Xbox One e Xbox 360: explicando a retrocompatibilidade

Um guia com as principais perguntas feitas pelos donos de Xbox One a respeito dessa nova funcionalidade.


O principal anúncio na conferência da Microsoft durante a E3 2015 certamente foi o de que o Xbox One trará retrocompatibilidade com o Xbox 360. Dado a brevidade da explicação, devido ao formato da conferência, algumas dúvidas ficaram no ar e nós resolvemos explicá-las para vocês.


Eu já posso começar a jogar meus jogos de X360 no XBO?


Ainda não, pelo menos para a maioria dos usuários do console. O serviço passará a ser aberto a todos a partir da nossa primavera de 2015 (entre setembro e novembro). Até lá, ela só está disponível aos usuários inscritos no Xbox Preview Program que, em resumo, trata-se de um programa de testes de novas funcionalidades, em troca de recebê-las antecipadamente.



Como eu faço para ser um membro do Xbox Preview Program?

Você precisa ter na sua lista de amigos outra pessoa que esteja no Preview Program e solicitar um convite diretamente para ela.

Eu vou poder jogar todos os meus jogos do X360 no XBO?


Não. Para que o jogo esteja disponível, a publisher do jogo deve permitir que isto seja feito. Dentre outros motivos, esta decisão foi tomada para evitar que remakes e remasters deixem de vir para o XBO por causa da funcionalidade.
Mass Effect já está disponível no programa

Quais jogos de X360 eu vou poder jogar no meu XBO?


A lista de jogos presentes atualmente está presente aqui. Alguns outros já estão garantidos no futuro, como Fallout 3, que virá para aqueles que comprarem Fallout 4 (Multi) para o XBO.

Eu possuo um dos jogos presentes na lista, como cópia física. Como jogo?

Basta inserir o disco do jogo no seu XBO e ele será instalado no console. Assim como os jogos físicos de XBO, apesar dele ficar completamente instalado no seu console, a mídia é necessária para validar a sua cópia. Portanto, nem adianta achar que vai conseguir driblar e emprestar para todos os seus amigos. Lembrando que, na presente data, isto só é possível para membros do Xbox Preview Program.

Eu possuo um dos jogos presentes na lista, como cópia digital. Como jogo?


O jogo estará disponível para download na Xbox Live. Basta fazer o download da cópia. Lembrando que, na presente data, isto só é possível caso você seja membro do Xbox Preview.

Eu vou poder jogar meus títulos de X360 online na Xbox Live?


Vai sim. O serviço estará disponível para os jogos de Xbox 360.

Meus saves, DLCs, add-ons, achievements e gamerscore continuam também?

Continuam. Todos eles estarão lá, caso sejam salvos na nuvem.

A retrocompatibilidade é válida para o meu controle de X360?


Não. Nenhum hardware do X360 é compatível com o XBO. Apenas os jogos presentes na lista.

Ia poupar uma grana...

Eu quero muito que um jogo que amo seja compatível. O que posso fazer?

Você pode tentar mandar uma cartinha para o Phil Spencer ou para a publisher do jogo, mas acho que não vai funcionar. Entretanto, a Microsoft disponibilizou um espaço para você votar em quais jogos você gostaria de ver no pacote. A votação não garante a compatibilidade, mas os mais votados certamente ganharão uma atenção maior da empresa. 

Tem mais dúvidas? Deixe nos comentários que nós vamos buscar responder para vocês!

é engenheiro de computação e brinca de game designer nos tempos vagos. Acha que Mega Man X4 é o melhor jogo já feito e acha Battletoads o jogo mais superestimado da história. No pouco tempo que sobra, faz reflexões no Juiz Cachorro. Está no Facebook, mas fala muito mesmo no Twitter.

Comentários

Google
Disqus
Facebook