Game Music

Game Music: Bastion (XBLA)

Apesar de jogos indies (independentes) não terem grandes gráficos ou publicidades, eles se destacam pelo capricho de todas as partes que com... (por João Pedro Meireles em 23/08/2012, via Xbox Blast)

Apesar de jogos indies (independentes) não terem grandes gráficos ou publicidades, eles se destacam pelo capricho de todas as partes que compõem o jogo, como visual, história, jogabilidade e sons (dentro deste, a trilha sonora). Bastion é um exemplo de game que segue esse aspecto, porém com um diferencial, a trilha sonora passou do patamar de “algo bom” e se tornou uma das, se não a melhor, trilha de todos os jogos indies já feitos. Continue lendo para saber mais sobre essa aclamada, e premiada, trilha sonora e, é claro, ouvir algumas das músicas que a compõem.


O homem por trás do som


Amigo de infância de Amir Rao, um dos diretores do game, Darren Korb foi o designado para construir a trilha sonora de Bastion, sendo este o primeiro game que o mesmo trabalhara. Trazido para a equipe logo no começo do desenvolvimento, ele pode criar a sinergia vista entre os cenários e as músicas, sendo que, algumas vezes os cenários eram terminados depois, baseados na música que já fora feita. As melodias do jogo, de acordo com o próprio Korb, eram uma mistura de batidas pesadas com alguns elementos acústicos e foram feitas assim pois o mesmo queria criar um estilo diferente do que já havia escutado em trilhas sonoras de outros games.
"(…)heavily sampled beats in layers, along with acoustic elements"

- Darren Korb

Além de criar as melodias em si, ele também escrevia as letras e cantava algumas delas, junto com Ashley Barrett e Logan Cunningham, esse último sendo o responsável pela voz do famoso narrador presente dentro do jogo.

E os prêmios?


Além dos inúmeros prêmios que o game ganhou como um todo, a trilha sonora também foi muito premiada, como por exemplo no Spike Video Games Award onde "Build That Wall” levou o prêmio de melhor música , e tendo "Setting Sail, Coming Home” como outra das indicadas.

Chega de papo... hora de música!


Agora é a hora de o porquê dessa trilha sonora ser tão boa. Primeiramente temos “Build That Wall”, cantada por Ashley Barrett, tema da personagem Zia, que em minha opinião, é a mais bela canção do jogo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=t8cELTdtw6U[/youtube]

Outra música tema de personagem, desta vez de Zulf, e cantada pelo próprio Darren Korb é  “Mother I’m Here” também é digna de destaque.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=YlfUcnSbKDA&list=PLE92A345D7C2A1B2D&index=1&feature=plpp_video[/youtube]

Podem se destacar também as músicas que tocam durante as fases do game, que além de excelentes possuem uma forte ligação com o que o jogador passa.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gQWAcgefsQQ&list=UUene_3tlpTmPjiebjClmV0w&index=6&feature=plcp[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2HHqdLrTBwQ[/youtube]

E por fim, “Setting Sail, Coming Home” é uma espécie de mistura dos temas de Zulf e Zia e encerra esse excelente jogo da forma que ele merece, grandiosamente.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GDflVhOpS4E&feature=relmfu[/youtube]

“Música para os ouvidos”


Que a trilha sonora de um game é importantíssima para sua qualidade final, todos sabemos. Mas há alguns casos em que essa é tão bem feita que passa a ter um destaque tão grande quanto o próprio game, e Bastion é ,merecidamente, um desses casos. (Para os mais interessados, vale lembrar que a trilha é vendida separadamente e está na Steam por US$ 9,90).

Revisão: Ramon Oliveira de Souza


é graduando em Engenharia de Computação na UFRGS. Viciado em jogos, em especial Mobas e RTS, passou boa parte da vida jogando-os e pesquisando sobre aqueles que não teve tempo de jogar, o que o levou a virar redator do Xbox Blast.

Comentários

Google
Disqus
Facebook