Jogamos

Análise: Forza Motorsport 7 (XBO/PC) é a experiência máxima do automobilismo nos games

Simulador de corrida é campeão em gráficos, som e jogabilidade.

A franquia Forza chega ao seu décimo título, o simulador de corrida Forza Motorsport 7 (XBO/PC), da Turn 10 Studios. O novo jogo é um verdadeiro apanhado de tudo de bom que os games anteriores trouxeram em uma versão aprimorada, e com novidades que transformam a experiência de pilotagem nos jogos eletrônicos a um nível supremo de realismo e diversão.

Maior e melhor

O exclusivo da Microsoft expande as fronteiras do automobilismo para além dos carros. Forza Motorsport 7 traz picapes, caminhões, buggys e outros monstros das pistas que integram um gameplay regado a muitas opções de modos de jogo, bem como veículos de alta velocidade. A diversidade não fica apenas no âmbito dos modelos, mas cada automóvel possui sons e modos de direção diferenciados.

Os detalhes de recriação dos veículos impactam diretamente a experiência de pilotagem. Por exemplo, uma picape tem grandes chances de capotar ou minimamente andar sobre duas rodas em curvas mal executadas, enquanto isso, alguns carros antigos possuem um sistema de frenagem mais precário ou pesado e exigem manobras que não os deixe fora do controle.


O jogador tem a chance de colecionar mais de 700 carros, que vão desde a categoria comum à lendária, na qual estão presentes clássicos da década de 1930, como o 1939 Auto Union Type D, a lançamentos de 2018, como o Porsche 911 GT2 RS. Para completar a tarefa, o sistema de créditos e experiência para elevar o nível de piloto, bem como os prêmios de marcos de piloto estão de volta.

Além dos inúmeros modos de corrida — carros antigos, rally, GT, Fórmula E, muscle cars, entre outros —, os eventos de exibição iniciados em Forza Motorsport 6 (XBO/PC) voltam com inúmeras novidades, as quais premiam os jogadores com veículos raros em provas de velocidade, resistência, boliche de carros, desafios contra o piloto de powerslide e rally Ken Block e outras opções divertidas.


Faça chuva ou faça sol

Se você passou por maus momentos nas pistas chuvosas de Forza Motorsport 6, ficará feliz em saber que a mecânica que tornava quase uma missão impossível pilotar naquelas condições foram corrigidas em Forza Motorsport 7. O novo jogo traz um sistema de clima dinâmico bem equilibrado e com um nível de dificuldade adequado para cada configuração.

Agora os pilotos podem aproveitar uma corrida que começa sob o sol brilhante da manhã e correr até anoitecer. A mudança climática, além de bela e imersiva, acrescenta um novo grau de dificuldade. Determinadas pistas noturnas farão você valorizar muito os faróis de seus carros, enquanto outros circuitos com o sol a pico podem lhe cegar em determinados trajetos. A chuva faz a pista se tornar escorregadia e, dependendo da intensidade da chuva, névoa pode lhe obstruir a visão.


Outro ponto a favor da mudança climática é o aprimoramento das condições das pistas e como elas afetam os veículos. Um exemplo é o tempo quente, um autódromo ambientado no deserto — como o circuito de Dubai — irá proporcionar maior desgaste dos pneus, pois a areia tem impacto direto na estabilidade do carro durante as corridas.

A jogabilidade de Forza Motorsport 7 reproduz uma pilotagem próxima da realidade das corridas, contudo o jogo é receptivo a todo gamer apaixonado por corrida, oferecendo várias opções de dificuldade que vão desde o nível iniciante a simulador. Além disso, o simulador possui a opção de personalização, na qual o jogador pode habilitar ou desabilitar as configurações que desejar para tornar sua experiência melhor.


A beleza da velocidade

Em matéria de gráficos, Forza Motorsport 7 é um verdadeiro show de fotorrealismo. Os detalhes técnicos de cada veículo estão em níveis de excelência e exibem o conjunto completo da beleza interna e externa dos automóveis. O modo Forza Vista é um colírio para os olhos dos jogadores apaixonados por essas máquinas.

A arte bonita não é mérito unicamente dos veículos, mas também dos circuitos. O autódromo de Praga, por exemplo, é um dos mais belos do jogo, mostrando a arquitetura histórica dos prédios e castelos da capital da República Checa. Para os brasileiros, o autódromo no Rio de Janeiro dispensa comentários, as paisagens maravilhosas e o Cristo Redentor abrilhantam ainda mais o gameplay.


Se você curtiu o visual fotorrealista de Forza Motorsport 7, o simulador expande a beleza dos carros e cenários para o próprio piloto. Agora você pode personalizar seu piloto com diferentes uniformes de corrida. As opções variam de roupas clássicas a uniformes inspirados na cultura pop, como roupa de astronauta ou de cavaleiro medieval, tornando tudo mais divertido.

A diversão não para no piloto, o modo de customização de veículos com opções de pintura e designs retorna com total liberdade para o jogador pintar e desenhar no seu carro. Há vários modelos de vinis entre formas geométricas, texturas, bandeiras, marcas, letras, entre outros. E se o jogador desejar, também pode fazer seu próprio grupo de vinis e design para compartilhar com a comunidade de Forza.


Copa Forza: o modo carreira mais imersivo de Forza

Além do multiplayer e corridas livres, uma novidade que merece todo destaque é o novo modo carreira de Forza. O simulador Forza Motorsport 7 traz um sistema composto por seis campeonatos de corrida: Seeker/Investigador, Breakout/Erupção, Evolution/Evolução, Domination/Dominação, Masters/Mestres e Copa de Pilotos Forza.

O formato inédito do modo carreira é extremamente imersivo e empolgante. Na Copa Forza, o jogador começa como um piloto iniciante que precisava galgar seu espaço no automobilismo. A cada campeonato desbloqueado, novos prêmios, carros e créditos são um incentivo para o jogador, que se sente recompensado pelo esforço de ver seu piloto avançando na campanha.


Apesar de todo brilhantismo de Forza Motorsport 7, o jogo peca em dois campeonatos nos quais o game sofre um crash e não permite o gamer continuar a campanha. Na copa Seeker/Investigador, é impossível chegar à terceira corrida da categoria Hot Hatches Modernos; e na copa Domination/Dominação, a categoria Carros de Turismo Esportivos sequer chega a abrir e, novamente, a impossibilidade de avançar para a terceira corrida se reprisa na categoria Renascimento dos Muscles Cars.

Os problemas com crashs e travamentos atrapalham a experiência no modo campanha, bem como impede o jogador de concluir todos os campeonatos de Forza Motorsport 7. Porém, a quase infinidade de veículos, modos e desafios acabam por suplantar tais problemas e tornam o simulador uma boa opção na hora de adicionar novos título a sua biblioteca de jogos do Xbox One e Windows 10.


Forza Motorsport 7 é aquele jogo perfeito, mas que ao mesmo tempo tem defeitos sérios que me impedem de dar a nota máxima. Espero que a Turn 10 Studios possa corrigir futuramente os erros citados e transformar a nota final em um dez muito merecido. Forza Motorsport 7 é mais do que recomendado, é obrigatório para os fãs de corrida.

Prós

  • Clima dinâmico bem elaborado;
  • Dificuldade nivelada;
  • Gráficos fotorrealistas;
  • Mais de 700 carros;
  • Modo carreira imersivo;
  • Personalização de carros com novos itens;
  • Personalização de piloto;
  • Vários modos de jogo.

Contras

  • Crash nos campeonatos Seeker/Investigador e Domination/Dominação.
Forza Motorsport 7 — XBO/PC — Nota: 9.5
Versão usada para análise: XBO
Revisão: Vitor Tibério

Escreve para o Xbox Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook