Vem aí

Kinect Sports Rivals (XBO) revelará o espírito atleta nos jogadores

Novo título da Rare promete mostrar a precisão do Kinect no Xbox One.


Foi-se o tempo em que jogar videogame se limitava ao apertar de botões. Hoje em dia, existem diversos jogos que incentivam o exercício físico. Wii Sports e Wii Fit, da Nintendo, são dois exemplos de títulos bem sucedidos que seguem essa premissa. E vendo como essa tendência atraía jogadores casuais, é óbvio que outras produtoras tentaram aderir ao modelo.


Kinect Sports (X360) foi a primeira tentativa da Microsoft, pelas mãos da Rare, de mostrar as capacidades do Kinect. Porém, apesar de ter recebido notas boas e ser razoavelmente divertido, o jogo foi discriminado por vários jogadores, que o chamaram de cópia e caça-níqueis.

Mesmo sendo divertido, Kinect Sports (X360) foi recebido com frieza por muitos gamers
Agora, Kinect Sports Rivals está chegando ao Xbox One e traz consigo a missão de demonstrar o verdadeiro poder do Kinect 2.0. Tal tarefa não será nada fácil, mas tudo aponta que ele está no caminho certo.

Você contra o mundo

Assim como em seus antecessores do Xbox 360, Rivals está sendo desenvolvido pela Rare, empresa responsável por sucessos como Donkey Kong Country (SNES) e GoldenEye 007 (N64). A equipe já não é mais a mesma, mas ainda podemos esperar o melhor do estúdio.

O título se passa em uma ilha paradisíaca. Lá existem três times diferentes: Viper Network, Eagle Legion e Wolf Clan. Cada equipe tem sua própria filosofia e estilo de jogo. Ao iniciar, o jogador poderá escolher a qual delas ele pertencerá. O mais legal é que cada uma delas contará com seus "treinadores", ou seja, NPCs que ajudarão a entender as mecânicas de gameplay em cada esporte oferecido. Esses personagens são cheios de carisma e personalidade. Claro que não se pode esperar algo muito profundo deles, mas é legal ver que a Rare está tentando variar o jogo, em relação a do mesmo gênero.


Kinect Sports Rivals oferecerá seis modalidades diferentes para serem desfrutadas: boliche, futebol, escalada, tênis, tiro ao alvo e corrida de moto aquática. Em todas o jogador usa o corpo para realizar as ações necessárias. Experiências de usuários e vídeos na internet mostram que o tempo de resposta dos comandos é praticamente instantâneo e muito precisa. Além disso, o Kinect usará comandos de voz para determinadas ações. Por exemplo, para ativar um poder especial durante a corrida de moto aquática, o jogador deverá falar o nome desse poder em voz alta. 

Um fator que chamou a atenção sobre o jogo é a imprevisibilidade do clima. Em qualquer esporte, ao iniciar uma partida, condições como vento e chuva podem alterar elementos do cenário e a física do lugar. Jogar uma partida de tênis quando estiver ensolarado e com pouco vento será bem diferente de jogar de novo com chuva e ventania. Isso fará com que nenhuma estratégia de jogo seja totalmente eficaz em qualquer situação, o que adicionará uma boa dose de desafio extra ao título.


Também não podemos esquecer de mencionar a função mais inovadora que o Kinect 2.0 desempenhará no jogo. Ele escaneará o rosto e corpo do jogador para criar seu próprio avatar. Isso mesmo, nada de ficar ajustando cor de pele e cabelo; o periférico da Microsoft já fará todo o trabalho. Se tudo funcionar como previsto, esse com certeza será um destaque bem interessante do título.

Um jogo casual?

Kinect Sports Rivals contará com competições online e busca por achievements em cada esporte. Simples de entender, mas nem tanto de dominar, as modalidades se mostrarão um desafio legal para quem quiser se divertir com o Kinect em seu Xbox One. Atualmente, uma versão demo gratuita está disponível na Xbox Live. Apesar de contar apenas com o modo de corrida de moto aquática, ele já tem suporte para leaderboards online e dá uma provinha do que está por vir. 

Não será exatamente um jogo que motivará alguém a comprar o novo console da Microsoft. Por outro lado, será uma ótima adição à sua biblioteca, e quem já o possui poderia levar esse título em consideração para uma jogatina mais casual. Ou melhor, nem tão casual assim, já que o seu próprio slogan afirma que em Rivals é o jogador contra o resto do mundo, dando a entender que a competição será acirrada. Nos resta aguardar para ver se isso será verdade.

Kinect Sports Rivals
Desenvolvimento: Rare
Lançamento: 8 de abril de 2014
Expectativa: 3/5

Revisão: José Carlos Alves
Capa: Diego Migueis

é estudante do Ensino Médio e joga videogames desde que ganhou seu primeiro console aos 5 anos de idade. Quando não está jogando algum jogo de terror qualquer ou entrando em hype para um novo Zelda, normalmente está dando uma olhada no Facebook.

Comentários

Google
Disqus
Facebook