Perfil

General Atriox e os Banidos de Halo Wars 2 (XBO/PC)

Conheça o líder da raça alienígena que desafiou a Covenant.

A Covenant sempre representou a maior ameaça do universo de Halo, mas e se houvesse uma raça alienígena ainda mais perigosa? Uma espécie que desafiou a própria Covenant e venceu? Essa é a história do General Atriox e os Banidos, personagens do jogo de estratégia em tempo real Halo Wars 2 (XBO/PC), da 343 Industries. Os Banidos são uma raça alienígena antiga aliada da Covenant que se virou contra seus superiores e passaram a mirar suas armas na humanidade.

A história dos Banidos

Os Banidos são uma organização mercenária liderada pelo senhor de guerra Atriox — o título General Atriox não é canônico — e outros alienígenas fiéis a ele, todos pertencentes a raça Jiralhanae. Os Jiralhanaes são uma espécie carnívora de mamíferos pseudo-ursinos, conhecidos pelos humanos como Brutes. São a facção enfrentada em Halo 2 (PC/X360), Halo 3 (X360) e o prequel Halo: Reach (X360), da Bungie LLC.

Apesar de Jiralhanae significar "servo selvagem", a raça possui um sistema governamental hierarquizado e componentes culturais de uma sociedade organizada. A cultura de guerra dos Jiralhanaes é patriarcal e medida a partir do sucesso dentro e fora do campo de batalha. Pequenos esquadrões são liderados por um cacique Jiralhanae que empunha um martelo de gravidade cerimonial, arma que é passada para o próximo líder após a morte do antecessor.


A sociedade Jiralhanae é dividida em três níveis:  
  • Tribos Alpha: corpo político composto por Esquadrões Mestres menores. São dirigidos pelo Alpha Jiralhanae.
  • Esquadrões Mestres: grupos militares. São resultado da união de vários Esquadrões.
  • Esquadrões: divididos por tamanho e importância. Esquadrões menores e com pouca importância são formados por membros da raça Unggoy ou Kig-Yar e liderados por Jiralhanaes de baixa patente. Esquadrões maiores e mais importantes são formados por Jiralhanaes veteranos e liderados por War Chieftain Jiralhanaes de alta patente, os senhores de guerra.
A raça Jiralhanae fazia parte do Império Covenant desde a destruição do planeta agrário de Harvest em Halo Wars (X360), da Ensemble Studios, antecessor de Halo Wars 2, servindo a Covenant como saqueadores e piratas. Contudo, a espécie se ressentia do comportamento ditatorial e manipulador de seus mestres Sangheili. Após os eventos da Guerra Humanos-Covenant, disputas internas culminaram em uma guerra civil entre as facções Jiralhanae e Sangheili em 2552, consequentemente, criando uma separação no Império Covenant.


A ascensão de Atriox

Tensões políticas e sociais entre os Jiralhanaes e a raça Sangheili, conhecida pelos humanos como Elite, sempre existiram dentro da Aliança Covenant. Porém, o fator que instigou a rebelião de Atriox e seus companheiros foi a exploração do clã em prol da Elite, que pouco se importava com as milhares de mortes entre Jiralhanaes causadas pela guerra contra a United Nations Space Command (UNSC).

Após perder dezenas de companheiros em campo de batalha, Atriox foi enviado com seu clã para inúmeras missões suicidas contra as forças da UNSC. No entanto, ele foi o único a retornar vivo todas as vezes, fato que tornou o senhor de guerra uma lenda entre os Jiralhanaes, lhe dando a oportunidade de angariar seguidores para derrubar os Sangheili. Com a vitória sobre seus opressores, surge os Banidos, uma organização militar destinada a matar raças inimigas e vingar-se dos humanos.


O nome Atriox vem do latim atrox, que significa "furioso". O personagem possui a voz do dublador estadunidense John DiMaggio e uma versão animatrônica do líder dos Banidos foi criada especialmente para os comerciais em live action War of Wits: The Sale e War of Wits: The Armrest.

Revisão: Luigi Santana

Escreve para o Xbox Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook