creators Program é o caminho certo para ter sucesso, reconhecimento e se divertir ao trocar experiência com os jogadores e outros game designers do programa.

Revisão: Vitor Tibério

Escreve para o Xbox Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook