10 anos de Gears of War

Vamos comemorar o aniversário do Delta Squad!

A chegada de Gears of War 4 (XBO/PC) este ano não apenas marca uma nova fase da franquia, agora em mãos da desenvolvedora canadense The Coalition, mas também comemora os 10 anos de Gears of War no Xbox. O sucesso da história do soldado Marcus Fenix e sua luta para salvar a humanidade dos Locusts foi muito além dos games e o jogo também marcou presença em outras mídias. Então, que tal revisitarmos os principais títulos e obras que fizeram a alegria dos gamers nestes 10 anos de Gears of War?

De Unreal Warfare à Gears of War

Gears of War foi criado pelo game designer estadunidense Cliff Bleszinski e inicialmente o jogo se chamava Unreal Warfare, que seria um multiplayer parte da série de tiro em primeira pessoa Unreal (Multi), da Epic Games. Contudo, no processo de produção, a história e as ideias do protótipo Unreal Warfare distanciaram-se muito do universo da série Unreal, foi então que Gears of War começou a tomar forma.

A franquia Gears of War é composta por seis jogos, sendo quatro games com a história principal, um prequel (ou prólogo) e um remaster. Gears of War (X360/XBO/PC) da Epic Games foi o primeiro título, lançado em 2006. O jogo segue a equipe de soldados do Delta Squad e seus esforços para implantar uma bomba no fundo do túnel dos Locusts para acabar com a ameaça dos monstros. Em 2015 o game recebeu um remaster, intitulado Gears of War: Ultimate Edition (XBO/PC), estreia da The Coalition com a franquia.


Com o sucesso do primeiro jogo, em 2008 veio a sequência Gears of War 2 (X360) que segue os acontecimentos do anterior. Nele, os Locusts estão tentando afundar Jacinto Plateau, e as forças do Coalition of Ordered Governments (COG) decidiram lançar uma contraofensiva para detê-los. O final da trilogia protagonizada pelos membros do Delta Squad — Marcus Fenix, Dominic Santiago, Augustus Cole, Damon Baird e Anya Stroud — veio em 2011 com o lançamento de Gears of War 3 (X360). Passando-se 18 meses depois do jogo anterior, a história de Gears of War 3 narra os esforços dos últimos remanescentes da humanidade para sobreviver aos Locusts e aos Lambents, enquanto tentam encontrar o pai de Marcus e acabar com a guerra.

Após o final da trilogia clássica, o prequel Gears of War: Judgment (X360) foi lançado em 2013. Primeiro Gears of War sem Marcus Fenix e Dominic Santiago como protagonistas, Gears of War: Judgment se passa após os acontecimentos do Emergence Day e mostra o julgamento do Kilo Squad — composto por quatro membros, dentre eles Damon Baird e Augustus Cole —, acusado de traição após a batalha contra os Locusts em Halvo Bay.


Este ano tivemos o surgimento de uma nova trilogia com Gears of War 4, agora sob o comando da The Coalition. Contextualizado 25 anos após Gears of War 3, o novo arco de história foca-se em JD Fenix, filho de Marcus, seu par romântico Kait Diaz, e seu amigo de infância Delmont Walker. Em Gears of War 4 a humanidade está lentamente se reconstruindo e se repovoando, no entanto, o clima do planeta Sera está mudando violentamente devido ao Imulsion. Agora, cabe ao trio de jovens heróis o destino do mundo.

Gears of War por Karen Traviss

Se você gosta de ler, ficará feliz em saber que o exclusivo do Xbox conta com uma série de livros escrito pela britânica Karen Traviss, responsável por livros do universo de Halo e Star Wars. Neles, a autora trabalha o passado dos personagens e explora acontecimentos e períodos de tempo pouco aprofundados entre os jogos.

