Não dá para resistir ao charme das pecinhas de LEGO, que fizeram parte da infância de muita gente. O popular brinquedo, no entanto, anda marcando presença também nos games pelas mãos da Traveler's Tales (ou "TT"). Inicialmente, a empresa recontou histórias de franquias famosas como Star Wars, Indiana Jones e Harry Potter, sempre com o humor e o carisma próprios que só o LEGO poderia oferecer.
Mais tarde, caminhos menos seguros começaram a ser tomados, mas os resultados não poderiam ter sido mais satisfatórios. Lego City: Undercover (Wii U) foi o primeiro game a contar uma história totalmente original usando as pecinhas, sendo um jogo encantador e muito divertido. Lego Marvel Super Heroes seguiu uma linha parecida, só que usando personagens mais famosos.
Agora, é hora de voltar às origens e fazer mais um game baseado em um filme. Mas não qualquer filme, e sim The LEGO Movie, previsto para chegar às telonas em fevereiro de 2014. E a adaptação The LEGO Movie Videogame vem chegando junto para acompanhar.
Correndo riscos
Em The LEGO Movie, haverá um fato curioso que também foi notado em Lego City: Undercover – os personagens têm perfeita noção de que são bonecos de plástico e que vivem em um ambiente repleto das ilustres pecinhas. A história girará em torno de Emmet, um simples construtor, que é confundido com o "construtor mestre", uma espécie de entidade que pode salvar o universo LEGO dos planos de um tirano.
O enredo é bem simples, mas irá contar com a presença de convidados ilustres como Batman, Superman e a Mulher Maravilha, além de vários personagens originais. Além disso, podemos esperar o bom e velho humor e carisma do LEGO… mas, afinal, estamos falando do filme ou do jogo? Podemos dizer que estamos falando dos dois, e essa pode ser uma grande fraqueza ou um grande triunfo do game.
O lançamento de The LEGO Movie Videogame será junto ao seu respectivo filme, e apesar de tudo, há uma grande incerteza rondando o título. Parte disso se deve às poucas informações disponíveis. Talvez isso ocorra pois as atenções estão quase todas voltadas para o longa-metragem, ou ainda, porque LEGO Marvel Super Heroes foi lançado recentemente.
O problema está aí. Diferentemente do novo filme em questão, Indiana Jones, Harry Potter e Star Wars são franquias que foram adaptadas ao mundo de Lego. E isso dava à TT Games liberdade para "brincar" com as histórias dos títulos sem perder a essência. Já The LEGO Movie é uma obra já nascida no universo das pecinhas, o que limita bastante a "liberdade" do título em seu enredo. Estamos vendo onde isso está chegando? The LEGO Movie Videogame provavelmente será o primeiro título verdadeiramente baseado em um filme "à risca". E, em questões de roteiro, há chances de que isso poderá ser bem decepcionante para quem ver o filme primeiro.
LEGO por todo o lado
O grande foco do game, então, será em seu gameplay. De cara, dá para notar que a TT já fez algo aqui que estava sendo pedido há muito tempo pelos fãs da franquia: um jogo no qual o ambiente é cem por cento feito de Lego. Para quem não sabe (ou não nota), nenhum dos jogos anteriores trazia somente as pecinhas como cenários. Até mesmo a ilustre Lego City na série Undercover não é feita totalmente de LEGO. E isso já conta vários pontos com os fãs.
Os cenários serão feitos totalmente de Lego pela primeira vez! |
Ao que tudo indica, o jogo não fugirá do padrão estabelecido anteriormente em questão de organização de fases e bônus. Mas já temos notícias de algumas mudanças interessantes. Uma delas é a organização dos personagens em "Regular Builders" e "Master Builders".
"Regular Builders", como Emmet, são os construtores normais. Para poder montar objetos que ajudem a progredir nas fases, eles precisarão achar páginas com instruções dizendo como construí-los. Quando se coleta todas as páginas, começa-se uma espécie de minigame para "checar" as peças, e então, o personagem finalmente constrói o que precisa. Já os Master Builders podem construir diferentes objetos utilizando peças "soltas" no ambiente. Vale lembrar que as construções dos Regular e Master Builders serão diferentes entre si.
Por enquanto, essas são as características mostradas de The LEGO Movie Videogame. Conforme vamos nos aproximando do lançamento, é possível que mais informações venham a público.
Confiamos na grande TT
The LEGO Movie Videogame é, com certeza, um desafio para a Traveler's Tales. Mas, com a leva de ótimos trabalhos anteriores da empresa, temos confiança de que esse game tem de tudo para ser mais um bom jogo. Mantendo a velha fórumla em conjunto com novidades interessantes, dá para apostar que teremos mais um divertido título em mãos.
No mais, LEGO é LEGO. Apaixonados pelas pecinhas deverão conferir o trabalho da TT, e mesmo quem não é muito por dentro tem aí à disposição um candidato forte a multiplayer. De qualquer maneira, teremos que esperar por fevereiro para dar uma olhada no game (e no filme também).
The LEGO Movie Videogame (XBO)Desenvolvimento: TT GamesLançamento: Fevereiro de 2014Expectativa: 3/5
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Felipe Araujo
Comentários