Retrospectiva Microsoft 2017

Tudo o que a multinacional criada por Bill Gates e Paul Allen trouxe de melhor neste ano.

A companhia estadunidense de tecnologia Microsoft é uma gigante de produtos do gênero e, com isso, o Xbox não pode ficar de fora dos planos da empresa para o cenário dos jogos eletrônicos. Em 2017, a Microsoft trouxe excelentes novidades para os donos de seu console, aprimorou recursos já estabelecidos e anunciou novos projetos. Então, que tal revisitarmos os melhores momentos da multinacional na área dos games este ano?

Xbox Game Pass, centenas de títulos mensalmente

Aos moldes do serviço de streaming de séries e filmes Netflix, a Microsoft lançou neste ano o Xbox Game Pass, serviço de games on demand no qual o jogador faz uma assinatura mensal e tem acesso a centenas de títulos para Xbox One e Xbox 360.

O Xbox Game Pass permite o download completo de jogos cujo catálogo é atualizado mensalmente. Entre os games disponíveis se encontra Halo 5: Guardians (XBO/PC), da 343 Industries; Gears of War: Ultimate Edition (XBO/PC), da The Coalition; State of Decay (XBO/PC), da Undead Labs; Dead Rising 3 (XBO/PC), da Capcom; Sherlock Holmes: The Devil’s Daughter (Multi), da Frogwares; Metal Gear Solid V: The Definitive Experience (Multi), da Kojima Productions; entre outros.


Xbox Live Sessions, jogando com as estrelas

Já sonhou em jogar videogame com seu artista favorito? Através do programa Xbox Live Sessions isso se tornou possível. O novo projeto da Microsoft traz grandes nomes da música, cinema e esportes para jogarem os maiores lançamentos do momento no Xbox One.

Através de um livestream no canal do Xbox no Mixer, os jogadores acompanham celebridades como John Boyega, Ronda Rousey, Chris Evans, Megan Fox e Chandler Riggs em um gameplay ao vivo regado a muito bate papo com os fãs e novidades sobre as carreiras dos artistas.

Retrocompatibilidade com Xbox Original

Se jogar os games do Xbox 360 na nova geração já era bom, imagina voltar no tempo para curtir os títulos do início dos anos 2000 no Xbox One? Na E3 2017, a Microsoft anunciou a chegada da retrocompatibilidade também ao Xbox Original. Alguns dos títulos já disponíveis são Black (PS2/XB), da Criterion Games; The King of Fighters Neowave (PS2/XB), da SNK Playmore; Ninja Gaiden Black (XB), da Tecmo; Prince of Persia: The Sands of Time (Multi), da Ubisoft; e Star Wars: Knights of the Old Republic (PC/XB), da BioWare.

Xbox One X, o monstro da Microsoft

Falando em retrocompatibilidade entre a família Xbox, 2017 foi o ano do lançamento do tão aguardado Xbox One X. O console anteriormente conhecido como Project Scorpio chegou ao cenário de jogos eletrônicos como o console mais poderoso da atualidade. Usufruindo de gráficos 4K, tecnologia HDR e 6 Tflop/s de potência, a máquina de jogos roda títulos em 60fps nativos.


O console também conta com a iniciativa Xbox One X Enhanced, que consiste em jogos otimizados para usufruir ao máximo da potência do novo console da Microsoft. Atualmente, mais de 100 títulos, entre Xbox One e Xbox 360, rodarão com todas as melhorias e atualizações para o Xbox One X. A Microsoft tem planos de ampliar continuamente a lista de games que receberão a atualização.

Xbox Live Creators Program, chegou sua vez de ser um game designer

Quase todo gamer já deve ter sonhado em criar seu próprio jogo, mas por quê não transformar esse sonho em realidade? O Xbox Live Creators Program é um programa de incentivo à produção de jogos independentes criados por fãs e entusiastas de games. Depois do sucesso do ID@Xbox, voltado a profissionais da área, a nova iniciativa da Microsoft abraça o público amador.

Exclusivos de 2017

Além de todas as novidades em diversos serviços e programas para o Xbox One, este ano também foi o ano de grandes lançamentos exclusivos da Microsoft.

O ano começou com o jogo de estratégia em tempo real Halo Wars 2 (XBO/PC), da 343 Industries; seguido pelo run and gun Cuphead (XBO/PC), da Studio MDHR, sucesso de críticas e vendas; o aguardado simulador de corrida Forza Motorsport 7 (XBO/PC), da Turn 10 Studios; e o fofíssimo game de plataforma 3D Super Lucky's Tale (XBO/PC), da Playful. Para completar a lista, o console também recebeu inúmeros lançamentos indies através do programa ID@Xbox, que em 2017 atingiu a marca de mais de 500 jogos lançados.


Depois de tantas surpresas bem-vindas neste ano, só nos resta a opção de sermos otimistas com 2018 e esperarmos tudo de melhor que a Microsoft está preparando para os fãs do seu console.

Revisão: Arthur Maia

Escreve para o Xbox Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook