Vem aí

Kinect Sports Rivals (XBO) revelará o espírito atleta nos jogadores

Novo título da Rare promete mostrar a precisão do Kinect no Xbox One.


Foi-se o tempo em que jogar videogame se limitava ao apertar de botões. Hoje em dia, existem diversos jogos que incentivam o exercício físico. Wii Sports e Wii Fit, da Nintendo, são dois exemplos de títulos bem sucedidos que seguem essa premissa. E vendo como essa tendência atraía jogadores casuais, é óbvio que outras produtoras tentaram aderir ao modelo.


Kinect Sports (X360) foi a primeira tentativa da Microsoft, pelas mãos da Rare, de mostrar as capacidades do Kinect. Porém, apesar de ter recebido notas boas e ser razoavelmente divertido, o jogo foi discriminado por vários jogadores, que o chamaram de cópia e caça-níqueis.

Mesmo sendo divertido, Kinect Sports (X360) foi recebido com frieza por muitos gamers
Agora, Kinect Sports Rivals está chegando ao Xbox One e traz consigo a missão de demonstrar o verdadeiro poder do Kinect 2.0. Tal tarefa não será nada fácil, mas tudo aponta que ele está no caminho certo.

Você contra o mundo

Assim como em seus antecessores do Xbox 360, Rivals está sendo desenvolvido pela Rare, empresa responsável por sucessos como Donkey Kong Country (SNES) e GoldenEye 007 (N64). A equipe já não é mais a mesma, mas ainda podemos esperar o melhor do estúdio.

O título se passa em uma ilha paradisíaca. Lá existem três times diferentes: Viper Network, Eagle Legion e Wolf Clan. Cada equipe tem sua própria filosofia e estilo de jogo. Ao iniciar, o jogador poderá escolher a qual delas ele pertencerá. O mais legal é que cada uma delas contará com seus "treinadores", ou seja, NPCs que ajudarão a entender as mecânicas de gameplay em cada esporte oferecido. Esses personagens são cheios de carisma e personalidade. Claro que não se pode esperar algo muito profundo deles, mas é legal ver que a Rare está tentando variar o jogo, em relação a do mesmo gênero.


Kinect Sports Rivals oferecerá seis modalidades diferentes para serem desfrutadas: boliche, futebol, escalada, tênis, tiro ao alvo e corrida de moto aquática. Em todas o jogador usa o corpo para realizar as ações necessárias. Experiências de usuários e vídeos na internet mostram que o tempo de resposta dos comandos é praticamente instantâneo e muito precisa. Além disso, o Kinect usará comandos de voz para determinadas ações. Por exemplo, para ativar um poder especial durante a corrida de moto aquática, o jogador deverá falar o nome desse poder em voz alta. 

Um fator que chamou a atenção sobre o jogo é a imprevisibilidade do clima. Em qualquer esporte, ao iniciar uma partida, condições como vento e chuva podem alterar elementos do cenário e a física do lugar. Jogar uma partida de tênis quando estiver ensolarado e com pouco vento será bem diferente de jogar de novo com chuva e ventania. Isso fará com que nenhuma estratégia de jogo seja totalmente eficaz em qualquer situação, o que adicionará uma boa dose de desafio extra ao título.


Também não podemos esquecer de mencionar a função mais inovadora que o Kinect 2.0 desempenhará no jogo. Ele escaneará o rosto e corpo do jogador para criar seu próprio avatar. Isso mesmo, nada de ficar ajustando cor de pele e cabelo; o periférico da Microsoft já fará todo o trabalho. Se tudo funcionar como previsto, esse com certeza será um destaque bem interessante do título.

Um jogo casual?

Kinect Sports Rivals contará com competições online e busca por achievements em cada esporte. Simples de entender, mas nem tanto de dominar, as modalidades se mostrarão um desafio legal para quem quiser se divertir com o Kinect em seu Xbox One. Atualmente, uma versão demo gratuita está disponível na Xbox Live. Apesar de contar apenas com o modo de corrida de moto aquática, ele já tem suporte para leaderboards online e dá uma provinha do que está por vir. 

Não será exatamente um jogo que motivará alguém a comprar o novo console da Microsoft. Por outro lado, será uma ótima adição à sua biblioteca, e quem já o possui poderia levar esse título em consideração para uma jogatina mais casual. Ou melhor, nem tão casual assim, já que o seu próprio slogan afirma que em Rivals é o jogador contra o resto do mundo, dando a entender que a competição será acirrada. Nos resta aguardar para ver se isso será verdade.

Kinect Sports Rivals
Desenvolvimento: Rare
Lançamento: 8 de abril de 2014
Expectativa: 3/5

Revisão: José Carlos Alves
Capa: Diego Migueis
Gabriel Gonçalves é estudante do Ensino Médio e joga videogames desde que ganhou seu primeiro console aos 5 anos de idade. Quando não está jogando algum jogo de terror qualquer ou entrando em hype para um novo Zelda, normalmente está dando uma olhada no Facebook.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook