Top 10

Os 10 melhores games gratuitos para Xbox

Tem pra todo gosto. Jogo de luta, MMO, MOBA, cardgame e battle royale.



Para nós apaixonados por jogos a palavra “free” (gratuito) tem um valor especial. Visto que os jogos em território nacional costumam custar absurdos, quando encontramos aquele game com custo zero o coração até palpita.

Por outro lado, a frustração é grande quando o que está diante de nós é um jogo de péssima qualidade e aí você finalmente entende o porquê de estar gratuito. Assim, é pensando nas nossas dificuldades financeiras e na busca por jogos interessantes e bem desenvolvidos que esta lista foi criada.


10) SMITE

É fã de e-sports e, principalmente, MOBA? Esse jogo foi feito para você. Na falta de um League of Legends, Dota ou Heroes of the Storm no seu console, SMITE é uma ótima opção.

SMITE foi desenvolvido pela Hi-Rez Studios e já possui mais de 20 milhões de jogadores no mundo todo. A grande sacada do game é você controlar diversos deuses, deusas e outras figuras mitológicas como Odin, Zeus, Ísis e Lúcifer. Há representantes de diversas culturas, como a chinesa, japonesa, nórdica, romana etc.





Sobre a jogabilidade, quem conhece bem o gênero MOBA vai perceber que pouca coisa muda, exceto que  SMITE é jogado em terceira pessoa, com uma câmera muito mais próxima do que a tradicional visão aérea.

9) Fallout Shelter

Pode-se dizer que Fallout Shelter é um jogo de simulação que se passa no universo de Fallout. Nele você precisa gerenciar um abrigo nuclear controlando recursos e necessidades básicas como energia, água e alimentos para manter os habitantes vivos.





O jogo foi desenvolvido pela Bethesda e está disponível para diversas plataformas de consoles, PC e até mesmo para dispositivos móveis. Após o seu lançamento, em 2015 (inicialmente para celulares), o game faturou mais de 5 milhões de dólares por meio das microtransações disponíveis no jogo.

8) GWENT: The Witcher Card Game

É fã das aventuras do nosso querido “Geraldão” (Gerald de Rívia) e ficou órfão após The Witcher 3 e está tentando passar o tempo de alguma forma enquanto não sai a tal série da Netflix? Gwent pode ser a melhor opção para você.

O game Gwent é a versão do cardgame que era possível jogar também em The Witcher 3. A jogabilidade é bem simples e intuitiva: cada jogador possui um deck de 25 a 40 cartas e o objetivo é derrotar o inimigo usando suas cartas associadas a uma das cinco facções do universo do jogo, são elas: Nilfgaard, Monstros, Skellige, Reinos do Norte e Scoia'tael.





Para quem é fã de cardgames como Yu-Gi-Oh, Magic The Gathering ou Hearthstone, Gwent é uma ótima pedida. Aos que não estão familiarizados, o jogo possui diversos tutoriais explicativos e que funcionam de forma gradativa. É válido lembrar também que o game está na sua versão preview, isto é, melhorias ainda estão sendo feitas e o produto final deve ficar ainda melhor.

7) Killer Instinct

Uma das grandes aquisições que a Microsoft obteve da Rare foi a franquia de jogos de luta Killer Instinct, lançado em 2013 com a versão clássica do game incluída.

O jogo possui vários modos de jogo, dentre eles, o modo história, o tradicional 2 players, o modo prático e o torneio. No modo história temos a ultratech, uma megacorporação que é a detentora do torneio Killer Instinct e faz uso de sua manipulação midiática para entreter o público com batalhas sangrentas e mortais. Quanto aos demais modelos de jogo, o 2 players é aquele em que você joga contra o seu amigo; o modo prático é para aqueles perfeccionistas que desejam treinar suas novas habilidades exaustivamente; e, por fim, o modo torneio é para aqueles que adoram uma competição e tirar onda do colega por ter ganhado dele.





Killer Instinct é uma boa pedida para aqueles que adoram um jogo de luta como Mortal Kombat e Street Fighter, mas não podem jogar nenhum desses jogos por questões financeiras, por exemplo.

6) Star Trek Online 

Gosta de MMO? É fã da franquia Star Trek? Então esse jogo foi feito pensando em você. Desenvolvido pela Cryptic Studios e lançado inicialmente para PC em 2015, Stark Trek Online é o primeiro RPG lançado baseado na tradicional franquia.

O jogo chegou em 2016 para os consoles e, apesar de ser muito pouco comentado no mainstream dos jogos, em 2010 (antes de sair para os videogames), Stark Trek Online já tinha mais de 1 milhão de players.





Jogar Star Trek Online é como fazer parte de um dos episódios da popular série de anos atrás ou mesmo dos mais recentes filmes. Totalmente voltada para os fãs, o jogo combina ações aéreas com terrestres, algo característico na Tv e nos filmes.

5) Path of Exile

No nosso Top 5 não poderia faltar Path of Exile. Inicialmente conhecido como “aquele jogo parecido com Diablo”, hoje, Path of Exile é sim um RPG que tem como influência o famoso jogo da Blizzard, mas a Grinding Gears Games não ficou só nisso e ampliou ainda mais.





O game ganhou vários prêmios em 2013 como Jogo de PC do ano pela GameSpot e IGN. Há ainda registros de que, em 2014, o jogo já tinha mais de 5 milhões de jogadores. Hoje, por ter chegado em outras plataformas, estima-se que o número esteja bem maior.

4) DC Universe Online

Se você é fã de super-heróis como a gente, DCUO vai te garantir boas horas de gameplay. Crie seu herói ou vilão com poderes e aparência totalmente customizados. Além disso, faça seu nome na cidade e, caso seja um herói, enfrente vilões clássicos como coringa, Lex Luthor, Apocalipse etc. E, se for um vilão, seus inimigos serão batman, superman, mulher-maravilha e vários outros.





No game você ainda pode ter sua própria base e liga de heróis/vilões. Cada missão vem seguida de uma história que envolve aquele herói/vilão envolvido. A inspiração nos filmes/séries/quadrinhos de cada personagem está presente e deve agradar muito os aficcionados de plantão.

3)  Warframe 

Chegamos ao Top 3 e não poderíamos deixar de falar desse jogaço chamado Warframe. Trata-se de um jogo de tiro em terceira pessoa desenvolvido pela Digital Extremes lançado em 2013 para diversas plataformas.

O game já foi indicado ao The Game Awards, o oscar dos  games, concorrendo, em 2017, com pesos pesados como Overwatch, GTA V, PUBG, Rainbox Six e Destiny 2. Apesar de derrotado, a indicação demonstra que o jogo da Digital Extremes é um verdadeiro fenômeno e merece um lugar entre os melhores.





Para finalizar, em março deste ano o game ultrapassou a impressionante marca de 38 milhões de jogadores. E, além disso, o público parece muito fiel pois uma outra pesquisa indica que os jogadores já passaram o equivalente a 136 mil anos ou, se preferirem, cerca de 1,2 bilhão de horas jogadas.

2) Paladins

E no nosso Top 2 está o jogo de tiro em primeira pessoa da Hi-Rez Studios conhecido como Paladins. Muitos dizem se tratar de uma cópia do aclamado Overwatch e outros já defendem que o game estava produzido muito tempo antes.





O que importa para nós aqui é que Paladins é sim um excelente jogo e não perde em nada para o seu concorrente. Com personagens carismáticos, jogabilidade balanceada e uma comunidade ativa, Paladins é uma ótima opção para quem quer jogar um jogo de alto nível sem ter de pagar um alto valor.

1) Fortnite

Em primeiro lugar não poderia ser outro game que não fosse um dos maiores fenômenos dos últimos tempos. Ainda que PUBG seja o Battle Royale da Microsoft, isto é, o seu exclusivo (temporário) e alvo de muitas campanhas e propagandas do Xbox, Fortnite é um concorrente a altura e vem conquistando um grande espaço em todas as plataformas em que está presente.

Para começo de conversa, a Epic Games fez uma excelente escolha em disponibilizar o modo Battle Royale de forma gratuita e os outros modos como um pacote mais robusto e pago. Dessa forma, o jogo cresceu e muito no número de usuários e isso não ocorreu apenas por ser um jogo gratuito, mas por possuir uma qualidade enorme.





Só para se ter uma ideia, em julho deste ano, Fortnite chegou a 128 milhões de jogadores, sendo que simultaneamente a marca é de 3,5 milhões por dia. São números expressivos e que comprovam o fenômeno que Fortnite é hoje.

E aí? Gostou da nossa lista? Sabemos que alguns jogos ficaram de fora, tais como Trove, Happy Wars, Neverwinter, World of Tanks e outros. Mas conta aí pra gente qual seria seu Top 10 de games gratuitos para Xbox e ajude a galera a se divertir sem tirar a grana do bolso.

Revisão: Diogo Mendes

é goiano e já foi astro do rock (no Guitar Hero), líder de uma grande civilização (no Age of Empires) e bem casado (no The Sims). Ele diz que está escrevendo um livro de ficção científica numa tentativa de fazer novos amigos assim. Você pode tentar convencê-lo de desistir dessa ideia absurda no Twitter ou Facebook dele.

Comentários

Google
Disqus
Facebook