Anunciado o Xbox Live Creators Program: qualquer um pode publicar o seu jogo

Iniciativa é um grande abraço aos indies.


Após revelar o Xbox Game Pass, a Microsoft soltou mais uma novidade na GDC 2017. O Xbox Live Creators Program promete ser uma grande mudança na plataforma de consoles da empresa. O serviço vai permitir que qualquer pessoa publique seu jogo para Xbox One sem precisar de qualquer aprovação. Será tão fácil quanto publicar um jogo para celular!


Para você entender melhor a proposta, vamos explicar o processo atual. Para uma desenvolvedora indie publicar seu jogo, ela deve mandar o conceito à Microsoft e somente se aprovado, entrará no ID@Xbox. Com o Live Creators Program, é somente construir o jogo em UWP e publicar! O game aparecerá numa seção diferenciada da Windows Store com outros também do programa e será compatível com o Xbox One, PC com Windows 10 e até mesmo com o Project Scorpio, quando lançado. Outra facilidade é que não é necessário um dev kit, um Xbox One normal que se encontra em lojas serve como máquina para testes.

O "Live" do nome é um benefício e uma limitação ao mesmo tempo. Benefício porque o jogo vai ter acesso a vários recursos da rede, como login, placares de líderes, sincronização entre dispositivos e até streaming pelo Beam. Limitação pois não terá multiplayer e nem conquistas. Caso o desenvolvedor deseje usufruir tudo o que a Live tem, deverá tentar participar do ID@Xbox e ter ajuda da Microsoft durante a produção com ideias, dinheiro e marketing.


Aos interessados, podem entrar no site do programa e esperar que ele entre em fase pública, pois por enquanto só um grupo seleto de desenvolvedores estão testando a novidade.

Fonte: Xbox Wire

Escreve para o Xbox Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook