Blast Battle

Blast Battle: Ken vs. Guile (Street Fighter)

Em um jogo de luta vencer ou perder são pontos muito variáveis, já que, dependendo de quem estiver jogando, um personagem pode ser muit... (por Ok em 22/11/2012, via Xbox Blast)

Em um jogo de luta vencer ou perder são pontos muito variáveis, já que, dependendo de quem estiver jogando, um personagem pode ser muito ou nem um pouco habilidoso. Mas aqui no Game Blast temos uma coluna intitulada Blast Battle, na qual buscamos definir quem seria o vencedor numa luta entre dois oponentes, mas não pelos meios tradicionais, e sim através de alguns quesitos específicos. Melhor do que falar sobre isso, vamos acompanhar mais este Blast Battle em uma ferrenha luta entre Ken Masters e William F. Guile.

O mais carismático

Vamos começar com um quesito muito importante na hora de se escolher um personagem favorito, ou mesmo na hora de escolher com qual iremos jogar. Afinal, se há um personagem com quem eu me identifico em um jogo de luta, eu provavelmente me sentirei mais a vontade jogando com ele.

Primeiro quesito: Carisma

Enquanto Ken está sempre sorridente e brincalhão, vendo as lutas mais como uma forma de diversão do que qualquer outra coisa, Guile exibe sempre uma expressão séria e carrancuda. Se fosse sua primeira vez jogando Street Fighter você provavelmente escolheria o Ken pois, implicitamente, ele passa a mensagem de que, com ele, vencer fica mais fácil. Por isso, o primeiro ponto vai para Ken.

Ken 1 x 0 Guile

A música tema melhor construída

Se um personagem não consegue te conquistar visualmente, talvez ele consiga auditivamente. Quantos gamers já retornaram a um jogo só para poder ouvir aquela música novamente? E quantos tem a trilha sonora de seu jogo favorito em seu tocador portátil?

Segundo quesito: Música

A música tema de Ken é fascinante e surpreendente, levando o jogador ao frenesi a cada shoryuken do guerreiro, mas o tema de Guile consegue ser empolgante e comovente ao mesmo tempo, cheio de acordes que estimulam o jogador a continuar lutando, além de ter um clima que combina mais com a personalidade do coronel. A música tema de Guile é, também, muito famosa, chegando até a ser confundida com o tema do próprio game. Por isso, o segundo ponto vai para Guile.

Ken 1 x 1 Guile

A história mais envolvente

Partindo para o lado do aprofundamento, nem sempre um personagem é o que aparenta ser, ou aquilo que sua primeira impressão passa. Muitas vezes nossas opiniões mudam quando passamos a conhecer a história de um determinado personagem, seja para melhor ou para pior.

Terceiro quesito: História

Aquilo que deixamos para trás é muito importante pois faz de nós aquilo que nós somos. Guile simplesmente é o que é, um militar a serviço de seu país, primeiramente almejando a vingança contra Bison e a Shadaloo enquanto sofre a morte de seu companheiro caído, Charlie, a quem, mais tarde, ele sai pelo mundo para procurar, com suspeitas de ainda estar vivo. Já Ken tem um passado fantástico, tendo deixado os Estados Unidos ainda jovem para treinar no Japão com Gouken, ao lado de Ryu, onde aprendeu a ser humilde e a respeitar a cada oponente. Uma curiosidade é que, no presente, Ken e Guile são casados, respectivamente, com as irmãs Eliza e Julia. Assim, o terceiro ponto fica para Ken.

Ken 2 x 1 Guile

A postura mais adequada

Seguindo nossa disputa, adentramos o campo da atitude. Fica muito mais fácil para um jogador entender o que está se passando em um determinado game se o personagem agir de acordo. Em um jogo de terror, por exemplo, o personagem deve demonstrar medo para facilitar a aproximação ao jogador, que também estará experimentando essa sensação.

Quarto quesito: Postura

Os fãs de Ken me desculpem, mas as atitudes de Guile parecem muito mais adequadas para um homem que literalmente luta por seus ideais. Enquanto para Ken tudo parece diversão, desde uma simples disputa entre dois amigos até o salvamento do mundo pela derrota de um vilão, Guile encara tudo de maneira calculada, um pouco fria, é verdade, mas com muita paixão ao que faz. Assim, o quarto ponto vai para Guile.

Ken 2 x 2 Guile


Os melhores golpes

Falando algo que parece óbvio, mas é sério: o que faz os jogos de luta são os golpes. Digo isso porque se o gamer não se identificar com a jogabilidade de certo personagem, mesmo com todos os quesitos anteriores as chances de ele ir procurar algum outro favorito são grandes.

Quinto quesito: Golpes

Nenhum dos dois americanos é completamente original neste ponto. Enquanto Ken compartilha a maioria dos movimentos com Ryu, como o Hadouken, o Roliúgui Shoryuken, e o Tatsumaki Senpukiaku, Guile compartilha alguns movimentos com Charlie, como o Álequi Fú Sonic Boom e o Flash Kick. Mas é inegável dizer que Ken oferece uma jogabilidade muito mais fluida que seu compatriota, herdando os consagrados comandos de "meia lua", enquanto Guile necessita de um tempo de carregamento para a maioria de seus golpes. Depois destes cinco pontos, é hora de declarar um vencedor, e a vitória vai para Ken Masters.

Ken 3 x 2 Guile


Temos um vencedor

Vimos neste Blast Battle que Ken levou a melhor em cima de Guile. Mas este texto expressa unicamente a opinião do autor. E para você? Qual dos dois levaria a melhor? Concorda ou discorda com os quesitos aqui apresentados? Use seus comentários para enriquecer este artigo!

Revisão: Leandro Freire

Escreve para o Xbox Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook