Blast Battle

Blast Battle: Scorpion VS Sub-Zero (Mortal Kombat)

A série de jogos de luta Mortal Kombat já possui 20 anos desde sua primeira aparição nos arcades e, desde então, marcou a infância de vários... (por João Pedro Meireles em 21/09/2012, via Xbox Blast)

A série de jogos de luta Mortal Kombat já possui 20 anos desde sua primeira aparição nos arcades e, desde então, marcou a infância de vários jogadores ao redor do globo. Dois lutadores em especial se consagraram e transformaram sua rivalidade em um dos maiores destaques do game: Scorpion e Sub-Zero. Que ambos são ícones do mundo dos games todos sabem, mas qual deles será que leva a melhor nesse combate?


Choose your destine


É inegável que essa é uma das maiores rivalidades do mundo dos games, não só por serem os mais conhecidos personagens da franquia, mas também devido ao fato de que suas histórias estão entrelaçadas. Qual dessas, porém, é mais marcante e significativa para a série?

Embora a história de Scorpion seja importante para a construção psicológica do personagem, o extermínio de seu clã, o Shirai Ryu, pouco contribui para mudanças significativas no universo da série, apenas para a rivalidade de ambos os ninjas.

Já Sub-Zero, em especial Bi-Han (o primeiro há usar o codinome), tem ações determinantes para a história de Mortal Kombat, como, por exemplo, ser o “criador” de Scorpion como um ninja espectro. Além disso após ser assassinado pelo mesmo, ele acaba se tornando Noob-Saibot, outro personagem importante dentro do universo do game. Pela mudança direta e participação na origem de personagens, Sub-Zero leva a melhor nesse aspecto.

Vencedor: Sub-Zero


Sub-Zero 1 x 0 Scorpion



Estilo ninja


Esse é um aspecto realmente simples de se julgar, e não porque um se sobressai em relação ao outro, mas sim porque o empate é algo relativamente óbvio. É claro que com o passar do tempo várias modificações foram feitas nas vestimentas dos personagens para diferenciar aquele modelo padrão usado no começo da série.  Essas mudanças, entretanto, não são o suficiente para se apontar um traje como superior a outro, logo, empate.

Empate


Sub-Zero 2 x 1 Scorpion



Eu escolho você!


Como toda a disputa em si, esse aspecto (o carisma) é bem acirrado e é realmente difícil apontar um ganhador. Ambos se credenciaram como os favoritos de uma grande parte de jogadores da série (a exceção de alguns hipsters...pff),  sendo quase impossível se lembrar de Mortal Kombat sem se lembrar de ambos. Embora Scorpion possua a seu favor o clássico bordão “GET OVER HERE”, Sub-Zero leva a melhor por ser um personagem em geral mais disputado nas partidas entre amigos (eu, por exemplo, quando criança sempre brigava para usá-lo... ok... brigo até hoje), tanto pela diversão proporcionada quanto pela facilidade em utilizá-lo.

Vencedor: Sub-Zero


Sub-Zero 3 x 1 Scorpion



Hora de dar porrada


O uso de combos, misturando socos e chutes, é determinante para a vitória em uma luta da série Mortal Kombat, mas o grande diferencial na hora de vencer está nos golpes especiais e na forma que essas “magias” se misturam aos combos para criar ataques ainda mais devastadores.

Sub-Zero possui uma jogabilidade muito fluida e simples, em que basicamente o objetivo sempre será congelar o inimigo para depois disso começar os combos. Há também o “Slide” que permite aliar aos combos um golpe de boa movimentação, dando mais liberdade ao jogador. Scorpion, entretanto, leva a melhor nessa briga pois, embora sua jogabilidade não seja tão intuitiva como a de seu rival, seus ataques especiais permitem uma maior gama de opções ofensivas. Um exemplo disso é o “Teleport Punch” que faz com que Scorpion se teleporte para trás do seu oponente, desferindo um soco que pode ser emendado com um combo. É preciso também fazer uma menção honrosa a “Spear” que além de atordoar o oponente o puxa para perto de si.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=n6PiopZjfBs&feature=related[/youtube]

Vencedor: Scorpion


Sub-Zero 3 x 2 Scorpion



Finish him


Como qualquer texto sobre Mortal Kombat, é impossível deixar de falar no tópico que, provavelmente, tornou a série tão famosa ao longo dos anos: os sanguinolentos fatalities. Ambos possuem uma grande variedade de golpes famosos, mas é Sub-Zero que leva a vantagem, de forma bem apertada, nesse quesito. O porquê é muito simples, embora Scorpion tenha fatalities icônicos como o “toasty” (em que o mesmo tira sua mascara para cuspir fogo no adversário), Sub-zero tem um ainda mais marcante, que na minha opinião, e na de muitos outros, foi o mais marcante do primeiro jogo da série, e que perdura até os dias de hoje: “Spine Rip”. Por esse clássico dos tempos de arcade, e por outros finalizadores, ponto para Sub-Zero.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=t0ye7e41X5k[/youtube]

Vencedor: Sub-Zero


Sub-Zero 4 x 2 Scorpion



Temos um vencedor


Depois de uma árdua batalha, Sub-Zero leva a melhor sobre Scorpion nessa icônica rivalidade que marcou a infância de muitos jogadores ao redor do globo. E para você? Quem ganha essa disputa?

Revisão: Leonardo Nazareth Pereira


é graduando em Engenharia de Computação na UFRGS. Viciado em jogos, em especial Mobas e RTS, passou boa parte da vida jogando-os e pesquisando sobre aqueles que não teve tempo de jogar, o que o levou a virar redator do Xbox Blast.

Comentários

Google
Disqus
Facebook