Auxílio da Microsoft
O programa ID@Xbox foi criado pela Microsoft em 2014 com o intuito de ajudar produtoras indies a publicarem seus jogos para as plataformas Xbox One e Windows 10. Atualmente, o programa conta com desenvolvedores de mais de 50 países e recebeu uma nova forma de game designers integrá-lo, com o futuro Xbox Live Creators Program, um novo segmento do programa que permitirá a qualquer usuário do Xbox publicar seu jogo na plataforma sem necessidade de aprovação ou passar por um processo de seleção da Microsoft, tornando o serviço mais rápido, intuitivo e acessível para jogadores e desenvolvedores.Em 2016, o ID@Xbox realizou o primeiro ID@Xbox Game Fest, um festival de jogos independentes que durou todo o mês de maio, permitindo aos jogadores conhecerem diversos games lançados através do programa de incentivo da Microsoft. Alguns dos novos games indies que se destacaram foram: o jogo de tiro em primeira pessoa SUPERHOT (XBO/PC), da Pony Island; o novo game da Playdead, o jogo de plataforma 2D com resolução de puzzles Inside (XBO/PC); e o game 2D de aventura sobrenatural Oxenfree (XBO/PC), da Night School Studio.
Brasil no ID@Xbox
Não são apenas produtoras internacionais que lançam jogos indies de sucesso no programa de incentivo da Microsoft. O ID@Xbox conta com estúdios brasileiros em sua composição, com destaque para produções como Momodora: Reverie Under the Moonlight (Multi), da Bombservice, e Aritana e a Pena da Harpia (XBO/PC), da Duaik. Jogos bem avaliados e premiados internacionalmente.Momodora: Reverie Under the Moonlight é o quarto título de Momodora, uma série de jogos de plataforma disponibilizada gratuitamente até Momodora II (PC), do Rdein, apelido para Guilherme Martins. O jogo 2D é uma fantasia ao estilo metroidvania e um dos integrantes brasileiros do ID@Xbox com maior sucesso entre os jogadores.
Premiado pelo próprio Phil Spencer durante a BGS Premiere 2015, o jogo de plataforma Aritana e a Pena da Harpia foi um dos primeiros games desenvolvidos por brasileiros no programa ID@Xbox. O sucesso do jogo o transformou em um exclusivo da Microsoft e o game figurou como um dos destaques da conferência latino-americana da Microsoft na E3 2015.
Futuro independente
O programa ID@Xbox tem muito a oferecer, tanto para os desenvolvedores quanto para os jogadores, e precisa ser melhor conhecido no Brasil. Com o futuro Xbox Live Creators Program, por exemplo, a facilidade para publicar jogos na plataforma da Microsoft é imensa, bem como a possibilidade de gerar visibilidade para um público maior e dentro de uma empresa reconhecida.Para aqueles que se interessam em produzir seus próprios jogos e desejam ingressar no cenário indie de games, apostar na Microsoft como plataforma de divulgação é um passo importante para reconhecimento do seu trabalho.
Revisão: Vitor Tibério
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