Gears of War: Aspho Fields, de 2008, é o primeiro livro da saga e narra a história de Marcus Fenix, Dominic Santiago, Augustus Cole e Damon Baird 14 anos depois de Gears of War e antecede os fatos de Gears of War 2. Gears of War: Jacinto's Remnant, de 2009 narra duas histórias paralelas: a primeira se passa horas depois da inundação de Jacinto e a outra é contada através de flashbacks de 13 anos atrás, mas um mês depois do E-Day.

Gears of War: Anvil Gate, de 2010 é o terceiro livro do quinteto de obras e se concentra na luta do COG contra a rebelião das organizações Stranded e a união contra a invasão Lambent, bem como novamente um enredo em flashback sobre o cerco de Anvil Gate. Os dois últimos livros da saga, Gears of War: o Fim da Coalizão, de 2011 e Gears of War: Slab, a Prisão de 2012 são os únicos volumes lançados no Brasil.

Gears of War: o Fim da Coalizão faz uma ponte entre o terceiro livro e Gears of War 3. Localizado temporalmente 15 anos depois do colapso mundial, o COG luta contra os ataques dos Lambents na ilha de Vectes, enquanto tentam descobrir as origens das mutações que assolam a ilha e Sera. Finalizando a série de livros, o quinto e último Gears of War: Slab, a Prisão. O livro é um prólogo aos acontecimentos do primeiro Gears of War e mostra a história de Marcus Fenix na prisão de Slab, bem como a prisão de seu pai, Adam Fenix, na ilha de Azura.

Gears na DC Comics

Para os amantes das histórias em quadrinhos, Gears of War também chegou à mídia. Escrita por Joshua Ortega e ilustrado por Liam Sharp, Gears of War: Hollow foi o primeiro arco do game no mundo dos quadrinhos. Lançado em 2008 pela antiga editora Wildstorm, pertencente a DC Comics, a história em seis partes se passa entre Gears of War e Gears of War 2.

Gears of War: Barren, de 2009 centra-se no passado da sargento Alex Brand. Seu tempo servindo no Delta-One e seu retorno a Jilane, cidade onde passou sua juventude. Gears of War: Dirty Little Secrets chegou em 2011, para embalar o lançamento de Gears of War 3. Escrito por Karen Traviss e ilustrado por Pop Mhan, o arco em seis volumes mostra a luta de Marcus e o COG contra os invasores Locusts, um prólogo ao último título da trilogia da Epic Games.


Porém, não só de arcos vive o homem. As histórias em quadrinhos de Gears of War também contam com volumes únicos, dedicados a personagens e eventos específicos. São eles: Gears of War: One Day, Gears of War: The Quickening e Gears of War: Harper's Story, de 2009; Gears of War: Midnight e Gears of War: They Also Serve, de 2010; Gears of War: Unseen, Gears of War: Unsaid e Gears of War: Promise Me, de 2011.

Para aqueles que desejam ter toda a coleção de quadrinhos de Gears of War em um só lugar, a DC Comics lançou a trilogia Gears of War Book One, Gears of War Book Two e Gears of War Book Three, entre 2009 e 2013, com todos os arcos e volumes únicos das histórias em quadrinhos.


Cinema e projeções para o futuro

Além todos os jogos, livros e história em quadrinhos relatados aqui, Gears of War possui a intenção de levar o game às telas do cinema desde 2007. Entretanto, o projeto sofreu várias alterações e desistências ao longo do caminho. Porém, uma luz no fim do túnel Locust foi dada pelo chefe do estúdio The Coalition, Rod Fergusson, na cerimônia de lançamento de Gears of War 4 este ano. O produtor de jogos afirmou que um filme da franquia está atualmente em desenvolvimento pelo estúdio cinematográfico Universal Pictures, mas nenhum detalhe foi revelado.

Marcus Fenix deixou um legado inestimável ao Xbox. Um dos personagens mais amados e de uma franquia consagrada no console da Microsoft, Gears of War tem todos os atributos para construir um futuro brilhante na nova fase da saga. Agora é a vez de JD Fenix mostrar que aprendeu muito bem com o pai.

Revisão: Ana Krishna Peixoto

Escreve para o Xbox Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook