Sinais de descontinuidade
Faz alguns anos desde que vimos algum grande título reservado ao sensor de movimentos da Microsoft, como Dance Central (X360) em 2010. A série de jogos de dança da Harmonix possuía lançamentos anuais e foi descontinuada em 2014 com o lançamento de Dance Central Spotlight (XBO). A duologia Kinect Sports (X360) e Kinect Sports: Season Two (X360), da Rare, foram competentes, mas insuficientes para segurar os fãs da tecnologia. O mesmo ocorreu com Kinect: Disneyland Adventures (X360) e Kinectimals (X360), ambos da Frontier Developments.Apesar disso, em 2012 a Microsoft lançou o Kinect para o Windows 8, dando suporte a profissionais que desejassem produzir conteúdo para o sensor de movimentos. Entretanto, a tecnologia sofreu o mesmo destino de desgaste de suas versões anteriores destinadas ao console. Vale notar que a maioria dos grandes lançamentos do Kinect obtiveram maior sucesso no contexto do Xbox 360, enquanto a nova geração carece de títulos marcantes, destacando-se atualmente apenas a série musical multiplataforma Just Dance, da Ubisoft.
Outro sinal dessa tendência é a ausência do Kinect no Xbox One S. A versão slim do Xbox One possui uma entrada para aqueles que desejam o periférico, contudo, o constante lançamento de pacotes de jogos, programas e aplicativos que não utilizam mais o Kinect é preocupante, e revela que a empresa não tem interesse em continuar com o seu uso.
Não apenas isto, o novo console da família Xbox, o Xbox One X, também não vem acompanhado do Kinect e não possui entrada para o acessório. Deste modo, caso o jogador deseje ter o sensor de movimentos é necessário ter um adaptador que conecte o periférico à nova máquina de jogos da Microsoft. Ao deixar o Kinect de fora da versão padrão do Xbox One X, a empresa de Bill Gates reforça a ideia de que a Microsoft esteja planejando a descontinuidade do Kinect.
Projeto Windows Mixed Reality, a realidade virtual
Em 2016, a Microsoft anunciou o projeto de realidade virtual intitulado Windows Mixed Reality, em parceria com grandes empresas de tecnologia como Acer, ASUS, Dell, HP, Lenovo e 3Glasses. O novo plano é entrar no mercado de games com suporte a realidade virtual.A Microsoft lançou no início deste ano seu próprio headset de realidade virtual, que atualmente se encontra disponível para desenvolvedores de jogos para o Windows 10 e interessados em projetar programas para o HoloLens. A intenção da Microsoft para 2018 é tornar o acessório VR parte integrante do Xbox One e também oferecer opções de programas e jogos de realidade mista.
Os crescentes interesse e investimento da Microsoft no novo ramo de jogos eletrônicos, bem como o abandono de jogos e programas para o Kinect, como o fim do Xbox Fitness, confirmam a teoria de que o sensor de movimentos não será parte dos novos planos da empresa para o Xbox One e Windows 10.
Revisão: Vitor Tibério
Comentários