Dojo Blast: Killer Instinct e seu Laboratório Sombrio

Ultratech cria uma incrível máquina para os combatentes evoluírem sem o uso de implantes cibernéticos.

Bem vindo a Ultratech. Parece que você está interessado em testar o nosso novo experimento. Você tem coragem! Foram poucos os que se candidataram para ser cobaia de si mesmo. Não se assuste, tudo aqui é muito simples e você irá apenas fazer o que está acostumado todos os dias, eu presumo. Relaxe um pouco por favor.

Entrando no Laboratório Sombrio

Vejo que já vestiu seu traje de combate, então siga-me. Como pode ver, é uma sala de treinamentos, porém, um pouco mais tecnológica: possui algumas marcações em LED para auxiliar sua noção espacial quando realiza socos, chutes e aqueles fenômenos sobrenaturais que você não colocou na ficha, mas que nós observamos você utilizar nas suas brigas. Entre enquanto ajusto a sala para você.

Muito bem, novato, nós iremos realizar três lutas para medir o seu nível de combate. Dê tudo de si sem hesitação. Nossos computadores estão conectados a sensores de última geração os quais irão realizar uma leitura perfeita dos seus movimentos e analisar seus pontos fortes e fraquezas.
Nós vamos medir o quão bons são seus ataques, como você vai para cima do oponente e quão efetivas são suas tentativas de abrir alguma brecha nas defesas. Melhor do que eu, você sabe que mais importante do que quantos golpes você consegue dar, são quantos golpes você aguenta levar e, principalmente, consegue defender ou desviar. Basicamente, sua precisão de ataque e defesa, respectivamente.


Para completar nosso estudo, sua forma de atacar irá nos dizer com qual frequência você utiliza certos movimentos e quantas vezes os acerta no oponente, junto com a forma que você se comporta na arena. A nova geração ama essa coisa chamada de combo. No meu tempo, bastava acertar muitos socos e ser elogiado pelo estilo. Hoje, estilo é a combinação dos seus combos e sua defesa.

Criando sua sombra

Chega de conversa, pois não foi para isso que você veio até aqui. Para tirar esse ar de prepotente da sua cara, nós trouxemos um rival que vai te animar. Serão realizadas três lutas contra o nosso mestre do dojo, o lendário monge: Jago.
A primeira luta contra Jago será muito fácil, então aproveite o momento para ser o mais preciso possível, errando apenas aquele 1% que acaba acontecendo com a nossa execução dos golpes. Na segunda luta, Jago estará mais esperto e tentará interromper alguns golpes seus, mas ainda é presa fácil para média. Na última luta, esteja preparado para sofrer. Jago agora possui uma noção muito grande do seu comportamento e irá realizar manobras como o Combo Breaker para mexer com seu psicológico. Esta última  luta pode ser traumática, mas não se abale, pois o melhor vem depois dela. O personagem que você selecionou para os combates será o seu personagem Sombra.

Eu sabia que essa cara iria mudar. Tenho algo para lhe contar e talvez isso te deixe ainda mais irritado. Parecia fácil no inicio e no fim você não acredita que o mesmo rival, Jago, virou o jogo mostrando que sim, sabe lutar. Na verdade, não foi exatamente Jago que você enfrentou. Seu rival não passava de uma criação nossa, a sombra de Jago. E por favor, não o confunda com aquele ser misterioso em que ele se transformou ao final do último torneio.

Se me permite, quero que veja seu novo rival. Por favor, contenha essa cara de espanto, pois você está aqui para lutar. E quanto mais você lutar, mais parecida contigo ela será, a sua Sombra. Vamos treinar mais um pouco... Isso está cada vez mais divertido.

Treinando sua sombra

Lute a vontade e não evite soltar novos golpes, todos nós já sabemos que vocês, lutadores, são cheios de esconder alguns segredos para surpreender seus rivais. É muito bom ver essa cara de “não acredito que estou sendo derrotado por mim mesmo” após algumas lutas. Eu te avisei que sua Sombra ficaria cada vez melhor quantos mais lutassem. Já posso ver claramente: você não sabe mais como vencer a si mesmo.
Uma das grandes vantagens de criar e treinar contra a sua sombra, é que você começa a enxergar melhor como é o seu estilo. Se as dicas e vídeos que assistidos para melhorar seu desempenho pareciam confusas e você tinha dificuldades de realizar uma autoanalise do seu eu lutador, lutando contra a sombra sua mente se abre. A Sombra vai utilizar os mesmos vícios que você tem em situações como luta corpo a corpo, lutas à distância, como reage à zona criada por magias e quando estiver na defensiva. Por outro lado, você vai conseguir testar o seu modo de defender contra seu próprio modo de atacar, pois a Sombra vai partir pra cima do mesmo jeito que você.

Quando você começar a quebrar os ataques da sua sombra, ela vai aprender a se defender das suas ofensivas. Quanto mais vezes você utilizar o personagem contra a sombra, mais dados o jogo irá recolher e vai tornar o estilo dela mais parecido com o jeito que você joga

Chegamos no ponto em que você não consegue derrotar você mesmo. Garoto, essa sombra possui algumas falhas, mas os acertos dela em te copiar são o suficiente para mostrar o seu limite. Descanse um pouco, ainda tenho outras surpresas e elas podem te estimular a evoluir.

Jago foi um ótimo desafio, mas vamos procurar uma média para a dificuldade das próximas lutas, e agora será no modo de sobrevivência. Você irá lutar contra essas novas sombras. Elas podem não ser verdadeiramente as figuras de Aganos, Hisak, Orchid, Sadira e outros, mas lutam exatamente como eles.
Cada vez que você utilizar o personagem sombra, mais informações serão recolhidas pelo jogo. Você poderá salvar as novas informações sempre que uma luta terminar. O Laboratório Sombrio permite que você treine contra sua sombra e também poderá testá-la contra outras sombras de jogadores espalhados pelo mundo. Essas sombras estão divididas pelo nível de habilidade da pessoa que a criou, então é fácil de encontrar um oponente sombra do seu nível ou um pouco acima. Lembre-se, sempre que salvar os dados de uma luta, sua sombra será atualizada.

Fim do experimento

Fechando as atividades da Ultratech e voltando o redator, este modo de Killer Instinct é uma ótima revolução para os jogos de luta. O sistema é muito similar ao Drivatar do Forza 5, e é ótimo para medirmos nosso nível de lutador. A Sombra irá tornar-se, a cada luta, muito mais próxima do que você é lutando e poder desafiar o seu próprio nível é ótimo para a evolução do jogador.

Notando que sua sombra sofre para defender magias, você encontra a sua própria dificuldade de realizar as defesas, logo, encontrou um ponto para melhorar. Encontrou um ponto muito forte nela? Será que é possível quebrar tal ponto? Isso vai te ajudar a encontrar brechas e testar se realmente alguns movimentos estão dentro da eficiência esperada.

Como citado, a Sombra possui pequenas falhas. Até o momento, notei alguns detalhes que minha Sombra não realiza. Um deles é forçar um jogo de Endeduken com Fúria do Tigre, caso o adversário pule a magia e venha me atacar pelo alto. Outro ponto é algo que realizo em quase todas as partidas: finalizar com Ultra Combo para manter a média de hits dos combos longos.
Já entrou no laboratório da Ultratech? Conte-me sua experiência lutando contra sua sombra. O que te surpreendeu e o que esperava ver no comportamento dela? Lutar contra uma sombra está melhorando sua evolução dentro do jogo? Até a próxima.
Revisão: Gabriel Verbena
Capa: Felipe Araújo

é amante dos games de luta, em especial briga de rua. Segue escrevendo de música a games, sempre em busca dos mais fortes artigos. Pode ser encontrado no HMBR, na Live ou Twitter!

Comentários

Google
Disqus
Facebook